quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Sopa de couve lombarda com cenoura


A sopa é prato habitual, cá em casa. É, quase sempre, a forma escolhida de iniciarmos as nossas refeições. A sopa ajuda-nos a ingerir mais água e é uma forma de aumentarmos a quantidade de legumes consumidos durante o dia. E depois, podemos comer uma sopa diferente, todos os dias. As combinações são quase infinitas. Ora colocamos, na base, cenoura, ora abóbora. Ora colocamos batata ou juntamos curgete. Podem ter leguminosas. Podem ser cremes ou serem sopas com textura. Penso que há sopas para todos os gostos e épocas do ano.

No Inverno, prefiro sopas mais reconfortantes. Junto-lhes, muitas vezes, grão ou feijão, e tento aproveitar os legumes da estação. A sopa que fiz esta semana foi para dar destino a uma couve lombarda que me tinha sobrado das compras da semana passada. Uma das coisas que noto ao fazer as pré-preparações das refeições da semana é que aproveito tudo o que tenho no frigorífico de forma mais eficiente, evitando os desperdícios.

Relembro que no domingo, 24 de Março de 2019, irá decorrer, em Lisboa, o workshop Pré-preparações e Refeições da Semana.

Cá em casa, há, pelo menos, uma sopa diferente todas as semanas. E na vossa? Costumam variar a sopa?


Sopa de couve lombarda com cenoura

Ingredientes para 6 pessoas:
2 cabeças de nabo
2 cebolas
4 cenouras
1 batata
1 chuchu
2 l de água quente
50 ml de azeite
Sal q.b.


1. Colocar numa panela as cabeças de nabo, as cebolas, 3 cenouras, a batata e o chuchu cortados. Regar com a água. Temperar com sal. Levar ao lume e deixar ferver até os legumes estarem cozidos.

2. Com uma varinha mágica, triturar os legumes.

3. Adicionar uma cenoura cortada em rodelas e a couve lombarda cortada grosseiramente.

4. Assim que a couve e a cenoura estiverem cozidas, adicionar o azeite. Mexer. Se necessário rectificar os temperos. Retirar a sopa do lume e servir.

2 comentários :

Mary - Strawberrycandy disse...

Que rica e deliciosa sopa!
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

Unknown disse...

A ideia do chuchu não me ocorreria. Obrigada pelas suas deliciosas receitas.