Quando se faz pão, há processos que fazem toda a diferença no resultado final. Um dos processos mais importantes, no fabrico de pão, é a fermentação. Ela ocorre quando alguns dos açúcares presentes na farinha são convertidos em álcool e gás - dióxido de carbono. Outros aspectos importantes, envolvem o amassar, os tempos de descanso, o enrolar o pão e a cozedura no forno. Para fazermos pão, precisamos de tempo. Ou melhor, precisamos de dar tempo às massas para que a magia aconteça, que o sabor se desenvolva.
Ao longo das semanas, na rubrica Vamos fazer pão procurei explicar como podemos fazer pão em casa, usando o método directo ou recorrendo a pré-fermentos. Nos pré-fermentos apresentei-vos a biga e o poolish. Este último, é um pré-fermento líquido, que pode ser usado em massas pobres ou enriquecidas. Ainda vos quero falar da massa pré-fermentada e na esponja. Expliquei também como se pode fazer fermento natural. O fermento natural pode ser usado directamente para fazer pão, depois de ser refrescado, ou podemos fazer com ele, uma massa-mãe.
O termo massa-mãe, ou massas-mãe, com as suas leveduras selvagens preenche-nos o imaginário e remete-nos para processos ancestrais e artesanais de fazer pão. É como que um regresso às coisas autênticas, mas a designação mais correcta seria pré-fermento. A biga e o poolish também são conhecidos como massas-mãe. Há quem chame massa-mãe líquida ao poolish.
Mas, como podemos fazer uma massa-mãe a partir de um fermento natural?
Para responder a esta questão, consultei a obra A Arte do Pão de Emmanuel Hadjiandreou, onde nos aconselha a fazer a massa-mãe usando 15g de fermento natural, 150g de farinha e 150g de água morna. Fui-me apercebendo que há diferentes maneiras de fazer massa-mãe a partir do fermento natural. Acabei por seguir as indicações do livro Artisan Breads Every Day de Peter Reinhart, onde o autor apresenta a seguinte fórmula para a massa-mãe ( mother-starter ):
Farinha - 100%
Água filtrada - 75%
Cultura de fermento - 33,3%
Água filtrada - 75%
Cultura de fermento - 33,3%
A partir desta fórmula, comecei a fazer massa-mãe para muitos dos meus pães da seguinte maneira:
Ingredientes da massa-mãe:
100 g de farinha sem fermento (de trigo T65, T55, integral ou outra)
75 g de água mineral (sem cloro)
33 g de cultura de fermento
1. Misturar tudo muito bem numa taça, com a ajuda de uma colher. Tapar.
2. Deixar à temperatura ambiente entre 8 a 12 horas.
3. Utilizar a massa-mãe na confecção de uma receita de pão como pré-fermento.
Costumo fazer a massa-mãe à noite e usar na manhã seguinte na confecção de um pão. O pão feito com massa-mãe é sempre um pão cheio de sabor! Vamos fazer pão?
32 comentários :
Nunca experimentei fazer esta massa mãe, mas fiquei curiosa. Vou mesmo experimentar. Só uma pergunta, se determinada receita te pedir fermento seco, que quantidade devo utilizar de massa mãe? E se a receita pedir fermento fresco? Muito obrigada. bom fim de semana. beijinhos
https://saboresdoninho.blogspot.pt/
Sabores do Ninho,
eu faço um pão de 500 g usando cerca de 100 g de fermento natural. Uso esta receita de massa-mãe também para pães em que use aproximadamente 500g. A diferença deste tipo de fermentos em relação aos insdustriais é que as fermentações são por norma mais longas.
Um beijinho.
Obrigada Laranjinha. beijinho grande
Olá :)
é possível fazer massa mãe com farinha de aveia sem glúten? Eu faço pão em casa, para mim e não só, tem mesmo de ser sem glúten. Há uns dias que ando aqui a magicar se seria possível fazer massa mãe desta forma :)
Obrigada
Ana,
pode tentar fazer com farinha de trigo sarraceno.
Faz hoje os 5 dias, posso fazer hoje a massa mae e só amanha a noite fazer o pao?a massa mae pode estar mais de 12h a fermentar?
Vânia,
depois do fermento natural feito, guarda-se no frigorífico.
Antes de fazer pão, alimentas. Deixas crescer à temperatura ambiente. Retiras a quantidade pretendida para o teu pão. Alimentas novamente e guardas no frigorífico.
