quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Como evitar o desperdício alimentar? Organizar a despensa


Como evitar o desperdício alimentar?
As vantagens de não desperdiçarmos alimentos, na nossa cozinha, são grandes. Uma dessas vantagens é, como de uma maneira geral sabemos, conseguirmos poupar e rentabilizar o nosso dinheiro com as compras que fazemos.

Dicas para reaproveitar e poupar:

1. Planear as refeições da semana
O planeamento das refeições é um método que nos ajuda a preparar as refeições da semana, evitando estar sempre a pensar sobre o que iremos cozinhar. Planear o que iremos preparar, ajuda-nos a rentabilizar as nossas compras.

2. Cozinhar de acordo com as necessidades
Ao cozinharmos para a semana devemos ter em conta o nosso planeamento e ajustar as quantidades às nossas necessidades. Quantas refeições na semana iremos fazer em casa? Para quantos membros da família? - estas são algumas das questões que devemos colocar. Sabendo as nossas necessidades, depois é mais fácil sabermos o que precisamos de preparar.

3. Organizar a despensa
Para além do frigorífico e do congelador, a gestão da despensa é fundamental para que consigamos evitar o desperdício alimentar. Mas para uma boa gestão da despensa, é importante que esta esteja organizada.

A mim, ajuda-me ter os ingredientes em recipientes de vidro, com a respectiva indicação do seu conteúdo. Gosto de usar uma caneta e escrever nos frascos, mas caso seja mais fácil ou prático, o uso de etiquetas é também muito eficiente.

Os recipientes fechados ajudam a identificar pragas, como por exemplo as traças, e evitar que se propaguem.

Cá em casa, organizo a despensa por categorias: farinhas, cereais, leguminosas, cereais de pequeno-almoço, enlatados, arroz e massas, especiarias e condimentos, leites, sumos e águas, molhos, frutas e frutos secos. Tenho também reservado uma prateleira para óleos, azeites e vinagres.

Para além dos frascos, tenho umas caixas onde agrupo ingredientes da mesma categoria. Por exemplo, especiarias e condimentos.

Guardo os produtos de limpeza, como os detergentes, etc... num armário separado dos bens alimentares.

As cebolas, os alhos e as batatas têm cestos próprios e estão fora da despensa, protegidos da luz. Não costumo misturar as cebolas com as batatas.

Com a despensa organizada é mais fácil gerirmos o seu conteúdo. No decorrer das semanas, é fundamental fazer regularmente uma "inspecção" à despensa. Colocar os produtos com o prazo de validade mais curto à frente, bem visíveis, para serem os primeiros a ter destino.

Quando sabemos que temos produtos em fim de validade é mais fácil não desperdiçar. Rapidamente pensamos numa receita para os usarmos.

A organização da despensa também nos ajuda a saber quais os produtos que temos e quais os que iremos precisar de comprar.

Uma boa gestão dos nossos stocks é uma ajuda preciosa para evitar o desperdício alimentar.

2 comentários :

Mary - Strawberrycandy disse...

São só excelentes dicas,...
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

Laranjinha disse...

Querida Mary,
muito obrigada.
Fico tão contente.
Um beijinho.