quarta-feira, 10 de maio de 2017

Abacate assado no forno com ovo


O pequeno-almoço é das refeições mais importantes do dia. É uma forma de repormos energias e melhorarmos o nosso desempenho, a nossa concentração, nas tarefas que nos esperam ao longo do dia. Há estudos que dizem que ao tomarmos o pequeno-almoço, reduzimos a tendência para cometermos alguns erros alimentares, dado que já não estamos esfomeados, ou melhor esganados, e podemos pensar de forma mais ponderada quando fazemos as nossas escolhas sobre o que vamos comer.

Há pessoas que acordam de manhã e não lhes apetece comer. Sentem-se enjoadas. A Drª. Darya Pino Rose no seu livro Comer Bem Viver Melhor diz-nos que este problema, entre outras razões, se pode prender com a falta de hidratação. « A desidratação é uma razão comum pela qual as pessoas não têm fome de manhã. » E aconselha a que se « (...) crie o hábito de beber muita água, particularmente, antes de deitar e de manhã ». De há uns anos para cá, que adquiri o hábito de beber um copo de água morna em jejum, com um pouco de sumo de limão acabado de espremer. Tomo o meu banho, arranjo-me, e só depois tomo o pequeno-almoço.

Tomar o pequeno-almoço é um hábito que se adquire, que se cultiva. E não é preciso acordar muito mais cedo durante os dias de trabalho para fazer esta tão importante refeição de forma feliz. Dependendo dos hábitos, aconselho a terem no frigorífico iogurtes, leite, fruta fresca, queijo, manteiga, presunto fatiado, salmão fumado, ovos cozidos. Na despensa, um saco com flocos de aveia e pão. Tantas vezes o meu pequeno-almoço é uma taça de iogurte com flocos de aveia e uma mão cheia de frutas frescas, um pão com queijo e café. Adoro pão. Todos os dias como pão, mas de preferência, sempre de manhã. Para fazerem este pequeno-almoço são precisos apenas 15 minutos. Se tiverem microondas, em poucos segundos aquecem uma caneca com leite. Experimentem! Tomar o pequeno-almoço é mesmo uma questão de hábito, de organização, e não de falta de tempo!

Se durante a semana os pequenos-almoços são feitos ao ritmo de cada um. Ao fim-de-semana, cá em casa, procuramos fazer do pequeno-almoço um momento especial para estarmos à mesa. Falarmos. Rirmos. Se tiverem crianças, envolvam-nas neste processo. Nestas alturas procuro colocar na mesa opções que durante a semana não costumo fazer, como panquecas, waffles, sumos ou batidos de fruta, compotas, entre outras coisas boas que nos ajudam a começar o dia com energia. Um destes dias para um pequeno-almoço demorado de domingo, preparei abacate assado no forno com ovo. Uma receita que não traz segredos mas que cá em casa surpreendeu e que ajudou a tornar a nossa manhã mais saudável.


Abacate assado no forno com ovo

Ingredientes para 2 pessoas:
1 abacate
2 ovos pequenos
Sal e Pimenta-preta q.b.


1. Cortar o abacate ao meio e retirar o caroço.

2. Retirar, com a ajuda de uma colher, um pouco de polpa do abacate de modo a obter espaço para colocar o ovo. Temperar com uma pitada de sal e pimenta a gosto.

3. Partir o ovo para uma taça e colocá-lo na cavidade do abacate.

4. Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante aproximadamente 15 minutos ou até o ovo estar cozido.

Servir o abacate com bacon de peru aquecido na frigideira com um fio de azeite. Se gostarem, podem polvilhar o ovo com queijo parmesão ralado e depois, ao sair do forno salpiquem com cebolinho fresco picado.

7 comentários :

Maria disse...

Olha que maravilha. Vou experimentar.... adoro os dois ingredientes. bjs

Laranjinha disse...

Obrigada, Maria.
Um beijinho.

feltro nas mãos disse...

Abacate e ovo?! Gosto tanto!... Vou querer experimentar esta nova receita!

Também já fiz Tosta de Abacate e Ovo (aqui: http://feltronasmaos.blogspot.pt/2017/03/levanta-te-alimenta-te-e-mexe-te.html?m=1), receita do Jamie Oliver, e também estava uma delícia! 😉

Bem haja, Laranjinha!
Beijitos

angela disse...

corrige aí...até o ovo estar cozido, e nao, cozinhado

Laranjinha disse...

Angela,

obrigada pela correcção. Já actualizei.

Um beijinho.

Lilia Goncalves disse...

Muito bom! uma delicia!

Lilia Goncalves disse...

Muito bom! uma delicia!