As urtigas são uma planta que encontramos facilmente a invadir os nossos jardins e hortas. Ninguém se esquece que as urtigas picam e que quando lhes tocamos o mais provável é ficarmos com as mãos e os braços a arder. São tão comuns, que muitos de nós nunca pensariam em incluí-las na nossa alimentação.
Desde que soube que os supermercados biológicos Brio tinham à venda urtigas, fiquei ainda com mais curiosidade em as usar. Nessa altura, lembrei-me de um conselho de Michel Pollan, quando li Em Defesa da Comida. Que devemos comer alimentos silvestres sempre que pudermos. Na altura questionei-me sobre que alimentos silvestres teria ao meu alcance e enumerei muito poucos: amoras, espargos silvestres e beldroegas. E as urtigas? De tão comuns que nem sequer me lembrei!
As urtigas têm tantas ou mais vitaminas que os espinafres, são ricas em vitamina C e ferro. Devem ser colhidas antes de começarem a florir. Escolher de preferência sempre as pontas e as folhas mais tenras. Aconselho a usarem umas luvas sempre que as manipularem. Apesar de apanhadas e com o frio da refrigeração, a intensidade do picar diminui, mas o que é certo é que há sempre uma ou outra ponta que continua "assanhada".
O sabor? É bom. É um sabor intenso a verde, qualquer coisa entre os espinafres e as nabiças. E já agora, o poder picante das urtigas perde-se em contacto com a água quente. São capazes de experimentar? Passem pelo Brio e perguntem pelas urtigas.
Ingredientes:
150 g de folhas de urtigas
650 g de courgettes
525 g de batatas
2 cebolas
3 dentes de alho
0,5 dl de azeite
1,5 l de caldo de legumes
sal e pimenta preta q.b.
azeite q.b. para servir
1. Numa panela colocar as cebolas cortadas, as batatas descascadas e cortadas, os dentes de alho picados e as courgettes cortadas com a casca.
2. Temperar com sal e regar com o caldo. Levar ao lume até os legumes estarem cozidos. Dois minutos antes de desligar o lume, adicionar as folhas de urtigas e deixar cozer.
3. Adicionar o azeite e a pimenta a gosto. Triturar a mistura com a varinha mágica. Se necessário rectificar o sal.
4. Servir a sopa com um fio de azeite.
25 comentários :
Sopa de urtigas é deliciosa e já comi em Vilar de Perdizes - é a sopa emblemática das noites de sexta feira 13 :)
Não sabia que se podiam comer as urtigas. Na primavera tenho tantas no meu quintal. Vou experimentar.
bjs
Zezinha
Comer urtigas ... Tenho de fazer
beijocas
Já tinha visto o que se podia fazer com as urtigas! E deve ser deliciosa esta sopa, embora nunca tenha comido...
Muito bom!*
Adorei a sopa, que bom aspecto!
A sopa das superstições, como costumo chamar-lhe. Cá em casa, comem-na se eu não disser de que é feita. E sim, o sabor é qualquer coisa entre os espinafres e as nabiças. Em França, a sopa de urtigas e a de cebola são pratos nacionais de destaque. Porque não incluí-las na alimentação portuguesa?
A apresentação desta receita está muito bonita, com tantos tons de verde, mas o bacalhau do post anterior não fica nada atrás. Fortemente apetecível.
Uma feliz Páscoa para ti e para o fotógrafo de serviço.
Um abraço.
Patrícia
Vc sabe que por aqui sempre se tem desta sopa.Ainda nao provei ou me aventurei a fazer. Talvez deva colocar na lista de objetivos deste ano.
Não sei se consigo... hehehehe.. ams que está com um aspecto maravilhoso está.. :)
beijinhos
Eu já comi e gostei .... nunca vi as urtigas à venda!!!! Vou procurar!!!
Também não me lembraria de usar as urtigas...
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
Nossa, eu nunca imaginei que dava para fazer sopa de urtigas, mas aí estão vocês mais uma vez mostrando que tudo é possível!
Adorei o post! Fico só com a dúvida se podemos utilizar urtigas apanhadas no quintal..
Rita,
sim, podes usar as urtigas do quintal, seguindo as indicações que dou.
Um beijinho.
Olá Ondina,
sopa de urtigas nas sextas-feiras 13 é curioso!
Um beijinho.
Zezinha,
sim pode-se usar urtigas em imensos pratos. Em sopa como fiz, salteadas, em risottos ...
Experimente.
Um beijinho.
Sabor a casa,
aconselho a experimentar.
Um beijinho.
Boa! Ia perguntar o mesmo!
Obrigada pela resposta, vou experimentar!
Desculpem a minha pergunta... Talvez por ignorância, ...e os picos das urtigas não se encontram na sopa???
Maria,
as urtigas perdem os picos com a acção do calor. Ao comermos a sopa nem sabemos que tem urtigas! :)
Um beijinho.
Tenho um filho que esteve algum tempo na Suécia a fazer trabalho voluntário numa quinta onde o trabalho era apanhar molhos de urtigas e vendê-las no mercado. A principal agricultura, era as urtigas, semear e apanhar e tem uma maneira de as apanhar que não se picavam.
Olá
As urtigas devem sempre ser escaldadas, pour causa do pipi dos animais, gatos, cães, raposas,etc...
De preferencia colhem-se as folhas de cima, tres quatro quando elas ainda são jovens com uma côr clarinha . Quanto a mim, faço aloirar a cebola e o alho em azeite, em seguida junto as urtigas, adiciono a água já a ferver, junto as batatas aos quartos pequenos, e antes de servir adiciono 100 gr de crème ácida, mecher bem e servir .
Bom Petito
É excelente mesmo...eu faço regularmente
Sim pode...as mais tenrinhas as novinhas....eu faço isso aos anos, aproveito mais o outono e inverno.... porque a urtiga não há o ano todo
Convém ser do nosso próprio terreno se for murado, porque é de confiança, e sabemos que não há animais que façam xixi p cima
Enviar um comentário