quinta-feira, 29 de julho de 2021

O workshop de cozinha tailandesa foi assim ...

A comida permite-nos viajar através dos cheiros, dos ingredintes, dos sabores. Neste mês de Julho teve lugar, cá em Lisboa, o workshop de cozinha tailandesa, que permitiu a todos os participantes viajar pelos sabores da Tailândia. Este workshop foi realizado com o apoio da Embaixada Real da Tailândia.

Quando queremos fazer comida autêntica tailandesa, em casa, por onde devemos começar?

Em todas as cozinhas é importante percebermos que há ingredientes e técnicas que as definem e marcam a sua identidade. São comuns na cozinha tailandesa ingredientes como as folhas de lima kaffir, a erva príncipe (talos) e a galanga, que é um rizoma. Nos supermercados asiáticos encontramos facilmente misturas destes ingredientes congelados, pois são usados em muitas receitas os três juntos, normalmente para fazermos uma infusão que usamos na preparação, por exemplo, de sopas.

Os caris marcam a personalidade da cozinha tailandesa e são feitos com pastas frescas. Temos o caril verde, o vermelho, o amarrelo, etc., podendo ser mais ou menos picantes. Para salgar usam, normalmente, o molho de peixe. Na cozinha tailandesa é também usado o molho de soja e o molho de ostra, o leite de coco, o açúcar de palma, a pasta de tamarindo, o sumo de lima, malaguetas, pasta de chilli assado com óleo de feijão de soja conhecido como prik-pao, manjericão, entre outros. Como acompanhamento de muitos pratos temos o arroz jasmine cozido. Neste workshop usámos todos estes ingredientes numa deliciosa e perfumada viagem.


Nesta viagem, preparámos seis receitas típicas da Tailândia. Confeccionámos duas sopas, a sopa tailandesa de cogumelos e camarão ou tom yum e a sopa de frango com leite de coco. Estas sopas são tão perfumadas e deliciosas! São uma verdadeira viagem com complexidade e níveis de sabor diferentes. O caldo feito com as folhas de lima kaffir, erva-princípe e galanga, faz mesmo toda a diferença. E no fim, o sumo de lima, acrescenta uma acidez e uma frescura maravilhosas.

Preparámos também dois pratos de caril. O caril verde com frango e beringela, ligeiramente picante e o famoso caril massaman de frango, que foi considerado pela CNN, um dos 50 melhores pratos do mundo, e que faz sempre sucesso, por ser muito suave e pela própria combinação dos ingredientes, frango, batatas e amendoins. As pastas frescas de caril encontram-se à venda nas lojas de produtos asiáticas e em alguns supermercados, normalmente na zona das cozinhas do mundo.

Confeccionámos também frango com manjericão ou pad kra pao gai. Este prato é tão bom. Serve-se com ovo estrelado à tailandesa, ou seja, ovo frito em que a clara deve ficar ligeiramente crocante. Preparámos, também, as famosas amêijoas salteadas com molho de chilli assado.


Para acompanhar todos os pratos cozemos arroz jasmine. Este é um arroz perfumado, que resulta muito bem.

No final, degustámos tudo o que foi confeccionado. A descoberta de novos ou diferentes sabores é sempre uma viagem tão gratificante!

Um especial agradecimento à Embaixada Real da Tailândia em Lisboa por possibilitar a realização deste workshop. Obrigada a todos os leitores do Cinco Quartos de Laranja que estiveram presentes e cozinharam de forma exemplar todos os pratos.

1 comentário :

" R y k @ r d o " disse...

Acredito que seja um prato delicioso.
.
Um dia feliz. Cumprimentos.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.