quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Vamos preparar o Natal? - 10 dicas


Já começámos a contar os dias para a chegada do Natal, uma das épocas mais bonitas do ano. Ruas enfeitadas. Luzes a piscar nos pinheirinhos das nossas casas. Há magia no ar ...

Celebrar esta quadra festiva com a família e os amigos é o melhor do Natal. Estarmos, uns com os outros, criarmos ou reforçarmos laços é tão gratificante! Para que esta altura do ano seja vivida sem ansiedade ou stress, deixo-vos algumas dicas que espero que vos possam ajudar.

Vamos preparar o Natal ? - 10 dicas

1. Façam uma lista com o nome a quem, este ano, irão dar presentes. Em frente ao nome, coloquem ideias de possíveis lembranças. Guardem a lista na carteira. Quando forem às compras ou encontrarem alguma coisa gira e que se adeque, é só tomar nota. A lista é também uma boa forma de não nos esquecermos de ninguém e de não deixarmos as compras para a véspera do Natal, quando já está tudo muito escolhido.

2. Ofereçam presentes de família. Juntem-se os tios, os tios e os avós, as tias, os primos e ofereçam um presente. Na minha família adoptámos este sistema, de há uns anos para cá, principalmente para os presentes das crianças. Em vez de 7 ou 8 presentes, cada criança recebe um, de um grupo de familiares.

3. Embrulhem os presentes à medida que os vão comprando. Não deixem esta tarefa para a véspera do Natal, altura em que terão outras preocupações. É importante viver o Natal sem stress ou ansiedades.

4. Personalizem os papéis de embrulho dos vossos presentes. Usem carimbos, colagens, jornais, os desenhos das crianças, entre outras ideias. Estas pequenas coisas ajudam a transformar cada lembrança em algo especial.

5. Aproveitem os saldos ou os dias de descontos para comprarem embalagens para os presentes feitos em casa ou para as decorações de Natal.

6. Organizem e envolvam as crianças em actividades que promovam os valores associados ao Natal. Preparem, por exemplo, um Calendário do Advento, peçam-lhes ajuda, com tarefas definidas, para decorar a casa e a árvore de Natal.

7. Reutilizem caixas de papel de produtos que compram ou que vos vão oferecendo para colocarem os presentes de Natal feitos em casa. Gosto de guardar caixas com tamanhos diferentes.

8. Reciclem ou reutilizem frascos de vidro. Guardem frascos com diferentes tamanhos e formatos. Podem usá-los para colocar presentes feitos em casa, como extractos - de baunilha, de café, de canela ou de laranja - açúcar ou sal aromatizado, bolachas, biscoitos, preparados para panquecas, compotas ou geleias, etc. ... Se forem grandes, podem usar para colocar o bolo no frasco. Outra ideia, para quem oferece cabazes, é colocar num frasco, uma mistura de massas do mesmo tom, por exemplo massa fusilli em tons de laranja ou verde. Fica tão giro!

9. Façam ou decorem as etiquetas para os vossos presentes de Natal. As feitas por nós têm muito mais piada do que as de compra e ajudam a personalizar os presentes.

10. Visitem mercados de Natal para fazerem as compras. Em Lisboa, recomendo o de Alvalade, que decorre na Avenida da Igreja. Aqui encontram facilmente pequenos produtores e produtos regionais, muito originais.

2 comentários :

Anjo-de-Mel disse...

Eu penso no Natal quase desde Janeiro ;) Aproveito os saldos p comprar artigos e vou comprando ao longo do ano ;) Depois há os cabazes c produtos caseiros (feitos por mim) q tb vão sendo preparados ao longo do ano ;) Há coisas mais ou menos personalizadas consoante a minha disponibilidade nesta altura do ano, mas os meus amigos/familiares já me conhecem ;) Bjinhos e obrigada pelas dicas, sempre úteis!

Laranjinha disse...

Anjo-de-Mel,
obrigada.
Um beijinho.