sexta-feira, 2 de agosto de 2024

Doce de curgete com baunilha

Aos anos que queria partilhar convosco esta receita. Por uma ou outra razão, a ocasião foi passando. Mas este ano, tenho três pés de curgete na horta que fiz com a minha mãe. Já vos falei deste projeto. Desde a morte do meu pai que decidi fazer uma horta com a minha mãe. No primeiro ano, tivemos pouca coisa. Umas favas, couves, cebolas, salsa e alfaces. No segundo ano, já nos aventurámos mais. Para além das favas, couves, tomateiros, abóboras, chuchus, curgetes, pimentos, pepinos, tivemos feijão-verde e batata-doce. Este ano, perdemos a cabeça e enchemos a terra de coisas boas. Para além de tudo o que semeámos o ano passado, este ano, acrescentámos ervilhas, beterrabas e alho-francês.

Ter uma horta torna-se terapêutico. A horta precisa que se lhe olhe por ela, todos os dias. Para além da água, adubos, cuidados com as pragas, precisa, essencialmente, de carinho. O que a horta trouxe à minha mãe, na minha opinião, foi um propósito. Todos os dias que se levanta sabe que tem que ir cuidar da horta. A horta depende dela. E depois, como valorizamos tudo o que a horta produz, isso deixa-a feliz. A felicidade é meio caminho para uma vida mais longa ou, pelo menos, ajuda. Gosto de acreditar que sim!

E o que é que a horta me trouxe a mim? Para além de todas as coisas boas que posso colher, trouxe-me mais proximidade com a minha mãe. Trouxe-me algo para fazermos as duas, algo que nos une num único propósito. Trouxe-me muito trabalho, claro! - tanto que por vezes, penso "será que sou capaz?"! Mas para além disso, trouxe-me a vontade de aprender, de saber mais, de procurar informação sobre como plantar e cuidar da terra. Trouxe-me a vontade de guardar sementes e de partilhar plantas com os vizinhos e os amigos. Trouxe-me também o prazer de colocar na mesa o que colho da minha terra.

Doce de curgete com baunilha
Ingredientes:
1,500 kg de curgete cortada em cubos (sem casca e sem sementes)
1 kg de açúcar amarelo
1 pau de canela
Casca de 1 limão
½ vagem de baunilha


1. Colocar a curgete numa panela. Acrescentar o açúcar e mexer.

2. Adicionar o pau de canela, a casca de limão e a vagem de baunilha aberta ao meio.

3. Levar ao lume e deixar ferver, parcialmente destapado, durante cerca de 45 a 50 minutos. A maior parte do líquido que se formou deverá evaporar.

4. Retirar o pau de canela, a casca do limão e a vagem de baunilha.

5. Com a varinha mágica triturar a curgete. Deixar apurar mais 3 a 5 minutos, em lume baixo.

6. Retirar do lume e guardar em frascos.

3 comentários :

Ana disse...

Obrigada

Anónimo disse...

Vou experimentar 🙏

Rosa disse...

Vou fazer,obrigada