quarta-feira, 31 de maio de 2017

Cachaço de porco assado no forno


Perguntam-me, muitas vezes, se cozinho todos os dias cá em casa. A resposta é que não. Há dias, em que as refeições são feitas de acordo com a minha organização semanal, outras, seguem o ritmo do que tenho em casa e da minha disponibilidade.

Faço as compras da semana, entre quinta-feira e domingo. Costumo ir a mais do que um supermercado. Tenho quatro de eleição, onde faço compras regularmente. Gosto de comprar fruta e alguns verdes num mercado que se realiza todos os domingos, junto à rua onde vivo. Da horta dos meus pais também vêm muitas das coisas boas que se comem cá em casa e que têm um sabor incrível.

Todas as semanas, faço uma sopa. Quando é em grande quantidade, congelo em doses para depois irmos consumindo. Lavo alface e coloco num recipiente no frigorífico, para ser mais fácil preparar as saladas da semana. Gosto de ter, legumes assados - normalmente couve-flor, para os acompanhamentos. Se cozo previamente brócolos, feijão-verde, depois na altura de servir costumo salteá-los em azeite e alho. Para que durante a semana não esteja sempre a cozinhar - há dias em que chegamos tão tarde - procuro ter algumas coisas já preparadas ou de certo modo adiantadas que depois seja só aquecer, preparar um acompanhamento e irmos para a mesa. Uma dessas coisas que preparei, um destes dias, foi cachaço de porco assado no forno. Fi-lo no fim-de-semana e serviu logo para uma das nossas refeições. Depois, cortei a carne em fatias, dividi em doses e congelei. Ontem, preparei o jantar num abrir e fechar de olhos!


Cachaço de porco assado no forno

Ingredientes para 6 pessoas:
1,700 kg de cachaço de porco sem osso
5 dentes de alho
80 g de banha de porco
1 colher de sopa de pimentão doce fumado
1 cenoura
3 chalotas
3 talos de aipo
300 ml de vinho branco
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Temperar a carne com sal, pimenta e os dentes de alho picados.

2. Misturar a banha com o pimentão doce fumado. Barrar a carne com esta mistura.

3. Regar com o vinho branco e deixar a marinar durante 1 hora.

4. Cortar as chalotas, a cenouras e os talos de aipo para um tabuleiro de forno. Dispor a carne em cima dos legumes. Regar com o molho.

5. Levar ao forno pré-aquecido a 170ºC durante 3 horas. De 30 em 30 minutos, regar a carne com o molho. Podem tapar a carne com folha de alumínio, caso vejam que está a corar demasiado.


Servir esta carne com salada de verdes, puré de batata ou legumes cozidos. Como referi, para as refeições do dia-a-dia, podem cozinhar a carne, fatiar, guardar em caixas e congelar por doses. Durante a semana, é só descongelar e aquecer. Se congelarem em recipientes de vidro, depois não precisam de sujar mais louça para aquecer.

7 comentários :

Su Delícia disse...

Que aspecto maravilhoso!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
(se puderes passa no face e deixa o teu like na pagina :
https://www.facebook.com/Su-Del%C3%ADcia-413350998742460/ )

Laranjinha disse...

Susana,
obrigada.
Um beijinho.

Tânia disse...

Olá! Costumo fazer imensas vezes e adoro, a carne é tenra e suculenta. Não costumo cozinhar e congelar, quase todos os dia cozinho, mas realmente essa ideia é muito boa...poupa-se imenso tempo! Tenho de me convencer que o congelador não é apenas para alimentos crus, aí talvez me sobre mais tempo durante a semana! Obrigada pelas dicas, continue o excelente trabalho!

Beijinhos!

http://foodmacia.blogspot.pt/

Anónimo disse...

Essa carne parece seca como a palha!

Laranjinha disse...

Assada a 170ºC, normalmente não seca como se for a 200ºC.

Laranjinha disse...

Obrigada, Tânia. Um beijinho.

Claudia Moreira disse...

O comentario acima é dor de cotovelo. A carne está com aspeto super suculento.