quarta-feira, 26 de maio de 2010

A Oeste tudo de novo

Por motivos profissionais nos últimos anos, quase sempre em finais de Maio ou em princípios de Junho, passo pela zona Oeste. Este ano voltei e na segunda e na terça-feira estive alojada a poucos quilómetros da aldeia da Sobrena, em pleno campo. À volta encontramos verde, tudo muito verde.

A região é fortemente agrícola. Os campos estão cuidados e cheios de árvores de fruto, especialmente pereiras, da famosa pêra rocha. Nos pequenos passeios que tive oportunidade de dar encontrei também vinhas e pequenas hortas.

Na aldeia, o que me chama a atenção nos jardins em frente das casas, são as rosas. Lindas. De um vermelho intenso e muito perfumadas.

Recordo-me há uns anos num destes passeios que dei à aldeia de encontrar dentro de um quintal, mas com ramos para a via pública, uma nespereira linda, carregada de nêsperas madurinhas e suculentas. Muito apetitosas. Eu que adoro nêsperas tive a ousadia de esticar a mão e de apanhar umas quantas.

Estava eu a apanhar as nêsperas quando se abre uma porta e fico de caras com a dona. Antes mesmo de eu ter tempo de "morrer" de vergonha e de arranjar alguma hipotética desculpa, a senhora foi muito amável e deu-me autorização para apanhar à minha vontade. No final, ainda nos rimos, mas confesso que eu nunca mais me esqueci, como se costuma dizer fui "apanhada com a boca na botija"!

10 comentários :

Salsa Verde disse...

Que bela reportagem e que lindas fotos. Adoro a zona Oeste e adorei este "post". Engraçado, tenho uma história igual à tua, mas não a apanhar nêsperas e sim pêssegos. Que vergonha, nunca mais me esqueço e era uma miúda quando aconteceu...
Enfim, saudades dos velhos tempos...
Beijinhos,
Lia.

Especialmente Gaspas disse...

hehehe... foste apanhada em flagrante!!

Muitas vezes a fruta até se estraga e os donos nem se importam que as pessoas apanhem.

Maria Lúcia disse...

Oi
Sempre é bom pedir
pra não ficar com
vergonha.
Tudo muito lindo
estava com saudades
dos seus passeios.
Que lindas as rosas.
Beijos...
Lúcia.

Olga Luisa disse...

Adoro estas discrições do campo, acompanhadas de tão belas fotos, só me apetece viajar..e então.... sonho.....

ameixa seca disse...

Essas rosas até fazem lembrar a rainha de copas he he Lindo Oeste!

Simples Pretextinho disse...

Pessoal com quintal... cuidado que ela anda por aí! LOL

Marina Mott disse...

Fotos lindas!!

Babette disse...

Mais uma linda reportagem... Parabéns!
Há uns tempos perguntavas aos visitantes quais eram as pizzas preferidas (ou ingredientes de eleição)... no meu blog hoje coloquei uma das nossas preferidas... queres ir espreitar?
Babette

armalu,blogspot.com disse...

Cada dia gosto mais da nossa zona é linda não é verdade 5 quartos de laranja? e as rosas andam por todo o lado. adorei seu blog estou-te seguindo , nos pratos da maluar. bj e muita luz em sua vida

Bombom disse...

Adorei a cena e quase pude vê-la a corar de vergonha!...Mas em geral, as pessoas da aldeia são assim, é só pedir que elas sentem-se felizes por poder partilhar. Também gostei muito de "passear consigo"! É sempre com prazer que sigo as suas viagens. Obrigada. Bjs. Bombom