quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Meal prep, como cuidar dos nossos alimentos?


As pré-preparações para as refeições da semana são uma forma de rentabilizarmos o nosso tempo na cozinha. Ajudam-nos a poupar e a comer de forma mais equilibrada. No entanto, este método exige alguns cuidados, apesar de ser bastante flexível, e, obviamente, cada família deve adaptá-lo às suas necessidades.

Para quem quer começar, aqui ficam alguns passos:

1. Como começar?

A partir da agenda e rotinas da família, decidam o que vão cozinhar. Comecem aos poucos. Não queiram fazer muita coisa. Este é um método flexível, que devem adaptar às vossas necessidades. Sempre que puderem cozinhem em quantidade e congelem. Escolham um dia da semana, reservem duas a três horas e preparem o que decidiram confeccionar. Gosto de cozinhar por ingredientes e não pratos em si. Dá muito mais liberdade.


2. Como seleccionar as receitas?

Escolham as receitas que a família conhece. Aquelas que vocês sabem que vão correr bem e que todos gostam. Com a prática e para variar depois, aos poucos, começam a fazer os pratos que encontram nas revistas, nos livros ou nos blogues.


3. Meal prep, a lista de compras

É importante rentabilizar o que compramos, por isso depois de decidirem o que vão cozinhar, vejam os ingredientes que têm na despensa, no frigorífico ou no congelador. É importante dar destino ao que se tem antes de voltarmos a comprar.

Assinalem os produtos em fim de validade ou os frescos que se têm que consumir em primeiro lugar.

Depois de avaliarem o que têm e o que precisam de adquirir para confeccionar as receitas da semana, é muito mais fácil efectuar a lista de compras e, assim, evitar o desperdício.


4. Depois das compras, é importante cuidar dos nossos alimentos

- Na despensa. Guardem os alimentos fechados em caixas ou em frascos herméticos. Ajuda a evitar a propagação de pragas, por exemplo;

- No frigorífico. Separar, organizar, guardar e congelar, são tarefas que nos ajudam a cuidar dos nossos alimentos. E o frigorífico é, nestas tarefas, um excelente aliado;

- No congelador. Congelem a comida em caixas. Coloquem uma etiqueta a indicar o nome do prato e a data de congelação. Para congelar, podem usar também sacos próprios.

Sobre como cuido dos alimentos, assim que chego das compras, vejam este meu vídeo do projecto Samsung Meal Prep e a minha participação no programa A Praça da Alegria da RTP, onde apresentei vários exemplos e dicas.


5 receitas para quem quer começar a praticar meal prep:
- Queques de bacon recheados com ovo cozido ;
- Granola com tâmaras caju e chocolate;
- Creme de couve-flor com abóbora e cenoura;
- Pasta de salmão;
- Coelho estufado com cerveja.

1 comentário :

Laranjinha disse...

Muito obrigada, Mary.
Este método facilita-nos tanto a vida no dia-a-dia.
Um beijinho.