quinta-feira, 5 de julho de 2018

Manteiga ou pasta de caju


As manteigas, ou pastas de frutos secos, são muito ricas. E desde que as comecei a fazer, em casa, confesso que ainda me rendi mais ao seu sabor. Já fiz de amendoim, de amêndoa e de nozes.

Uso-as, ao pequeno-almoço ou nos lanches, para os toppings de papas de aveia, de pudins de chia com fruta ou muesli, para barrar em tostas, entre outras, saborosas aplicações. Deixo-vos, hoje, a última que fiz, manteiga de caju. Muito boa!


Manteiga ou pasta de caju

Ingredientes:
250 g de miolo de caju cru (sem sal)
1 colher de sopa de óleo de coco
1 pitada de sal


1. Colocar o caju num tabuleiro. Levar ao forno pré-aquecido a 150ºC durante 10 a 12 minutos. Deixar arrefecer.

2. Num processador, triturar o caju com uma pitada de sal. Quando se começar a agarrar às paredes do processador, juntar o óleo de coco.

3. Triturar até obter a consistência desejada, esta é uma tarefa que pode demorar. Se necessário, com a ajuda de uma espátula, ir tirando a massa que se vai formando das paredes do processador. Guardar num frasco no frigorífico.

Das manteigas que tenho feito, amêndoa e nozes, esta de caju fica com uma consistência mais "elástica" mas igualmente maravilhosa e viciante.

Experimentem cortar uma banana para uma taça e depois juntem-lhe uma colher de sobremesa de manteiga de caju. Uma verdadeira guloseima!

4 comentários :

Mary - Strawberrycandy disse...

Ficou com uma cor linda.
Imagino o delicioso sabor,..
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

Laranjinha disse...

Obrigada, Mary.
Um beijinho.

Anjo-de-Mel disse...

Tb ano p fazer, até pq este fica uma espécie de substituto do queijo convencional, mas o caju ñ é torrado. Mas esta sugestão tb me agrada, vou tb apontar p fazer :) Bjinhos.

Laranjinha disse...

Anjo-de-Mel,
adoro este tipo de pasta ou manteiga. Fica tão bom.
A próxima será de avelã! ;)
Um beijinho.