terça-feira, 20 de abril de 2021

Como fazer tostas de batata-doce?

Como fazer tostas de batata-doce?

É tão fácil. Basta cortar as batatas, levar ao forno e servir com os toppings que preferirem. A batata-doce é um ingrediente que procuro ter, quase sempre, em casa. Uso-a em diversas preparações. Como sabem, uma das coisas que valorizo é começar o dia com comida colorida, onde tento incluir legumes e, de vez em quando, uso as tostas de batata-doce.

Para as tostas, costumo optar pela batata de polpa laranja. Acho esta batata mais suculenta, cremosa e ligeiramente doce. É importante prestarem atenção às batatas que compram. Recomendo que escolham batatas grandes e que sejam uniformes, sem curvas, porque ao cortar irá fazer diferença.

As batatas para as tostas podem ser ou, não, descascadas. Costumo não descascar, mas isso fica ao vosso critério. Na minha opinião, a casca ajuda a suster a tosta. Ao usar a batata com a casca, é importante que as lavem, previamente, muito bem.

Para as tostas, costumo cortar as batatas em fatias, na longitudinal, de preferência, mais ou menos, com a mesma espessura para que cozinhem ao mesmo tempo. Ao cortar as batatas podem usar uma mandolina mas, cá em casa, uso uma faca, bem afiada. Para servir como aperitivo ou, como entrada, costumo cortar as batatas às rodelas e usá-las em substituição das tostas de pão.

Há quem faça as tostas de batata-doce na torradeira. Eu prefiro fazer no forno. Mas caso queiram experimentar, posso dizer-vos que resulta. No entanto, terão que torrar as fatias de batata pelo menos duas a três vezes, para que fiquem no ponto.

As aparas que sobrarem das batatas podem ser usadas em sopas, salteados e, assim, nada se desperdiça.

As tostas de batata-doce costumam fazer parte das minhas pré-preparações das refeições da semana. Uso-as para os pequenos-almoços, lanches e, até para refeições rápidas. Adoro tostas de batata-doce. São muito versáteis e resultam numa forma diferente de servimos esta batata.

Deixo-vos quatro sugestões para fazerem tostas de batata-doce, em casa. Espero que gostem!

Tostas de batata-doce

Ingredientes:
1 batata-doce de polpa laranja
Azeite q.b.

Ingredientes para a cobertura:
Manteiga de amendoim q.b.
Banana
Sumo de limão
Pepitas de cacau cru
1/4 de abacate
1 ovo cozido
Queijo-creme
2 rabanetes
Pimenta-preta q.b.
Sal
Creme de cacau com avelãs ( Nutella ) q.b.
Framboesas e mirtilos q.b.


1. Cortar a batata em fatias. Dispor as fatias de batata num tabuleiro de forno previamente forrado com um tapete de silicone.

2. Pincelar as fatias de batata com um pouco de azeite. Caso queiram, podem polvilhar com uma pitada de sal.

3. Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante cerca de 20 minutos. Antes de retirar, verificar a cozedura com a ajuda de um garfo. O tempo de forno poderá variar de acordo com a espessura das fatias de batata e dos fornos.

4. Deixar arrefecer as tostas. Caso queiram, podem fazer e usar mais tarde, conservando no frigorífico.

5. Podem servir as tostas de diferentes formas. Deixo-vos quatro sugestões.

6. Tostas de batata-doce com abacate e ovo: Barrar a tosta de batata-doce com abacate esmagado. Servir com ovo cozido polvilhado com pimenta-de-caiena e um fio de azeite.

7. Tostas de batata-doce com queijo-creme e rabanetes: Barrar as tostas com queijo-creme, dispor rabanetes fatiados por cima. Temperar com sal, pimenta e regar com um fio de azeite.

8. Tostas de batata-doce com manteiga de amendoim e banana: Barrar a tosta com manteiga de amendoim. Por cima, dispor rodelas de banana, previamente regada com sumo de limão. Polvilhar com pepitas de cacau cru.

9. Tostas de batata-doce com creme de cacau: Barrar as tostas com creme de cacau. Por cima dispor mirtilos e framboesas. Podem usar também morangos fatiados.


As tostas de batata-doce são muito versáteis, tanto em opções salgadas, como em doces. São excelentes para servir ao pequeno-almoço ou para os lanches.

1 comentário :

" R y k @ r d o " disse...

O aspeto é delicioso.
.
Cumprimentos poéticos
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.