terça-feira, 1 de setembro de 2009

Um passeio pelos mercados de Oxford

Na viagem de férias deste Verão, Oxford era um dos destinos. De Oxford conhecia muito pouco, apenas a fama da Universidade e a rivalidade histórica com Cambridge, que visitei há três anos. A decisão em visitar Oxford prendeu-se com essa visita feita em 2006, agora queria visitar "the other place".

A universidade de Oxford com os seus 38 colégios e outros "departamentos" ("permanent private halls") fazem com que se respire por ali um ambiente universitário: muitas bicicletas, lojas com artigos dos diferentes colégios, várias livrarias, restaurantes e as habituais cadeias de restauração com comida rápida. Nesta altura do ano os alunos estão de férias e a cidade enche-se de turistas. A cidade é também conhecida pelos "Dreaming Spires".

No plano de viagem e aceitando as sugestões dos leitores do Cinco Quartos de Laranja, estava pensado uma visita ao Oxford Covered Market, que está aberto de segunda a sábado. Como o próprio nome indica é um mercado dentro de portas.

Ali encontrei lojas de roupa, de sapatos, uma florista que para além das flores frescas, vasos, sementes, tinha um cesto com pequenos ramos de alfazema seca que me apeteceu comprar, lojas de comida, lojas de carne, venda de peixe fresco, bancas de legumes, uma loja de cookies, uma outra loja envidraçada onde era possível ver a confecção da cobertura e decoração dos bolos com a chamada massa americana ou massapão.

Esta loja agarrava a atenção de quem por ali passava fossem novos ou menos novos, até eu parei para ver como as mãos habilidosas das funcionárias davam forma a vários objectos que iriam participar nas bonitas decorações que normalmente estes bolos têm. Ali em frente à loja lembrei-me do trabalho da minha amiga Zara.

Nas lojas de venda de carne achei curioso o modo como a carne estava exposta, tudo muito apelativo e, por outro lado, também me chamou a atenção o modo como os vendedores estavam vestidos. Para além da tradicional bata branca usavam um avental de fundo azul escuro com riscas brancas que os fazia sobressair, mais originais na vestimenta do que os nossos talhantes.

Para além do Covered Market também passei pelo Gloucester Green Market que se realiza uma vez por semana numa pequena praça ao ar livre. Visitei este mercado quase em cima da hora de almoço e ainda fiquei com mais fome depois de sentir o cheirinho apetecível vindo de uma pequena roulote de comida colocada numa das entradas.

Passei muito rápido pelas barraquinhas das roupas e demais quinquilharias e, segui para a zona de frutas e legumes. Aí, fui parando aqui e acoli. Gosto de ver as cores, as formas e o modo como as frutas e os legumes estão colocados. Em Inglaterra é comum a venda à porção.

Aqui também encontrei à venda queijos, enchidos, manteiga e torresmos.

Em Oxford visitei alguns colégios, para além de contemplar a arquitectura tive a possibilidade de visitar dois refeitórios, com as mesas corridas de madeira e nas paredes quadros de figuras importantes que de uma maneira ou de outra estavam ou, ainda estão ligadas a essas instituições.

Os passeios por Oxford terminavam normalmente à beira rio. Sentados na relva, a ler ou a contemplar os barcos no rio, a ver as brincadeiras dos patos na água ou as pessoas a passear. Por aqui passam os rios Cherwell e o Tamisa que é localmente designado por Ísis.

13 comentários :

Isabel (pipoka) disse...

Por momentos, senti-me em Oxford, passeando pelo mercado, respirando os aromas, obervando aqueles bolos magnificamente decorados... Adorei a viagem!

bjs

sushibaby disse...

Obrigada, fizes-te-me viajar através das tuas fotos e palavras, adorei o passeio.
Bejinhos

ameixa seca disse...

Só coisas lindas :) Quem me dera lá ter ido!

G' disse...

Oxford deve ser lindo e inspirador, adorava visitar a cidade :)
Beijinhos*

Isa Bettencourt disse...

Que bela visita guiada :)

bjins ;)

Elisabete disse...

Que viagem maravilhosa. que lugares lindos.
Tenho um selinho pra ti no meu blog.
Beijinhos e continuação de boa viagem.

Vânia Costa disse...

Que maravilha! Transportaste-nos com uma vida pelas cores e aromas incrivel!
Que me dera... Deve ser um sonho!

Beijinho*

disse...

isso é k foram férias.... é dos sitios k mais tou ansiosa para ir conhecer... mas não ta facil...
belissima reportagem

Ana Rita disse...

Que coisas lindas! Também gostava de por lá passar.

Beijinhos

anabenfica disse...

Que inveja...
aproveita!!

Marizé disse...

Que passeio fantástico. Fiquei nostálgica.

a Trofa tem cozinheira disse...

OLAAAAAAAAAAAAAAAAAA

tinha tantas saudades!!!!!! ja ca estou!!!

fiquei pasmada com essas fotos (Aquelas salchichas GRANDES UAU!)


adorei os bolos tudo!! que sitio LINDOOOOOOOOOOOOOOO

moranguita disse...

que deklicia este teu paseio.
so sitios bonitos e que deixarma uma vontade louca de visitar.
beijinhis