sexta-feira, 28 de junho de 2013

Uma ida ao campo apanhar curgetes


Ser madrinha da Rua da Curgete no Mega Pic-Nic do Continente, levou-me a visitar um dos membros do Clube de Produtores do Continente, a Origem do Campo, em Loures.

A visita começou com o João e o Paulo Matias a explicarem o ciclo de produção da curgete, mostraram-nos as flores masculinas e a sua função e que cada planta produz cerca de vinte abóbrinhas. Vimos plantas ainda no início do ciclo de crescimento e depois no fim. A Origem do Campo produz também alfaces, couves, beringelas, pepinos, espinafres entre outros.

Nesta visita acompanharam-me a Margarida do blogue Style It Up, madrinha da Rua do Morango, e o Roberto do Quiosque do Ken, padrinho da Rua do Tomate. A visita foi muito divertida, apanhámos curgetes, não resistimos a sentarmo-nos num dos tratores da quinta usado na lavoura, e claro, sempre com cada um de nós a apresentar as vantagens do seu fruto ou legume, argumentando com ideias de comidinhas boas onde os podemos utilizar.


A curgete, é dos legumes mais versáteis que conheço. Podemos usá-la grelhada, salteada, cozida e até frita. Pode ser usada em sopas, guisados, assados, açordas, doces e em bolos. E as flores, podem ser consumidas em saladas, frittatas, panadas e até em pesto, ideia que tenho que colocar em prática um destes dias. No final ficou a sugestão de fazermos uma salada misturando as ruas dos três padrinhos. Imaginem uma salada de curgete grelhada ou salteada, com tomate, morangos, queijo feta ou mozzarella, umas folhinhas de manjericão e regada com bom azeite. Parece-vos bem? Ora experimentem.

E como a rua mais fabulosa do Mega Pic-Nic do Continente será sem dúvida a da Curgete, deixo-vos algumas receitas com este legume que devem experimentar com carácter de urgência, de tão boas que são:

Amanhã, sábado, passem pela Rua da Curgete no Mega Pic-Nic do Continente no Terreiro do Paço. Lá vos espero.


Ver ainda:
- 30 receitas com curgete.

14 comentários :

Bombom disse...

Olá Laranjinha, mas que beleza a apanhar curgetes! E o que se aprende nessas visitas guiadas! Obrigada por partilhares. E Parabéns por teres sido convidada para madrinha! As tuas sugestões de receitas são excelentes.
Bjs. Bombom

Clarinha disse...

Olá,

Adoro courgettes tanto em doces como em salgados. De doces faço tanto o bolo (queques) de courgette e chocolate como ou de cenoura e courgette ou maçã e courgette para os meus rapazes (e também para mim apesar de comer menos por causa da linha. De salgados gostamos das courgettes recheadas e fatias de courgette salteadas.

Beijinhos e gosto ,muito de de vez em quando vir cá espreitar
Clarinha

http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

Ana disse...

Boa Tarde,

Gostei imenso do blogue :) Posso perguntar-lhe onde faz essas colagens?

Laranjinha disse...

Querida Bombom,

muito obrigada. Eu adoro curgetes e cozinho tanto com elas, que tinha que escolher esta rua.

Um beijinho.

Laranjinha disse...

Clara,
muito obrigada pela visita. Eu também adoro courgettes. Sabem tão bem e são muito versáteis.

Um beijinho.

Laranjinha disse...

Ana,

muito obrigada.

Faço as colagens usando o programa GIMP.


Um beijinho.

Mary - Strawberrycandy disse...

Adoro courgetes,...e ter a oportunidade de as apanhar,....que maravilha!
Tu aí ainda estás a tempo de participar: http://www.strawberrycandymoreira.blogspot.pt/2013/05/passatempo-do-4-aniversario-do-o-meu.html
Beijinhos da Mary Soliani

pedra de sal disse...

Que pena que nao vi o post a tempo.... Passei por lá sim, mas nao explicitamente nessa rua :-(. Ficara para uma próxima com certeza!

Anónimo disse...

Oi
E gostosura bem fresquinho
direto da horta.
Beijos...
Lúcia

Miss Maybe disse...

Um prazer Isabel!!!

Um grande beijinho :)

Luísa

Laranjinha disse...

Olá Luísa,

obrigada. Gostei muito.

Um grande beijinho.

Laranjinha disse...

Olá Lúcia,

apanhadas por nós até parece quem têm um sabor mais especial.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Pedra de Sal,

fica para o ano. De certo teremos mais oportunidades.

Um beijinho.

Laranjinha disse...

Mary,

obrigada. Muitos parabéns pelo aniversário do teu blogue.

Um beijinho.