terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Tâmaras recheadas com queijo e nozes


No final de cada ano, gosto de fazer balanços. De olhar para trás e rever como foi o meu ano. Gosto de pegar na agenda e mês a mês ver o que fiz, por onde passei, quais foram as minhas leituras, as séries ou os filmes que escolhi ver. Tomar nota do que faço ajuda-me a reflectir, a definir objectivos e a traçar novos rumos.

Ter uma agenda permite-me ver o modo como tento aproveitar a minha vida. Nestes momentos de balanço, costumo escolher uma palavra que define o meu ano. Em 2012, escolhi Mudança. Em 2014, Esperança. Em 2015, Acreditar. Em 2016 foi Persistência.

E nos últimos anos, a palavra escolhida tem sido Gratidão. Grata por ter trabalho e novos desafios. Grata por ter tido a coragem de mudar de vida e ter escolhido fazer aquilo que me faz feliz. Grata por ter motivos para sorrir. Grata por ter o amor dos meus pais e a amizade dos amigos de sempre, e dos novos que vão chegando. Grata pelas coisas boas vividas em família!

2019 foi, para mim, um ano muito especial! Fiz workshops em Lisboa e no Porto. Fiz vários showcookings, desenvolvi receitas e fiz vídeos para marcas. Comecei a trabalhar em acções de team building com empresas. Lancei um novo livro. Viajei. Li sobre alimentação. Fiz, pela primeira vez, uma palestra em inglês. Aprendi, um pouco mais, sobre a arte de fazer pão. Mostrei-vos o meu figorífico, num projecto inovador. Fui jurada em vários concursos.

Neste final de ano, sinto-me grata por ter voltado a cozinhar numa rubrica na televisão. Soube tão bem voltar à Praça da Alegria, na RTP.

2020 está quase a chegar ... Que seja um ano feliz! Cheio de motivos para sorrir. Que nos traga saúde, trabalho e a companhia daqueles que nos são queridos. Que nos permita continuar a sonhar.

Para a mesa de passagem de ano, deixo-vos uma receita que costumo fazer, muitas vezes, em dias de festa, tâmaras recheadas com queijo e nozes.

Feliz Ano de 2020!


Tâmaras recheadas com queijo e nozes

Ingredientes:
250 g de tâmaras Medjool
200 g de queijo creme
Nozes q.b.


1. Fazer um corte nas tâmaras, na longitudinal, e retirar o caroço.

2. Rechear as tâmaras com queijo creme e fechar ligeiramente.

3. Dispor meia noz em cada uma das tâmaras recheadas.

4. Colocar as tâmaras recheadas num prato e servir.


Variações desta receita: em vez de queijo creme podem usar queijo Brie, queijo Chèvre ou, uma mistura de queijo creme com queijo de cabra. Podem ainda, polvilhar as tâmaras com tomilho e regar com um fio de mel. Tão simples e tão bom!

10 comentários :

Laranjinha disse...

Olá,
muito obrigada.
Tudo de bom.

Anjo-de-Mel disse...

Feliz Ano, Isabel! Bjinhos e tudo de bom em 2020!

Dora (Blog Desabafos de Mãe) disse...

Feliz 2020!!

Laranjinha disse...

Anjo-de-Mel,
muito obrigada. Que este novo ano nos traga muitos motivos para sorrir.
Um grande beijinho.

Laranjinha disse...

Dora,
muito obrigada.
Que seja um ano bom!
Um beijinho.

João Zanco disse...

Pretendo fazer logo.

Unknown disse...

Ola em Portugal qual será o tipo de queijo creme utilizado ? Obrigado Bom ano !

Laranjinha disse...

Olá,
Usei queijo creme tipo Philadelphia.

Anónimo disse...

As tâmaras vão ao forno?

Laranjinha disse...

Estas tâmaras não vão ao forno.