quarta-feira, 21 de março de 2018

Petiscos e Miudezas à Portuguesa, o livro


Queridos leitores,

já chegou às livrarias o meu novo livro, realizado em co-autoria com o gastrónomo Virgílio Nogueiro Gomes, Petiscos e Miudezas à Portuguesa, editado pela editora Marcador.

Foi um grande desafio, ter a possibilidade de cozinhar com as partes menos nobres dos animais. Um animal sacrificado deve ser um animal honrado e por isso deve ser comido da cauda à ponta do nariz. Não desperdiçar nada! E que bons petiscos e que maravilhosos pratos os nossos antepassados fizeram com as tripas, com as cabeças, com os rins, com o sangue! Revalorizar alguns produtos que por mil e um motivos fomos afastando da nossa mesa, é um dos objectivos deste livro. Encontramos no receituário tradicional português várias receitas com as miudezas de animais. Há que continuar a valorizar estes produtos para que se tornem ainda mais populares.

Eu cresci no Ribatejo e o sacrifício de um animal era motivo para juntar a família. A matança do porco era sinal de abundância e fartura para os meses que se seguiam. Aproveitava-se tudo, desde o sangue, até ao toucinho - que servia tantas vezes para fazer banha e depois comiam-se os torresmos, passando pelas tripas e pelo redenho. Vivemos numa altura em que é importante dizer não ao desperdício e é também o que este livro procura destacar.

O Petiscos e Miudezas à Portuguesa é um livro com receitas. Algumas tradicionais, como mão de vaca guisada com grão, iscas de cebolada, tripas à moda do Porto, butelo com casulas, maranhos, pezinhos de coentrada, pipis, cabeça de xara, entre outras.

E também tem adaptações mais contemporâneas como salada de fígados de galinha com framboesas, sandes de coração com maionese de mostarda em grão à antiga, molejas com cebola caramelizada e puré de grão, uma sopa maravilhosa de cabeça de borrego assada, entre muitas mais deliciosas iguarias que vos vão deixar com água na boca. Cozinhar com as partes, ditas menos nobres dos animais, tem a vantagem de fazermos pratos deliciosos e a muito baixo custo. Numa ida ao supermercado vejam o preço do pernil de porco, dos fígados, dos corações, dos pezinhos, etc. Enchem a mesa de comida de forma muito barata e com pratos cheios de sabor.

Ao preparar algumas das receitas do livro, pedi ajuda aos meus pais. Receitas como tripas guisadas com batatas, molhinhos com feijão branco, fressura guisada, pezinhos de borrego no tacho, foram e continuam a ser cozinhadas na minha família. E sempre que chegam à mesa é uma verdadeira festa. Toda a gente gosta. Um agradecimento especial também ao meu irmão que pacientemente acedeu aos meus pedidos e me arranjou muitas das carnes usadas na confecção das receitas.

O livro está dividido em cinco capítulos. Cada capítulo tem um texto introdutório em que se fala de cada um dos animais escolhidos, com uma contextualização histórica, onde se faz referência às partes usadas na cozinha portuguesa e com a indicação das carnes com designação DOP e IGP.

Como em tudo, há sempre um começo. E a minha aventura no mundo dos livros iniciou-se, em 2012, com o Cozinha para Dias Felizes a que se seguiram, em 2014, Delicioso Piquenique e Receitas Indispensáveis para o seu Robot Cuisine Companion, este último, publicado em Março de 2016. O Livro de Petiscos da Isabel chegou às livrarias nos finais de 2016.

E no ano em que o Cinco Quartos de Laranja celebra o seu 12º aniversário sabe bem ver chegar às livrarias mais um trabalho em que o meu nome surge ao lado de uma grande referência da história da alimentação em Portugal, Virgílio Nogueiro Gomes, a quem agradeço o convite e a confiança para a realização deste Petiscos e Miudezas à Portuguesa. Muito obrigada!

Brevemente darei mais novidades sobre encontros com leitores e outras acções. Mas deixo já o convite para estarem todos comigo no dia do lançamento em Lisboa: 3 de Abril de 2018. Combinado?

7 comentários :

Anjo-de-Mel disse...

Que bom! Bjinhos e muito sucesso em mais uma Aventura ;)

Carla Sousa disse...

Parabéns, eu já tenho dois na minha prateleira e vou ver se encontro este novo porque faz bem o meu género. bjs e muito sucesso.

Laranjinha disse...

Anjo-deMel,
muito obrigada.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Querida Carla,
muito obrigada.
Espero que gostes.
Um beijinho.

isabel disse...

Parabéns Isabel,
O livro é fantástico, com uma excelente apresentação e fez as delícias de um grande apreciador dos petiscos da gastronomia nacional, sobretudo quando envolve as partes menos nobres dos honrados animais. Foi o meu presnete do dia do pai, lembra-se ;)

beijinhos e votos de muito sucesso!

Laranjinha disse...

Obrigada, Isabel.
Lembro-me muito bem. Espero que o pai tenha gostado.
Um beijinho grande.

Mary - Strawberrycandy disse...

Parabéns Isabel,....deve ser um livro fantástico!
Passa no meu cantinho :)
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/