quarta-feira, 28 de julho de 2021

Salada de fusilli com fiambre e mozzarella

Há hábitos que adquirimos e que cultivamos, ao longo da vida. Não me lembro quando comecei a ver séries TV, mas foi por certo na RTP1. Hoje em dia, estou quase sempre a ver séries. Termino uma, começo a ver outra. Nos últimos tempos vi A desordem que deixas e A Cozinheira de Castamar, de que já vos tinha falado do livro. Gosto sempre de livros que juntam a comida e a vida, em que misturam sabores e sentimentos.

Talvez pelos tempos em que vivemos, tenho ouvido nos últimos dias o discurso de Charlie Chaplin em O Grande Ditador. Sempre tão actual. « Pensamos demais e sentimos de menos. Mais do que máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que inteligência, precisamos de compaixão. » Entre a espuma dos dias, é bom ouvirmos ideias que nos façam reflectir sobre o que somos e sobre o que fazemos. A democracia e a nossa liberdade são de uma fragilidade imensa!

Nos últimos tempos, cá por casa, as saladas têm sido rainhas. Adoro saladas nesta altura do ano, para além de coloridas e nutritivas, são uma forma de dar destino a alguns dos ingredientes que chegam à minha cozinha em abundância. Para hoje, deixo-vos uma deliciosa salada de fusilli com fiambre e mozzarella. Resulta tão bem!


Salada de fusilli com fiambre e mozzarella

Ingredientes para 4 pessoas:
400 g de massa fusilli cozida
125 g de mini mozzarella
150 g de tomate cereja
125 de fiambre em cubos
1/4 de pepino holandês
50 g de azeitonas pretas às rodelas
125 g de cebola roxa picada
70 g de rúcula
60 ml de azeite
1 colher de chá de mostarda
20 ml de vinagre de vinho tinto
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Colocar a massa numa taça. Adicionar a mozzarella, o tomate cereja cortado ao meio, o fiambre, o pepino cortado em meias luas finas, as azeitons, a cebola e a rúcula.

2. Numa taça emulsionar o azeite com a mostarda, o vinagre, sal e pimenta.

3. Regar a salada com o molho. Mexer e servir.

3 comentários :

conceicao disse...

Que salada deliciosa!
Bjs

Micaela Santos disse...

Tem muito bom aspecto! Ótima e leve para esta estação!

Maria disse...

Adoro... saladas deste tipo.... Adoro.
MJC