quinta-feira, 29 de abril de 2010

Paladares ao Sul

Comida, comidinha boa é o que encontramos por terras algarvias. A cozinha algarvia é fruto de várias influências, desde os povos que ali se fixaram (Fenícios, Cartagineses, Romanos e Árabes) até à própria situação geográfica da região, banhada pelo Altântico, mas fortemente influenciada pelo Mediterrâneo.

O meu encontro com o grupo convidado para o programa Paladares ao Sul, dinamizado pela Associação Sotavento Algarvio, começou, na prática à mesa, no restaurante O Costa, em Cacela Velha.

Um restaurante amplo, com uma magnífica esplanada, mesmo junto à ria Formosa. Apesar de ser noite, mesmo assim, apercebi-me que a vista durante o dia deve ser soberba.


O nosso jantar começou com lamejinhas e ostras ao natural. As ostras estavam magníficas, frescas e com cheiro a mar. Com esta visita descobri que a região algarvia tem vindo a apostar na produção de ostras e que existem viveiros na Ria Formosa.

De seguida veio para a mesa uma cataplana de marisco e arroz de lingueirão, uma das especialidades da casa. Para sobremesa escolhi uma tarte de alfarroba, muito boa. Sou fã dos doces feitos com alfarroba.

Como estava tão concentrada a apreciar a deliciosa comida, não me lembrei de tirar fotos ao resto da refeição. Será da idade ou da amena cavaqueira que entretanto se instalou à volta da mesa?! :)

O local escolhido para o almoço de sábado foi o restaurante A Ver Tavira. Um espaço elegante, decorado com bom gosto e com uma bonita vista para a cidade de Tavira.


Começámos a refeição com patê, manteigas, pão e azeite.


Depois tivemos Polvo de Santa Luzia com batata-doce. Uma combinação muito feliz, privilegiando dois bons produtos algarvios. Santa Luzia é conhecida como a Capital do Polvo e Aljezur tem a reconhecida batata-doce.


De seguida deliciámo-nos com Peito de Frango recheado com morcela guarnecido de açorda de amêijoas e espinafres salteados. Magnífico. Uma mistura de sabores contrastante, mas bem equilibrada.


Para sobremesa chegou-nos um collant de alfarroba com molho de frutos silvestres e gelado de poejo. Excelente.

Em matéria de vinhos, o almoço foi regado com uma garrafa de Cortello branco de 2008 e uma de tinto, Cortello de 2005.

No Sábado ao jantar rumámos para a Praia Verde. O nosso jantar seria no restaurante panorâmico O Infante. Um espaço amplo, com música ao vivo e uma soberba vista.


Começámos a nossa refeição com presunto e uma saladinha algarvia de atum com cebola, azeite e coentros. Divina. O atum estava no ponto. De seguida provámos uma salada de ovas e polvo ao alho, que estava tenro, saboroso. Recomendo vivamente.


Ainda provámos arroz de lingueirão, um dos melhores que já comi até hoje, e uma caldeirada, que estava irrepreensível, cheia de peixe, marisco e algumas ervas, coentros e poejo. Acompanhámos a nossa refeição com um vinho tinto, Chaminé de 2007.


Para sobremesa fomos agradavelmente surpreendidas com um pijama, ou seja um travessa com vários tipos de doces servidos na casa.

Gostaria de deixar aqui, um especial agradecimento ao senhor João Coelho, que tão simpaticamente nos recebeu no seu restaurante.

A nossa viagem gastronómica terminou, no domingo ao almoço, no restaurante Fonte da Pedra, em São Brás de Alportel.


Para começarmos a refeição chegou-nos uma travessa de camarão com um delicioso molho.


De seguida provámos bacalhau assado com batatas e um tornedó com queijo. Ambos os pratos estavam bem confeccionados e muito agradáveis. Acompanhámos a nossa refeição com um vinho tinto Cepa da Mata.


Entre uma carta variada de sobremesas (tarte de maçã, mousse de chocolate, mousse de manga ...), escolhi tiramisú. Fresco, muito bom.


Um especial agradecimento à senhora vereadora Marlene Guerreiro da Câmara Municipal de São Brás de Alportel e à Cláudia pelo modo como nos receberam.

O Algarve é uma região que sabe receber. Fiquei com vontade de voltar.


Mais sobre este programa:
- Sotavento algarvio - Paladares ao sul II;
- Ao Sul, um Algarve de Outros Paladares ...;
- Ao Sul, um Algarve de Outros Paladares ... Parte II.

10 comentários :

Salsa Verde disse...

Que maravilha!! Estou encantada com este périplo algarvio!
Beijinhos,
Lia.

ameixa seca disse...

O que eu gostava mesmo era de ter essa comidinha toda à minha frente outra vez. Consolei-me de comer peixinho e mariscos... que delícia :) E a companhia só ajudava à festa he he

Especialmente Gaspas disse...

Fogo agora fiquei com inveja... TANTA COISA BOA!!!!

Sonia disse...

Até fiquei a salivar.... buaaaaaa !!!

Que aspecto delicioso !!!

Helena disse...

Vou tentar produzir aqui em casa a receita do arroz de lingueirão do Infante,concordo que estava fantástico.
O meu relato ainda vai no início.....

Élia disse...

Conheço alguns dos restaurantes mencionados e realmente são muito bons!

Que belo passeio!

jinhos

Susana Gomes disse...

O Algarve sabe receber e nós fomos boas meninas e soubemos comer! :)
Ver todas estas coisas boas deixou a minha barriguinha com saudades. :)

Beijinhos

Portuguese Kitchen disse...

Gosto muito do seu blogue

Bombom disse...

Adorei passear convosco por terras do Sul! Obrigada pela partilha com todas nós. Adorei a descrição dos passeios, das provas, das comidas, do ambiente. O Grupo foi muito bem escolhido, a meu ver. Tinha de ser maravilhoso! Bjs. Bombom

Simone disse...

Adorei o site.