sábado, 28 de março de 2009

Às quintas é dia de piza

A quinta-feira tornou-se há já algumas semanas o dia de pizza cá em casa. A ideia consiste em convidar uma ou duas pessoas para virem confeccionar connosco a sua pizza. Nós preparamos a massa e o molho de tomate. As condições apresentadas na altura do convite são que cada um dos convidados terá que estender a massa, fazer a cobertura e dar um nome à sua piza.

O mais curioso desta experiência é que a maior parte dos nossos convidados, até agora, nunca ou raramente cozinha no dia-a-dia. Fazer pizza é mesmo um desafio.

Nesta quinta-feira passada tivémos cá em casa o Diogo, que sem se aperceber esteve na origem desta ideia, e a minha amiga de longa data, Sandra Palma.

O Diogo fez uma "Pizza Helénica" e, apostou, segundo ele, na simplicidade e no minimalismo. Colocou na sua pizza molho de tomate, tomate partido em pequenos cubos, queijo feta, cebola, dois pedaços de espargos no centro e orégãos secos. Quando a pizza saiu do forno colocou mais um pouco de cebola, regou o meio da pizza com um fio de azeite e polvilhou com orégãos secos.


O Ricardo continua com as suas experiências pouco convencionais e que nos deixam mais ou menos na dúvida. Colocou na sua pizza molho de tomate, fatias finas de queijo de ilha, polpa de tomate, tomate seco em azeite, espargos, rodelas de salpicão, três rodelas de chouriço mouro, tomate às rodelas, queijo roquefort, salmão fumado e orégãos secos.



Na cobertura da minha piza coloquei molho de tomate, 200 g de queijo camembert, tomate às rodelas, espargos cortados ao meio, dois cogumelos fatiados, azeitonas pretas às rodelas, queijo mozzarella ralado e orégãos secos.


A minha amiga Sandra chegou um pouco mais tarde, já nós estávamos na fase das fotos e com a última piza no forno. Para não nos atrasarmos ainda mais, fomos dar-lhe uma ajudinha à cozinha.

Enquanto escorria duas latas de mexilhões em escabeche, pediu-nos para esgamar três dentes de alho num almofariz com coentros frescos picados e azeite.

A base da piza foi pincelada com a mistura de azeite, alho e coentros. Depois colocou os mexilhões, ervilhas e milho de conserva. Seguiu para o forno.

A "Pizza Mexilhona" da Sandra foi simplesmente arrasadora. A Sandra conseguiu uma pizza saborosa e inovadora. Todos concordámos que para quem diz que não cozinha, saiu-se muito bem.

Comecámos a nossa refeição com broa de milho barrada com manteiga de alho, tomate seco em azeite e orégãos. A ideia era fazer pão de alho, mas o único pão que tinha cá em casa era broa de milho e lá teve que ser. O vinho escolhido foi Monte Velho tinto de 2007 da Herdade do Esporão, escolha do Diogo.

Para sobremesa o Diogo trouxe tortas de Azeitão, fiz uma mousse de chocolate e também servi uma taça com morangos.

A conversa prolongou-se noite dentro ...

7 comentários :

Patanisca disse...

Olá! Andei a copiar a tua ideia e no fim-de-semana passado convidei uns amigos para fazermos juntos as pizzas. Foi um sucesso!!! Beijinhos.

Laranjinha disse...

Patanisca,

fico muito contente em saber que gostaste da ideia e que gostaram da experiência.

Beijinhos,

Rivera disse...

Que maravilha de piza! Por acaso hoje também coloquei uma receita de piza. Mas infelizmente, não posso fazer todas as semanas como aí em casa porque estou a tentar emagrecer... :P

Rute Jacinto disse...

Olá, adorei esta ideia, e confesso que se tivesse mais tempo também iria copiar!! Eu sou amante de pizza, por mim comia todos os dias... já era bom comer todas as semanas!! LOL.... Mas tento não comer mtas vezes, por ser uma bomba calórica MUITO saborosa... Hoje estava com apetite disso e depois de ver estas, irá ser inevitével!! Bjinhos e bom fim-de-semana

moranguita disse...

mas que belos jantares que se tem psaado ai em casa.
estaouma marvilha as pizzas.
beijinhos

risonha disse...

Fiquei a babar com a pizza mexilhona! E adorei o nome... lol!

Avental da Micas disse...

bem... estas 5ª são complicadas... para quem assiste a estas fotos e não pode provar!
parabéns pela fornada desta semana, estão muito boas!