terça-feira, 11 de junho de 2013

Um almoço no restaurante Real Cozinha


Há dias que convidam a um almoço com tempo, depois de um passeio pelas ruas bonitas de Lisboa. A semana passada, num dia envergonhado de Primavera, fui almoçar ao restaurante Real Cozinha do Hotel Real Parque, perto do Saldanha e a dois passos da Fundação Gulbenkian. Cheguei já passavam das duas da tarde e a sala tinha várias mesas ainda ocupadas. Assim que me sentei, gostei do espaço, da música ambiente, sem barulhos de fundo, dos candeeiros e da decoração.

Depois de ver a carta, o Ricardo e eu, decidimo-nos por uma sopa de melão com hortelã e iogurte escorrido, que chegou à mesa bem fresca. Adorámos o sabor doce do melão em contraste com o sabor ligeiramente azedo do iogurte. Esta sopa fria foi uma agradável surpresa. Escolhemos também para a entrada um estaladiço de queijo de cabra com mel de rosmaninho e salada de verduras. Esta é uma combinação de sucesso. Adoro o sabor intenso, salgado do queijo de cabra com a doçura do mel e o crocante da massa. Sabe sempre tão bem. Acompanhamos a entrada com um vinho verde Muralhas que veio para a mesa bem fresco.

Bacalhau meio sal escalfado em azeite com risotto de espargos e bife à Portuguesa foram os nossos pratos principais. Eu adoro bacalhau e este prato deixou-me boas memórias. O bife estava delicioso, servido com umas batatas que nos fizeram muito felizes. Da próxima vez que voltar ao Real Cozinha, este bife não me escapa. Acompanhámos estes pratos com um vinho tinto Esteva de 2011, que é sempre uma escolha segura.


Para sobremesa e por sugestão da simpática empregada de mesa, Paula Lemos, que neste dia nos foi aconselhando, vieram para a mesa dois pratos com várias das sobremesas da casa, farófias, arroz-doce, cheesecake, tarte de maçã, bolo de maçã e pudim abade de Priscos, que estava de comer e pedir por mais.

Este restaurante tem uma oferta variada. Na ementa encontramos os Pratos Estrela por dez euros e menus combinados que variam entre os treze e os quinze euros, se for durante a semana ou ao fim-de-semana, para além da oferta do menu com diversos pratos da cozinha portuguesa confeccionada com qualidade. Deixo também uma nota muito positiva em relação ao serviço, que se revelou competente, atencioso e prestável. O restaurante Real Cozinha merece uma visita.

4 comentários :

Anónimo disse...

Beberam um verde e um tinto na mesma refeição?

Laranjinha disse...

Sim... :) O verde apenas a acompanhar as entradas. E o tinto, os pratos principais.

saboracasa disse...

Bom dia Isabel,

Que almoço delicioso :) yammmiiiiii!!!!

Continuação de bom dia
Paula

pedra de sal disse...

Óptima sugestão!