sábado, 21 de março de 2009

Piza à Joe King

Na passada quinta-feira foi dia de piza e como convidados recebemos os meus sogros. Os meus sogros são como pais para mim. Damos-nos todos muito bem e não passa uma semana em que não estejamos pelo menos uma vez juntos.

Como na quinta-feira foi também Dia do Pai, acho que não haveria melhor data para os convidarmos a vir cá a casa colocar as mãos na massa.

A massa e o molho de tomate para as pizas foram feitos da maneira habitual já aqui apresentada. As pizas, cada um fez a sua, como já é da praxe.


A minha sogra colocou na sua piza uma camada de fatias finas de presunto, tomates cereja cortados ao meio, espargos brancos de conserva e azeitonas verdes sem caroço, por fim polvilhou com queijo mozzarella ralado.

A piza foi servida com rúcula selvagem e foi considerada a mais bem apresentada.

Eu coloquei na cobertura um queijo mozzarella fresco cortado às rodelas, bacon cortado em cubos, tiras de presunto, pimento vermelho e pimento verde cortados em tiras, azeitonas pretas às rodelas e azeitonas verdes sem caroço inteiras e quatro quadradinhos de queijo roquefort. Por fim, polvilhei com queijo mozzarella ralado e óregãos secos.

Servi a piza com folhas de manjericão frescas.

Agora os rapazes:

O Ricardo desta vez, mesmo assim, foi mais comedido nas suas pizas 3D. Usou queijo feta, azeitonas pretas, polpa de tomate, salpicão, queijo ricotta, queijo roquefort, queijo mozzarella ralado, meias rodelas de tomate e brócolos.

Mas a revelação da noite foi o meu sogro Joaquim. Surpreendeu-nos a todos, primeiro com o seu à vontade a trabalhar a massa e depois a colocar a cobertura na piza.

Será que andou a treinar durante a semana? - verbalizámos nós em jeito de brincadeira, mas a perceber que tinhamos ali especialista. Mas o melhor ainda estava para vir, a cobertura da piza.


Na sua piza colocou chouriço picante e linguiça às rodelas, gomos de tomate, tomate cereja, tiras de pimento verde, azeitonas pretas às rodelas, azeitonas verdes sem caroço, queijo ricotta, ananás, rabanetes às rodelas e queijo mozzarella ralado.

A sua piza foi considerada a melhor, a mais saborosa de todas e a primeira a acabar. O chouriço picante deu-lhe uma graça que a distinguiu de todas as outras. Quem sabe, sabe.

Durante o jantar decidimos que a sua piza seria designada Piza à Joe King.

O jantar foi acompanhado de um vinho tinto Marquês de Borba de 2006 e para sobremesa fiz uma tarte de maçã em massa folhada.

Uma experiência em família, sem dúvida, a repetir.

14 comentários :

Susana Gomes disse...

As pizzas estão, como sempre, uma maravilha, mas eu cá se tivesse que escolher uma ficava com a de rúcula!
Que delícia. :)

ameixa seca disse...

Que espectáculo! Apetecia-me uma fatia agorinha mesmo :)

Anónimo disse...

Acho o máximo estes dias de pizza e as variações que vão surgindo aí por casa. Mas mais giro foi saber que o teu sogro tem o mesmo nome que o meu. E que o meu pai também. Aqui por casa são eles que se divertem: "Então, Joaquim, estás bom? Sempre, Joaquim, e tu?" ;)

Beijoca *
Mariana

Site das mulheres disse...

Olá,

As pizzas têm um aspecto fantástico.

Parabéns!!!

Manuela © disse...

Que ideia engraçada dum jantar em que cada um faz a sua pizza. O chouriço de facto contribui muito no tempero da pizza e com ananás como eu adoro, também acho que seria a minha favorita :)

Anónimo disse...

Aqui ficam os meus parabéns pelas magníficas Pizzas que saem da tua cozinha. Para além do aspecto bonito e da riqueza dos ingredirntes, é óptimo ver o ambiente de diversão e alegria que presidem à sua confecção.Ou não fosse o cozinhar, um acto de Amor...Nunca pus bróculos na pizza nem rabanetes por achar que ficam duros e secos, mas pelos vistos, estou enganada.Já o ananás e as rodelas de banana dão um toque agridoce que muito apreciamos.
Parabéns aos cozinheiros e cozinheiras. Quando abrires ao público, diz onde é que eu vou!!!
Bom fim de semana e Bjs. Bombom

Anónimo disse...

"ganda" graxista! ;o))))

moranguita disse...

ora aqui esta uma coisa que nunca fiz em casa mas tenho muita vontade em experimentra.
estao todas muito baos, abriram.me o apetite:
beijinhos

nela disse...

Ai AI que maravilha ate da agua na boca so de ver, ja comia um bocadito eheh...e eu que adoroooooooooo pizza puxa vida isso é tortura :-)...Desejo-lhe um otimo Domingo.
Um bj

Nela

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Como disse a Nela: " isto é tortura" hehehehehehe

bjsssssssssss

Raspas de Laranja disse...

Lá em casa é mais ao sabado, ao almoço, com pouco tempo, poe-se a fazer na MFP. Depois disse ao meu filho que havia uma blogueira que fazia pizza e cada um recheava a sua maneira. Achou a ideia excelente! Agora já sei. Copiei a tua ideia. Ficaram lindas as pizzas da familia. Bjs

Laranjinha disse...

Zé,
gostei imenso de saber que também estão a fazer pizas em família. Cá em casa divertimo-nos a querer saber o que é que cada um vai colocar, opinamos imenso e rimos ainda mais. Para mim tem sido uma boa experiência.
Um beijinho,

Anónimo disse...

Já dei a minha receita, agora é só ver quando posso dar aí um saltinho ao restaurante Italiano dos meus brothers, yah? (como se fala por aqui!) ;)
Bjs angolanos

disse...

Que maravilha!! Adoro pizzas!!