segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

O workshop Bacalhau da Noruega para o Dia-a-dia, em Lisboa, foi assim


No passado dia 14 de Dezembro, à tarde, teve lugar, cá em Lisboa, o workshop Bacalhau da Noruega para o Dia-a-dia. O bacalhau é um peixe que adoramos, para além de ser muito versátil e de se adequar a mil e uma receitas.

Neste workshop começámos por falar de bacalhau seco, de como podemos escolher o bacalhau na ida às compras e, claro, como o podemos demolhar.

Assim que chegamos das compras, devemos guardar o bacalhau seco no frigorífico até ao momento em que o queremos demolhar.

Ao demolhar o bacalhau, devemos passar, primeiro, as postas por água corrente e, de seguida, colocá-las numa taça ou caixa com água, com a pele virada para cima. Tapar a caixa e guardar no frigorífico. Mudar a água, passadas duas horas e, depois, ir mudando a água com frequência, de preferência, de seis em seis horas. O tempo de demolha varia dependendo da categoria do bacalhau. Mas nada como espetar um palito numa das postas e ir provando até estar no ponto de sal desejado. Depois de demolhado, o bacalhau ganha cerca de 35% de volume e está pronto a ser utilizado. Caso queiram congelar, devem retirar o excesso de água com um pano seco e, de seguida, colocá-lo no congelador.


O desafio lançado para este workshop pela Seafood from Norway foi preparar receitas com as diferentes partes do bacalhau como rabos, abas, lombos, postas médias e finas. Ou seja, para cada receita, uma parte de bacalhau.

Confeccionámos no workshop seis receitas de bacalhau. Começámos por preparar um bacalhau à Brás com alho-francês. É um prato vencedor para as refeições de muitas famílias no dia-a-dia e resulta sempre tão bem!

Preparámos, também, uma lasanha de bacalhau com espinafres, que se revelou um verdadeiro sucesso. Aqui usámos os rabos, que cozemos previamente. Cozer o bacalhau foi outro dos temas abordados neste workshop. Podemos aromatizar a água de cozedura com alho, cebola, talos de salsa ou de coentros, uma rodela de gengibre ou uma folha de louro. Deixar a água ferver. Colocar o bacalhau e desligar o lume. Tapar o tacho e contar cerca de 15 minutos. O tempo de cozedura poderá variar de acordo com a espessura das postas.

Açorda de bacalhau, arroz de bacalhau no forno com alheira, lombos de bacalhau lascados com coentros e puré de grão, bacalhau com broa, foram os outros pratos que confeccionámos.


No final, juntámo-nos à volta da mesa e degustámos tudo o que foi preparado. Rimos, conversámos, partilhámos ideias e conhecimentos. No final, concordámos que demolhar bacalhau, em casa, não é nada complicado e até fica muito mais barato.

Muito obigada a todos os que participaram. Foi um final de tarde cheio de sabor! À Seafood from Norway um especial agradecimento por nos ter proporcionado esta oportunidade.

2 comentários :

PG disse...

ADOREI E APRENDI IMENSO!!! OBRIGADA.

Laranjinha disse...

PG,
muito obrigada.
Feliz Natal.