segunda-feira, 7 de setembro de 2009

St. John, em Londres

Em Londres, o Ricardo convidou-me a ir almoçar ao restaurante St. John (ao lado de Smithfield Market) de Fergus Henderson, um amante da boa comida com formação inicial em arquitectura e que ajudou a reabilitar a cozinha "tradicional" inglesa.

Descobrimos o St. John através de Anthony Bourdain e do seu programa de televisão No Reservations. Um dos episódios (época 4 episódio 6: "London/Edinburgh") foi dedicado à gastronomia inglesa e escocesa. E ficámos surpreendidos e curiosos com a ementa do restaurante.

O restaurante está dividido em dois espaços. Um, ao nível do rés-do-chão, com mesas para almoços e com serviço de bar e o outro espaço, com serviço apenas de restaurante. A sala está pintada de branco e decorada com candeeiros pintados de preto. Simples, elegante, com um ambiente simpático e acolhedor. Achei curioso a proibição de atender telemóveis. Curioso também é o facto da padaria que fornece o bar e o restaurante ser no próprio local e ter pão exposto com a possibilidade de venda para fora.

A filosofia do St. John reside no aproveitamento integral de todas as partes do animal e que Fergus Henderson já colocou em livro: "Nose To Tail Eating". Ao folhear a minha cópia do livro, chamou-me a atenção a receita de uma tosta com miolos de borrego frios. Nham, nham ...

Escolhemos uma entrada que faz parte da ementa todo o ano - osso com tutano assado com salada de salsa. Aconselharam-nos primeiro a barrar o pão torrado com o tutano entretanto retirado dos ossos, salpicar com flor de sal e finalmente cobrir com uma camada de salsa e cebola. É extremamente saboroso.
Foi curioso observar que esta entrada teve imensa saída durante o tempo em que lá estivemos. Pedimos também como entrada salada de língua de borrego com feijão verde e agrião.

Como pratos principais escolhemos: fígado de vitela com lentilhas e agrião e coelho assado com endívias no forno. Para beber, dois copos de vinho Cabernet-Sauvignon.

O restaurante surpreende pelo tipo de carnes que coloca na ementa. Fígado, língua, coração, etc.

Para acabar deliciámo-nos com uma sobremesa de framboesas.

Que saboroso presente de aniversário!

5 comentários :

Ana Rita disse...

Que aspecto :) Muito bom mesmo :)

Bjs e bom inicio de semana

Raquel Alabaça disse...

Óptimo presente, sem dúvida muito delicioso, deve ser tudo muito bom.

Bjs

Suzana Parreira disse...

Perfeito presente de facto! Parabéns extra atrasados. Ainda bem que tiveste um dia feliz. ;)

É curioso que quando estive agora em Londres também me falaram no St. John... Estive no gastropub Anchor & Hope (de que gostei muito) e parece que os dois têm uma relação. Quando for a Londres tenho de lá dar uma saltada.

Bj enorme e saudoso!

Olguinha disse...

Que grande prenda, sim senhora! E comeram coisas bem interessantes! Adorei o aspecto da sobremesa, está muito bem apresentada! Quanto á entrada...bem... não sei se seria capaz de pedir! Mas se dizes que estava muito saborosa, eu acredito! bj

moranguita disse...

bem a maioria do que comeram eu nao conseguia. detesto mesmo.
mas esse restaurante bem curioso e foi uma excelente escolha.
beijinhos