sexta-feira, 23 de março de 2018

Vamos fazer pão: Pão com pepitas de chocolate


Adoro chocolate. Sou daquelas pessoas que não resiste a uma fatia de um bolo de chocolate húmido, a uma taça de musse de chocolate, daquelas que ficam espessas, e que nos confortam o corpo e a alma. Não resisto a bolachinhas de chocolate saboreadas a meio de uma tarde de Inverno com um chá ou café. São daquelas coisas que nos dão anos de vida e que tratam a felicidade por tu.

Adoro abrir uma caixa de bombons e escolher, um a um, qual é que vou comer. Não resisto a um quadradinho de chocolate para acompanhar o café a seguir a uma refeição demorada. O chocolate saboreado em quadradinhos são daqueles mimos que nos dão alegria. Que nos deixam de sorriso satisfeito no rosto, que nos fazem esquecer as tristezas do mundo.

E pão com pepitas de chocolate? Delicioso! Tentador. Uma verdadeira guloseima, que nos remete para a infância. Experimentem uma fatia deste pão, barrada com uma boa manteiga. Leva-nos ao céu! Vamos fazer pão?

Apresentei a receita deste delicioso pão com pepitas de chocolate no passado domingo, no Festival Internacional do Chocolate de Óbidos.


Pão com pepitas de chocolate

Ingredientes para o poolish ou pré-fermento:
200 g de farinha de trigo T65
200 g de água à temperatura ambiente
1/8 de colher de chá de fermento seco de padeiro (0,4 g)


1. Colocar os ingredientes numa taça ou frasco. Mexer muito bem com uma colher, durante mais ou menos 1 minuto.

2. Fechar o frasco a taça e deixar descansar durante aproximadamente 12 horas. Fazer de véspera, à noite, e usar na manhã seguinte.


Ingredientes para o pão:
Poolish (toda a massa)
300 g de farinha de trigo T65
125 ml de água morna
4 g de levedura seca
9 g de sal
175 g de pepitas de chocolate de leite


1. Colocar o poolish numa taça. Juntar a farinha, o fermento e o sal. Regar com um pouco de água, mexer e começar a amassar.

2. Amassar durante 10 minutos, numa superfície plana. Ir adicionando a restante água aos poucos, de modo a que a farinha a vá absorvendo. Se necessário acrescentar mais um pouco.

3. Adicionar as pepitas de chocolate e amassar mais um minuto, aproximadamente.

4. Formar uma bola com a massa.

5. Tapar a taça com um pano e deixar a massa levedar durante 2 horas, em local abrigado, fora de correntes de ar.

6. Colocar a massa numa superfície polvilhada com farinha e enrolar um pão redondo. Colocar num cesto com farinha. Tapar e deixar levedar durante 1 hora.

7. Vinte a vinte e cinco minutos antes do fim do tempo, pré-aquecer o forno a 230ºC com uma panela de ferro tapada, lá dentro.

8. Com cuidado que está muito quente, retirar a panela do forno e colocar o pão lá dentro. Se for necessário sacudir um pouco a panela para compor o pão. Tapar e levar ao forno durante 30 minutos.

9. Retirar a tampa da panela, sempre com cuidado, e deixar o pão ganhar cor durante mais 15 a 20 minutos, mantendo a temperatura.

6 comentários :

Anjo-de-Mel disse...

Hmm, somos duas! Que pão maravilhoso, mais um para fazer, quem sabe agora pela Páscoa :P Bjinhos e bom fds.

Marlene Teixeira disse...

Se há coisa a que não resisto é pão. E com chocolate? Ninguém resiste! :D Está lindo. Esse interior é irresistível.

Um beijinho*
Marlene

Unknown disse...

O que é levedura seca? Fermento biológico seco?

Laranjinha disse...

Olá,
sim, é.

Laranjinha disse...

Obrigada, Marlene.

Laranjinha disse...

Anjo-de-Mel,
obrigada.