terça-feira, 15 de maio de 2018

Bolonhesa de lentinhas


Uma das coisas que procuro fazer em termos de alimentação é variar o que se come cá em casa. Para terem uma ideia, procuro variar os legumes que comemos durante a semana. Umas semanas asso batata-doce, na outra, já faço abóbora. Umas vezes, cozo couves, outras brócolos. Umas vezes temos massa, outras bulgur, quinoa ou cuscuz. Umas semanas, temos grão, noutras feijão cozido. Por norma, tento sempre ter verduras para fazer saladas. E procuro até usar alfaces diferentes, para além, do tomate, rabanetes, endívias, couve-roxa, entre outras sugestões.

Em conversa com a minha cunhada Cristina, sobre alimentação, falou-me numa receita de bolonhesa de lentinhas. Adorei a ideia, fiquei curiosa e num destes dias, foi o prato servido, cá em casa, num dos nossos almoços de fim-de-semana.


Bolonhesa de lentilhas

Ingredientes para 4 pessoas:
250 lentinhas vermelhas sem casca
1 cebola picada
3 dentes de alho
45 ml de azeite
1 folha de louro
400 g de tomate pelado em pedaços
1 colher de sopa de concentrado de tomate
100 ml de vinho branco
2 cenouras
1 talo de aipo
1/2 colher de chá de orégãos secos
1 ramo de salsa
650 ml de água ou caldo de legumes
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Refogar a cebola com o azeite, os dentes de alho picados e a folha de louro.

2. Adicionar o tomate, o concentrado de tomate e o vinho branco. Deixar cozinhar um pouco.

3. Juntar 250 ml de água. Assim que ferver adicionar as cenouras e o aipo cortados em pequenos cubos. Deixar cozer em lume brando, com o tacho tapado, até a cenoura estar macia.

4. Adicionar a restante água, as lentilhas, os orégãos e a salsa picada. Temperar com sal e pimenta-preta a gosto. Deixar cozer durante aproximadamente 10 minutos ou até as lentilhas estarem no ponto. Se necessário rectificar os temperos.


Podem servir, para acompanhar a bolonhesa de lentilhas, esparguete cozido ou outra massa a gosto, um puré, legumes cozidos ou assados. Cá em casa, servi esta bolonhesa com couve-coração de boi salteada com um fio de azeite na frigideira.

4 comentários :

Cristina disse...

A tua cunhada Cristina só te dá boas ideias! ;)

Laranjinha disse...

Tenho uma cunhada muito fofinha! :)

Mila Gomes disse...

Boa tarde tarde é uma ideia fantástica, mas tenho uma dúvida em relação à lentilhas. São cozidas primeiro? é as cascas tiram se dp de cozidas? Desculpe a minha ignorância mas nunca cozinhei lentilhas. Obrigada

Laranjinha disse...

Mila,
as lentilhas vermelhas não precisam de ser cozidas previamente, nem demolhadas. Cozem muito rápido.