Fiz exactamente isso! O sabor do pão fica fantastico! MAs ainda nao consegui ter um pao daqueles em que o miolo fica com aqueles buraquinhos de crescer..Fica mais denso..Algum truque?
Obrigado!
Boa noite, estou desiludida com o meu pão 😥. Fiz o fermento direitinho como você explica tudo a regra mas não consigo gostar do sabor fica ácido intragável 😥😥. O que estarei a fazer mal é a terceira vez que faço pão e deito fora 😪😪😪
Patrícia,
isso significa que o fermento está muito ácido. E o pão cresceu?
Para diminuir a acidez, deverá alimentar mais vezes o fermento.
Fazer pão é um processo. Vamos aprendendo.
O que é cultura de fermento e aonde eu compro? Essa medida( quantidade) tem que ser usada de uma vez,numa receita? Ou dá pra fazer mais receita? E o que é alimentar mais vezes o fermento? Desculpa aninha ignorância em relação a pão, pra mim tudo isso é novo. E quero experimentar esse fermento natural. Obrigada
Obrigada, vou continuar a tentar até acertar.
Andava a pesquisar sobre massa mãe e não me parece que leve fermento artificial... Por isso se chama mãe é feito só com a própria farinha e água... Corrija se estou enganada.
A cultura de fermento ou massa-mãe faz-se em casa. Hoje em dia talvez já se encontre em padarias artesanais.
Cininha,
A massa-mãe ou fermento natural é feito sem levedura de compra, que não é artificial.
Ok obrigada, como fala em agua farinha e cultura de fermento pensei que era com fermento artificial
Afinal, como se faz o fermento naturaL? Grato!
Olá Mário,
pode ver aqui o processo de fazer a massa-mãe ou fermento natural.
Caso tenha dúvidas sobre fazer pão, é só dizer.
Espero conseguir ajudar.
Boa tarde, Depois de ter uma massa mãe feita, quais as medidas para fazer pão? Mistura-se com mais farinha ou água, ou utilizamos apenas a massa mãe?
Olá boa tarde,
pode usar o fermento natural directamente na massa ou fazer uma massa-mãe.
A quantidade pode variar, dependendo do pão que fizer. Pode usar cerca de 100 ou 150g na preparação de um pão com 500 g de farinha.
Vânia,
aumente a quantidade de hidratação. Ajuda.
Desculpe mas suas explicações são muito inexplicáveis.
Olá,
tento sempre responder da melhor forma que sei.
Olá! Segui a receita da massa-mãe tal e qual como no livro "A arte do pão" e correu bem. Hoje de manhã fiz a massa-mãe e guardei o resto do fermento no frigorífico, acontece que a massa mãe cresceu imenso (mais do dobro), passado 6 horas, sabendo que só vou usar uma parte dessa massa, o que faço ao restante? E também, posso fazer o pão já ou tenho que esperar mais tempo? Muito obrigada!
Sandr,
que bom!
Fez o fermento natural? Ou faz uma massa-mãe a partir do fermento natural?
olá, sou novo por aqui e, gostei do assunto. Como já falaram atrás, suas respostas são inexplicáveis. Precisa ser mais exato e completo na respostas.
diferenciar o que natural ou não, fermento natural?? Voce fala como se todos fossem experts em fazer pão. se o intuito é ensinar, então, faça-o direito, complementando tudo. Desculpe, minha intenção não é tumultuar ou criticar com maldade, mas esclarecer.
Olá,
o conceito de massa-mãe é muito abrangente e por vezes confuso. O fermento natural é também designado por massa-mãe.
Olá Laranjinha tbem sou nova nesta matéria de massa-mãe, no entanto apoio totalmente o seu comentário de "ser muito abrangente e por vezes confuso". Tenho lido vários artigos sobre massa-mãe em vários livros e websites,e quanto mais leio, mais me fascina e mais quero saber. Tenho a agradecer-lhe a atenção k dá no seu blog, já me ajudou mais um pouco a entender este mundo maravilhoso da sourdough! Obrigada.
Olá,
muito obrigada.
Fazer pão é um processo. Estamos sempre a aprender.
Um beijinho.
Olá gostaria de saber quanta quantidade devo utilizar para 5k de farinha
A quantidade de fermento natural para 500 g de farinha é no máximo 200 g. A quantidade pode variar. Se for para uma fermentação longa, use 100 g por cada 500 g de farinha. Relembro, que o fermento natural a usar tem que estar activo.
Enviar um comentário