terça-feira, 6 de novembro de 2018

Musse de chocolate com azeite


O azeite é a alma de tantos dos nossos pratos. Um peixe cozido regado com um azeite, de qualidade, transforma-se. Uma taça de azeite para molhar o pão, antes de começarmos uma refeição, é algo que nos deixa felizes. É ingrediente indispensável na minha cozinha e provavelmente na vossa também. Cresci a ver colocar a garrafa de azeite na mesa.

Mas o azeite não é só tempero. O azeite tem um papel tantas vezes de melhorador. Uma sopa, um assado, um peixe grelhado, uma carne, uns legumes salteados, as saladas, os molhos, a maionese - que tanto gostamos- ficam tão bons quando se usa azeite, esse líquido poderoso e precioso. Nunca me esqueço da primeira vez que estive em Itália. Num dos jantares, uma das colegas italianas rega com um fio de azeite a carne fatiada de uma costeleta de vitela grelhada que partilhávamos. O sabor do azeite na carne, transformou-a. E era maravilhoso! Até à altura não me passava pela cabeça colocar azeite numa carne grelhada. Quando regressei, passei a fazer o mesmo.

Fazer azeite é um processo que requer arte e saber. E por isso, fiquei muito contente quando a Oliveira da Serra me convidou a preparar uma receita com um dos seus azeites, considerado o melhor do mundo, na categoria Frutado Verde Ligeiro, num prestigiado concurso internacional, e que se encontra à venda numa edição especial. Este azeite conjuga diferentes variedades, como a Arbequina, a Cobrançosa e a Picual, revelando na boca uma mistura de aromas verdes que nos surpreende.

E se o azeite é bom na comida, a verdade é que se usa muitas vezes em sobremesas. Tantos são os bolos, os gelados, os pudins, os biscoitos ou as bolachas que têm o azeite como ingrediente. E se juntarmos azeite a uma deliciosa musse de chocolate? Cá em casa, adorámos o resultado final. Simplesmente irresistível!


Musse de chocolate com azeite

Ingredientes para 4 pessoas:
150 g de chocolate para culinária (com 44% de cacau)
4 ovos L (à temperatura ambiente)
80 ml de Oliveira da Serra Gourmet
edição especial O Melhor Azeite do Mundo

30 ml de café expresso
15 ml de extracto de baunilha
60 g de açúcar
Sal q.b.

Ingredientes para servir:
Framboesas q.b.
Pistácios q.b.
Flor-de-sal q.b.
Azeite Oliveira da Serra Gourmet
edição especial O Melhor Azeite do Mundo
q.b.


1. Derreter o chocolate em banho-maria com o café e o extracto de baunilha.

2. Ao retirar do lume ou do microondas, adicionar uma pitada de sal e juntar as gemas, uma a uma, batendo a cada adição. De seguida, adicionar o azeite, em fio, mexendo até estar bem envolvido.

3. Bater as claras em castelo e ir adicionando o açúcar aos poucos.

4. Envolver as claras na mistura de chocolate.

5. Dividir a musse por 4 taças. Levar ao frigorífico.

6. Antes de servir, decorar as taças com framboesas e pistácios picados. Polvilhar com uma pitada de flor-de-sal e regar com um fio de azeite.

5 comentários :

Anjo-de-Mel disse...

Já fiz mousse de chocolate com azeite e gostei :) Bjinhos.

Laranjinha disse...

Anjo-de-Mel,
cá em casa foi um sucesso.
O azeite deixa a mousse sedosa. :)
Um beijinho.

Unknown disse...

Nossa!
Salivei, deve ficar divinooo!

Laranjinha disse...

Rowsemar,
fica tão bom!

BY CRIS ABREU disse...

Vou fazer. Deve ser deliciosa.