Ser madrinha da Rua da Curgete no Mega Pic-Nic do Continente, levou-me a visitar um dos membros do Clube de Produtores do Continente, a Origem do Campo, em Loures.
A visita começou com o João e o Paulo Matias a explicarem o ciclo de produção da curgete, mostraram-nos as flores masculinas e a sua função e que cada planta produz cerca de vinte abóbrinhas. Vimos plantas ainda no início do ciclo de crescimento e depois no fim. A Origem do Campo produz também alfaces, couves, beringelas, pepinos, espinafres entre outros.
Nesta visita acompanharam-me a Margarida do blogue Style It Up, madrinha da Rua do Morango, e o Roberto do Quiosque do Ken, padrinho da Rua do Tomate. A visita foi muito divertida, apanhámos curgetes, não resistimos a sentarmo-nos num dos tratores da quinta usado na lavoura, e claro, sempre com cada um de nós a apresentar as vantagens do seu fruto ou legume, argumentando com ideias de comidinhas boas onde os podemos utilizar.
A curgete, é dos legumes mais versáteis que conheço. Podemos usá-la grelhada, salteada, cozida e até frita. Pode ser usada em sopas, guisados, assados, açordas, doces e em bolos. E as flores, podem ser consumidas em saladas, frittatas, panadas e até em pesto, ideia que tenho que colocar em prática um destes dias. No final ficou a sugestão de fazermos uma salada misturando as ruas dos três padrinhos. Imaginem uma salada de curgete grelhada ou salteada, com tomate, morangos, queijo feta ou mozzarella, umas folhinhas de manjericão e regada com bom azeite. Parece-vos bem? Ora experimentem.
E como a rua mais fabulosa do Mega Pic-Nic do Continente será sem dúvida a da Curgete, deixo-vos algumas receitas com este legume que devem experimentar com carácter de urgência, de tão boas que são:
- Bolo de curgete com cacau e nozes;
- Bolo de curgete com nozes;
- Creme de curgete com coentros;
- Sopa de curgete com beldroegas.
- Bolo de curgete com nozes;
- Creme de curgete com coentros;
- Sopa de curgete com beldroegas.
Amanhã, sábado, passem pela Rua da Curgete no Mega Pic-Nic do Continente no Terreiro do Paço. Lá vos espero.
Ver ainda:
- 30 receitas com curgete.
14 comentários :
Olá Laranjinha, mas que beleza a apanhar curgetes! E o que se aprende nessas visitas guiadas! Obrigada por partilhares. E Parabéns por teres sido convidada para madrinha! As tuas sugestões de receitas são excelentes.
Bjs. Bombom
Olá,
Adoro courgettes tanto em doces como em salgados. De doces faço tanto o bolo (queques) de courgette e chocolate como ou de cenoura e courgette ou maçã e courgette para os meus rapazes (e também para mim apesar de comer menos por causa da linha. De salgados gostamos das courgettes recheadas e fatias de courgette salteadas.
Beijinhos e gosto ,muito de de vez em quando vir cá espreitar
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/
Boa Tarde,
Gostei imenso do blogue :) Posso perguntar-lhe onde faz essas colagens?
Querida Bombom,
muito obrigada. Eu adoro curgetes e cozinho tanto com elas, que tinha que escolher esta rua.
Um beijinho.
Clara,
muito obrigada pela visita. Eu também adoro courgettes. Sabem tão bem e são muito versáteis.
Um beijinho.
Ana,
muito obrigada.
Faço as colagens usando o programa GIMP.
Um beijinho.
Adoro courgetes,...e ter a oportunidade de as apanhar,....que maravilha!
Tu aí ainda estás a tempo de participar: http://www.strawberrycandymoreira.blogspot.pt/2013/05/passatempo-do-4-aniversario-do-o-meu.html
Beijinhos da Mary Soliani
Que pena que nao vi o post a tempo.... Passei por lá sim, mas nao explicitamente nessa rua :-(. Ficara para uma próxima com certeza!
Oi
E gostosura bem fresquinho
direto da horta.
Beijos...
Lúcia
Um prazer Isabel!!!
Um grande beijinho :)
Luísa
Olá Luísa,
obrigada. Gostei muito.
Um grande beijinho.
Olá Lúcia,
apanhadas por nós até parece quem têm um sabor mais especial.
Um beijinho.
Pedra de Sal,
fica para o ano. De certo teremos mais oportunidades.
Um beijinho.
Mary,
obrigada. Muitos parabéns pelo aniversário do teu blogue.
Um beijinho.
Enviar um comentário