sexta-feira, 26 de maio de 2023

Rolo de carne com cenoura e queijo

Começamos a contar os dias para o fim de Maio. Junho traz-nos os Santos Populares e começam, para muitos as férias. Maio, mês das flores e dos amores, tem sido um mês bom.

Em Maio tenho conseguido fazer as caminhadas a seguir ao almoço de forma regular, o que me deixa satisfeita. É tão bom sabermos que estamos a conseguir cumprir alguns dos nossos objectivos.

É o mês em que lancei o meu livro Planear, Cozinhar e Congelar. Já têm o vosso exemplar? Este livro tem muita, muita informação que vos pode ajudar a mudar as vossas rotinas na cozinha. É um livro para vos ajudar a comer de forma mais equilibrada, que vos permite rentabilizar o vosso tempo e rentabilizar os ingredientes evitando o desperdício.  E ainda mais importante, vai permitir-vos ter tempo para vocês, para a família, para lerem, para fazer aquilo que mais gostam, porque se seguirem o método que partilho, vão conseguir colocar as refeições na mesa, para toda a família, num abrir e fechar de olhos.

Os rolos de carne podem ser uma excelente pré-preparação para as refeições da semana. E para vos ajudar e inspirar, deixo-vos a receita de um rolo de carne que fez muito sucesso cá em casa.


Rolo de carne com cenoura e queijo
Ingredientes para 4 pessoas:
1 cebola
3 dentes de alho
2 colher de sopa de azeite
625 g de carne picada (mistura de porco e vaca)
1 cenoura pequena
1 colher de sopa de salsa picada
35 g de pão ralado
1 ovo médio
Sal e pimenta-preta q.b.
6 a 8 fatias de queijo mozzarella
2 a 3 colheres de sopa de ketchup
30 g de manteiga

1. Levar uma frigideira antiaderente ao lume com uma colher de sopa de azeite. Assim que estiver quente, adicionar a cebola picada. Deixar frigir um pouco e acrescentar os dentes de alho espremidos.

2. Temperar com uma pitada de sal. Assim que a cebola estiver macia, retirar do lume e acrescentar a salsa picada. Deixar arrefecer.
 
3. Colocar numa taça a carne picada, a cenoura ralada e espremida para retirar alguma humidade ( obtive 60g) a cebola refogada, o pão ralado, o ovo, sal e pimenta. Mexer.

4. Forrar um tabuleiro com papel de alumínio. Espalhar a carne de modo a formar uma camada uniforme. Cobrir a superfície com as fatias de queijo. Enrolar como se fosse uma torta.

5. Dispor o rolo de carne, sem o papel de alumínio, numa travessa de forno, untada com manteiga ou com azeite.

6. Barrar o rolo com o ketchup e de seguida com o azeite.

7. Dispor pequenas nozes de manteiga por cima do rolo.

8. Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC e deixar assar durante cerca de 30 minutos.

Podem acompanhar com couve salteada ou com cuscuz de couve-flor e espinafres.

1 comentário :

Mariete Salema disse...

Aspeto encantador e delicioso
*
Sexta feira abençoada por Amor e Paz.
*/*