quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Salada de macarrão com feijão verde e queijo feta


A pouco e pouco, regresso às rotinas. Ontem, foi dia de tratar de algumas burocracias. Hoje, espero conseguir organizar as refeições fazendo algumas pré-preparações e sopa. Mas, a verdade é que ainda estou com espírito de férias! Soube tão bem parar um pouco.

Antes de rumar ao Algarve, para uns dias de praia, procurei limpar o meu frigorífico, principalmente, dos alimentos perecíveis. As saladas, com um pouco de isto e daquilo, foram uma boa opção.

Deixo-vos, hoje, uma que preparei para dar destino ao feijão verde e ao primeiro tomate que trouxe da horta, em Santarém. Soube tão bem! As saladas são óptimas em todas as altura do ano, mas agora, no Verão, com os ingredientes da época, tornam-se ainda mais especiais.


Salada de macarrão com feijão verde e queijo feta

Ingredientes para 2 pessoas:
175 g de macarrão
150 g de feijão verde cozido
3 ovos cozidos
150 g de tomate cereja (vermelho e amarelo)
30 g tomate seco em óleo de girassol
5 folhas de alface
200 g de queijo feta
60 ml de azeite
20 ml de vinagre de vinho tinto
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Cozer a massa de acordo com as indicaçõs da embalagem. Depois de cozida, escorrer, regar com um fio de azeite e deixar o macarrão arrefecer.

2. Colocar as folhas de alface cortadas numa taça. Adicionar a massa, o tomate cortado ao meio, o tomate seco picado, o feijão verde, os ovos cortados em quadro e o queijo feta esboroado.

3. Numa taça, emulsionar o azeite com o vinagre, sal e pimenta. Regar a salada com o molho e servir.