sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Como evitar o desperdício alimentar? Cozinhar de acordo com as necessidades


Como evitar o desperdício alimentar?
As vantagens de não desperdiçarmos alimentos, na nossa cozinha, são grandes. Uma dessas vantagens é, como de uma maneira geral sabemos, conseguirmos poupar e rentabilizar o nosso dinheiro com as compras que fazemos.

Dicas para reaproveitar e poupar:

1. Planear as refeições da semana
O planeamento daquilo que vamos cozinhar, tendo em conta a agenda da família e o número de refeições a preparar, é uma forma de ajustarmos as compras às nossas necessidades, evitando o desperdício.

2. Cozinhar de acordo com as necessidades
Ajustem o que cozinham às necessidades da vossa família. Faz sentido fazer uma panela de sopa para a semana, se antecipadamente sabem que vão fazer a grande maioria das refeições fora? Ou que afinal, nessa semana em vez de quatro serão só dois na mesa, aos jantares. Olhem para o vosso planeamento das refeições da semana e cozinhem de acordo com o que definiram. Todas as semanas são diferentes. Não precisamos sempre de cozinhar o mesmo ou as mesmas quantidades. Cada família tem a sua dinâmica.

Podem cozinhar em quantidade e rentabilizar. Podem fazer um prato para o jantar e levar no dia seguinte para o trabalho. Ou podem aproveitar e congelar em doses.

A comida deve ser conservada no frigorífico, mas quando se cozinha em quantidade ou, quando percebemos que não vamos conseguir consumir tudo o que preparámos, o melhor é congelar. O congelador é um bom amigo. Congelar comida feita para comermos, por exemplo, quando num dia chegamos a casa tarde, ou para quando temos menos tempo, é um bom princípio e assim, evitamos desperdiçar comida e dinheiro. Por exemplo, sempre que vou de férias, gosto de deixar comida congelada, para me facilitar a gestão das refeições e das compras, assim que regresso. Voltar às rotinas nem sempre é fácil, e ter alguma comida feita ajuda.

Ao congelar, colocar sempre na embalagem o nome do cozinhado e a data. Assim, conseguimos saber o que temos no congelador e há quanto tempo. Podem até fazer uma lista da comida feita que têm congelada e colocar na porta da arca frigorífica.

Planear e ajustar o que cozinhamos às nossas necessidades são, por um lado, uma forma de poupar e, por outro, ajudam-nos a evitar o desperdício alimentar.


Ler também:
- Meal prep, como começar?
- Meal prep, como cuidar dos nossos alimentos?
- Meal prep, como seleccionar as receitas?
- Frigorífico, o grande aliado das meal prep.

6 comentários :

Maria disse...

Sempre a aprender....

Laranjinha disse...

Obrigada, Maria.
Um beijinho.

Mary - Strawberrycandy disse...

Que dicas fantásticas!
Beijinhos e bom fds,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

Laranjinha disse...

Obrigada, Mary.
Um beijinho.

Fascínio pelos Pontos disse...

Estás dicas são sempre boas 😄 obrigada por estas partilhas 😘

Laranjinha disse...

Fascínio pelos Pontos,
muito obrigada.
Um beijinho.