sexta-feira, 12 de junho de 2020

Salada grega


A salada grega, é daquelas saladas que, de uma maneira geral, toda a gente conhece. É feita com tomate, pepino, pimento, azeitonas, cebola roxa e queijo feta. Nos temperos, destacam-se o azeite e os orégãos. Na versão tradicional, por exemplo, o queijo feta é sempre servido em cima dos restantes ingredientes.

Para mim, é uma salada que associo ao Verão, ao tempo quente e às idas à praia. É uma salada fresca, crocante e muito colorida. Comida colorida é comida feliz, cheia de vida!

Pela sua simplicidade, a qualidade dos ingredientes faz toda a diferença nesta salada. Podemos servi-la, por um lado, como acompanhamento de carne ou de peixe grelhado ou, pode ser colocada na mesa como prato principal, para os dias em queremos fazer uma refeição mais leve. A receita da salada grega que partilho, hoje, convosco, é uma adaptação da receita tradicional.


Salada grega

Ingredientes para 4 pessoas:
1/2 cebola roxa
200 g de queijo feta
100 g de azeitonas kalamata
350 g de tomate cereja (vermelho e amarelo)
1/2 pimento verde
1/2 pepino inglês
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de vinagre de vinho tinto
2 colheres de chá de orégãos secos
1 dente de alho
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Cortar a cebola roxa em meias luas finas e colocar numa taça com água e gelo, durante cerca de 10 minutos ou enquanto se preparam os restantes ingredientes.

2. Cortar o tomate cereja para uma taça. Adicionar as azeitonas, o pimento cortado em cubos e o pepino cortado ao meio e depois em meias luas.

3. Escorrer a cebola e adicionar aos restantes ingredientes. Juntar o queijo feta cortado em cubos.

4. Numa taça misturar o vinagre com o dente de alho espremido, os orégãos, sal e pimenta-preta a gosto. Adicionar o azeite e mexer.

5. Regar a salada com o molho. Mexer. Se necessário rectificar os temperos. Servir.


Para esta salada é comum usar-se tomate em rama cortado em gomos. Podem substituir as azeitonas kalamata por azeitonas galegas.

Esta salada também fica óptima se juntarem uma colher de sopa de alcaparras.

2 comentários :

Malu disse...

Excelente

Beatriz Bragança disse...

O colorido desperta os sentidos, em especial o paladar!
Obrigada por partilhar.
Beatriz