quarta-feira, 4 de julho de 2018

Granola de coco


Desde que me lembro que tenho o hábito de tomar o pequeno-almoço, em casa. E se tomarem a decisão de fazer sempre esta refeição, em casa, vão ver que não precisam de perder muito tempo de manhã, antes de sair. Há muitas maneiras de fazer esta primeira refeição, num abrir e fechar de olhos, e não é preciso estar sempre a fazer coisas diferentes.

O pequeno-almoço, mais tradicional, é pão com manteiga, queijo ou fiambre, torradas, leite ou sumo, e café. Uma vez por outra, uma peça de fruta. Confesso que gosto, não nos obriga a pensar, é prático e de uma maneira geral, tendo pão em casa, não precisa de planeamento. Mas a verdade é que passei a preferir fazer pequenos-almoços diferentes.

Gosto de ter pão sempre pronto a usar. Mas gosto, também, de ir fazendo papas de aveia que deixo no frigorífico durante a noite, de fazer ovos mexidos ou omeletes de claras com legumes, de juntar iogurte com sementes de chia e muesli ou granola. Podem ir vendo os meus pequenos-almoços no Instagram do Cinco Quartos de Laranja.

Ter uma mistura de cereais, sementes e frutos secos num jarro para irmos usando nos nossos pequenos-almoços, dá imenso jeito. Nos últimos tempos, rendi-me ao muesli, mas agora no Verão, decidi voltar à granola, seguindo um princípio que orienta a minha relação com a comida, que é variar.

Variar o mais possível o que comemos. Por isso, por que haveremos de começar o dia fazendo sempre o mesmo? O pequeno-almoço é uma fonte de energia para o nosso dia. Nada como começar a carregar baterias logo na primeira refeição do dia, fazendo comida que nos deixa felizes.

A granola pode ser usada para juntar a uma taça com iogurte e fruta fresca. Pode servir para juntar a pudins de chia ou a leite. É óptima com fruta assada. Depois de começarem a fazer granola, em casa, vão ver que rapidamente encontram ideias para lhe dar destino. A última que fiz foi de coco. Irresistível!


Granola de coco

Ingredientes:
250 g de flocos de cevada (ou flocos de aveia grossos)
60 g de amêndoa laminada
25 g de sementes de girassol
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de gengibre
1 pitada de sal
35 g de óleo de coco
100 g de mel
70 g de coco laminado desidratado
150 g de arandos


1. Colocar numa taça os flocos de cevada, a amêndoa, as sementes de girassol, as especiarias e o sal.

2. Aquecer ligeiramente o mel com o óleo de coco e regar a mistura anterior. Mexer bem.

3. Colocar o preparado de flocos de cevada num tabuleiro forrado com papel vegetal ou uma folha anti-aderente.

4. Levar ao forno pré-aquecido a 150ºC durante 15 minutos. Adicionar o coco laminado e mexer.

5. Levar novamente ao forno por 15 minutos.

6. Ao retirar do forno juntar os arandos e mexer. Deixar arrefecer.

7. Depois de frio, guardar num frasco hermético.


A granola, feita em casa, pode ser um presente delicioso. Coloquem-na num frasco, com um laço bonito. Juntem ao presente, uma taça e uma colher. Diferente e especial!

3 comentários :

Anjo-de-Mel disse...

Tenho andado mais numa onda do(s)(teus) muesli, mas esta é mais uma receita p apontar e fazer um dia destes! Bjinhos.

Anónimo disse...

É muito mais saudável e saboroso o que fazemos em casa. Desde que comecei a fazer, não quero outra coisa. Como faz as papas de aveia no frigorifico?

Laranjinha disse...

Junto iogurte com flocos de aveia e mais algum ingrediente que queira, mexo e deixo no frigorífico durante a noite. Pode-se fazer com leite ou leites vegetais.