Próximos Eventos
Porto 26 de Setembro 2020
Sábado:
10h00 - 13h30      Workshop Pré-preparações para as Refeições da Semana
 
 
15h00 - 19h00      Workshop Pão para o Dia-a-dia
Inscrições/Vouchers: work@sott.pt   WORK espaço criativo

quarta-feira, 24 de junho de 2020

15 saladas com grão-de-bico


Grão-de-bico, designado entre nós como grão. É um ingrediente muito versátil. Seco ou cozido, é das leguminosas que procuro ter sempre em casa.

Fortunato da Câmara conta-nos, no seu livro Alimentos ao Sabor da História, que o grão é considerado desde a Antiguidade, comida de camponeses e de pessoas pobres.

« Ateneus relata uma imagem plena de simplicidade, ao descrever uma noite de Inverno em que estava sentado à lareira a beber vinho doce e a petiscar grão. Quando estava farto da vida urbana de Roma, o poeta Horácio ansiava por um prato de grão e massa. Era vendido por comerciantes na rua como aperitivo durante os espectáculos populares de teatro. Quando queriam caracterizar alguém como pobre, os romanos usavam a expressão «frictis ciceri emptor» ou seja "consumidor de grão frito". »

As curiosidades da história da alimentação são tão interessantes!

O grão de bico é um ingrediente central em muitas cozinhas, incluindo a portuguesa. Bacalhau com grão faz parte da nossa tradição!

O grão-de-bico é um alimento muito nutritivo e é um delicioso aliado de muitas das minhas saladas. Para os dias de Verão, deixo-vos 15 saladas, em que a estrela é o grão, esta leguminosa tão popular:

4 comentários :

  1. Tudo se modifica, nada se perde. Estas saladas têm um aspecto delicioso. Acredito que sejam uma maravilha à mes tanto do pobre, como se diz que eram, como do rico.
    .
    Saudações amigas

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Isabel! Vou mesmo ver se faço umas quantas desta lista :) Bjinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anjo-de-Mel,
      espero que gostes. Nestes dias, sabem tão bem as saladas.
      Um beijinho.

      Eliminar