quinta-feira, 20 de junho de 2013

Noite de fados com petiscos na Adega Machado


A identidade de uma cidade é dada por múltiplos aspectos, para além dos geográficos, o peso forte na balança é sempre a cultura e a gastronomia. Lembro-me das cidades por onde passo, pelo pulsar da vida nas ruas, pelos monumentos e claro, pela comida. Se Lisboa fosse um prato, de certo que haveria na hora de decisão a escolha das sardinhas assadas servidas no pão. Na pastelaria, penso que a decisão tenderia para os pastéis de nata. Qualquer visita a Lisboa sem experimentar um bom pastel de nata, é sempre uma visita incompleta. É como ir a Roma e não ver o Papa!

Se escolhêssemos para cada cidade uma música ou canção, a de Lisboa seria de certeza um fado. Um fado cantado pela voz vibrante da Amália com Povo que Lavas no Rio, do Carlos do Carmo com Lisboa Menina e Moça, Mariza com Gente da Minha Terra, Camané com Senhora do Livramento ou pelo promissor Pedro Moutinho com Fado Um Copo de Sol.



O fado faz parte da identidade de Lisboa. Sente-se nas ruas de Alfama ao Bairro Alto. E foi no Bairro Alto, que um destes dias tive uma noite de fados e petiscos. O restaurante e casa de fados, Adega Machado inaugurou a sala Fadistagem, onde se servem petiscos e se pode usufruir de uma noite de fados a preços acessíveis.

Tive o prazer de estar presente no dia da inauguração e para além de ouvir os fadistas - Carla Pires, Isabel Noronha, Joana Viega e Pedro Moutinho, acompanhados por Pedro Vieira, à guitarra portuguesa, Vasco Sousa no baixo e Daniel Sousa na viola - de provar os vários petiscos que ali se servem, pela mão do chef Alex Gregório.


O primeiro dos petiscos que nos serviram foi umas pataniscas de camarão, muito macias e uns pastéis de massa tenra recheados com tomate seco, mozzarella, azeitonas e orégãos. Apesar de ter gostado dos pastéis achei a massa um pouco dura. De seguida experimentámos sardinhas albardadas, que adoro, com creme de gaspacho fresco e escabeche de perdiz servido com pão frito, um puré de maçã com frutos silvestres e mel que fez um contraste interessante com os enchidos salteados.

Chegaram à mesa também uns cogumelos recheados com bacalhau, que se revelaram uma surpresa tão boa. Deliciosos. Espetadas de camarão com carne de vaca e tomate cereja, são de comer e pedir por mais. Dois dos melhores petiscos na minha opinião. Seguiu-se ainda preguinhos de vaca, croquetes de alheira e as tradicionais favas guisadas com enchidos e carne.

Terminámos a nossa ronda de petiscos com um elogio às tabernas, onde nos serviram creme de sapateira com pão frito, uma salada de bacalhau com grão e uns pipis guisados que nos souberam muito bem. O preço dos petiscos rondam os cinco euros cada. Acompanhámos a refeição com um vinho tinto Evel de 2010. Que boa escolha. Na sala fadistagem o vinho é também servido a copo.


Um espaço de fados e petiscos é uma ideia interessante a fazer lembrar as tabernas de antigamente, associadas a um espírito boémio e que já fazia falta para chegar a um público mais jovem, frequentador do Bairro Alto e que de certo irá apreciar este conceito.

Passar por uma casa de fados ajuda a compreender e a conhecer a identidade desta cidade fundada por Ulisses e a quem o destino para sempre ligou ao mar e ao Fado.

3 comentários :

Su Delícia disse...

E que noite bem passada!
Beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/

Mary - Strawberrycandy disse...

Uma noite bem passada e uns petiscos de fazer inveja a qualquer um!
Tem passatempo no meu blog, vê o que podes ganhar se participares:
http://www.strawberrycandymoreira.blogspot.pt/2013/05/passatempo-do-4-aniversario-do-o-meu.html
Beijinhos,

Partilhando Sabores e Receitas disse...

Uma noite fantástica! É um dos meus sonhos... ir a uma casa de fados!