quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Granola de chocolate


Fevereiro está, quase, a chegar ao fim. Confesso, que a chegada de Março, é sempre revestida de mudança. É, neste mês, que passamos do Inverno para a Primavera, uma das épocas, para mim, mais bonitas do ano. A mudança do tempo, também, provoca mudanças em nós.

Mas antes de olhar em frente, de vez em quando, gosto de fazer balanços, de rever o que fiz de acordo com alguns dos meus objectivos. Decidir fazer coisas, traçar pequenas metas pessoais, é uma forma de darmos colorido à nossa vida. São um modo de estar na vida, de encontrarmos um caminho de forma a aproveitarmos, da melhor maneira, o nosso tempo. Ou, pelo menos, pensarmos que o fazemos.

Este ano decidi fazer uma lista de 12 livros que quero ler. Neste momento, estou quase a acabar o O Grande Gatsby de F. Scott Fitzgerald. Entretanto já li: O Meu Nome é Alice de Lisa Genova - um livro que não nos deixa indiferentes sobre uma doença assustadora; A Lista que Mudou a Minha Vida de Olivia Beirne - gostei tanto que decidi fazer também a minha lista; A Mística do Instante de José Tolentino Mendonça - um autor que me inspira e a que volto muitas vezes; É Isto que Eu Faço - Uma Vida de Amor e Guerra de Lynsey Addario - para mim este livro é uma lição de vida; Viver para Contá-la de Gabriel Garcia Marquez, um livro para quem quer saber um pouco mais sobre a vida deste grande autor. Gosto tanto de ler. Os livros ajudam-me a viajar, a aprender, a sonhar. Sempre que acabo um livro, acrescento mais títulos à lista de livros que quero ler.

Em termos de pequenas coisas que gostaria de fazer durante este ano, já consegui ir aprender a fazer os diferentes tipos de massa folhada e queijo fresco. Beber dois litros de água por dia, confesso que estou a tentar. Há dias, em que me disciplino e corre bem, há outros, que quando dou por mim, lá tenho que beber mais água. Um destes dias quero partilhar convosco algumas ideias sobre a importância da hidratação. Mas o importante é não perder o foco e irmos tentando.

Das coisas que continuo a valorizar, no meu dia-a-dia, são os pequenos-almoços, de preferência coloridos e felizes. E para quem gosta de ir variando a primeira refeição do dia como eu, deixo-vos a receita de granola que fiz nas pré-preparações desta semana. Com chocolate, fica tão boa!


Granola de chocolate

Ingredientes:
300 g de flocos de aveia grossos
50 g de nozes pecan
50 g de avelãs tostadas
50 g de amêndoa laminada
50 g de sementes de girassol
100 g de chocolate com 44% de cacau
150 g de mel
75 g de azeite
1/4 de colher de chá de baunilha em pasta
1 pitada de sal


1. Misturar o mel com o azeite e a baunilha. Mexer.

2. Numa taça juntar os flocos de aveia com as nozes pecan e as avelãs picadas, a amêndoa laminada, as sementes de girassol, e o sal. Regar com a mistura de mel e mexer muito bem.

3. Colocar o preparado num tabuleiro de forno forrado com uma folha antiaderente. Espalhar de modo a que fique uma camada uniforme.

4. Levar ao forno pré-aquecido a 150ºC durante cerca de 25 a 20 minutos. A meio, mexer.

5. Retirar o tabuleiro do forno. Adicionar o chocolate picado e mexer.

6. Levar ao forno cerca de 10 minutos.

7. Retirar do forno. Deixar arrefecer. Guardar num frasco hermético.


Uso a granola nos meus pequenos-almoços e lanches.

6 comentários :

Anjo-de-Mel disse...

Que óptimo aspecto! Tenho andado a adiar fazer granola, ñ sei bem por quê :) Tenho q apontar esta e se calhar vai mesmo ser a escolhida p arrancar na saga das granolas ;) Bjinhos e obrigada!

Laranjinha disse...

Anjo-de-mel,
resulta tão bem feita por nós.
Experimenta.
Um beijinho.

ines disse...

Que maravilha! Vou experimentar, parece ser bem crocante, como eu gosto :)
Depois mostro como correu. Beijinho*

Laranjinha disse...

Inês,
fico a aguardar.
Espero que gostes.
Um beijinho.

Fernanda Catarino disse...

Olá! Faço sempre a granola em casa, quando se começa já não se quer a de compra. Só nunca pus chocolate (que adoro) mas vou experimentar! Gosto muito de si Laranjinha, é uma inspiração e um dia hei-de fazer um workshop consigo! Bjs 😊

Laranjinha disse...

Olá Fernanda,
assim com chocolate também resulta tão bem.
Muito obrigada.
Um beijinho.