sábado, 14 de março de 2009

Piza com amigos

Esta semana o dia de piza mudou. O dia escolhido era a quinta-feira, mas como resolvémos mudar o conceito e ter um convidado, esta semana o dia de piza teve que ser ontem.

Fazer piza tem-se revelado uma tarefa verdadeiramente divertida e criativa, como tal resolvemos começar a ter convidados cá em casa que irão fazer a sua piza. Nós fazemos a massa na máquina de fazer pão com a receita de sempre e o molho de tomate, e indicamos os ingredientes que temos cá em casa disponíveis (queijos, cogumelos, presunto, espinafres, etc). Os nossos convidados terão que ser originais e não podem repetir nenhuma das pizas já aqui apresentadas. Os ingredientes especiais ou "secretos" sugerimos que sejam os nossos convidados/amigos a trazer para manter o suspense do que irão fazer.

O nosso primeiro convidado foi o nosso grande amigo Nuno. Ontem, quando chegou tentou perceber como fazíamos a massa e como fazíamos as nossas pizas. E, nós quisemos logo saber quais eram os ingredientes que trazia para a sua piza.

Começámos o nosso jantar com uma salada de queijo mozzarella, tomate e manjericão. Temperada com azeite e orégãos secos.



O Nuno estendeu a sua base de piza e para a cobertura usou queijo mozzarella fresco, queijo mozzarella ralado, chouriço mouro da Beira Baixa, tomate mini chucha, tomate cereja amarelo, azeitonas pretas às rodelas, queijo roquefort e orégãos secos.


Um a dois minutos antes de retirar a piza do forno, o Nuno espalhou por cima da cobertura da piza segurelha fresca. Esta piza ficou baptizada como Piza Nunnini.




Eu desta vez procurei ser mais comedida no uso dos queijos e coloquei na cobertura da minha piza: cogumelos frescos fatiados, folhas de espinafre, bacon em cubos, queijo ricotta, queijo mozzarella ralado e pinhões.


O Ricardo continua com as suas pizas geometricamente organizadas ou como nós dizemos, pizas 3D. Usou na cobertura beringela cortada às rodelas, fiambre, tomate às rodelas, tomate cereja amarelo, salpicão, alcachofra fresca, queijo mozzarella e brócolos. A alcachofra não resultou, os pedaços eram muito grandes e ficaram demasiado secos.





Durante o jantar, fomos provando das três pizas. O vinho escolhido para acompanhar a refeição foi Cistus, Douro 2005.

Para sobremesa tivemos um gelado de Stracciatella da Carte D´Or.

Na minha opinião a piza mais saborosa foi a do nosso convidado. No final, ficou a promessa de o Nuno voltar cá a casa para repetir a experiência.

9 comentários :

Mônica Santos disse...

É de encher a boca d'água. Realmente, a pizza não precisa ser sempre a mesma. Estou adorando estes testes, assim tenho mais ideias criativas para fazer minhas pizzas por aqui. Divino!

Paula disse...

Laranjinha, isto não se faz! ... Fiquei cheia de fome.

Anónimo disse...

Que pisas maravilhosas saem da vossa cozinha!As fotos, fantásticas, até abrem o apetite!Como início de fim de semana, não está nada mal!
Bjs. Bombom

argas disse...

Que pizzas maravilhosas que tenho visto por aqui!!

Anónimo disse...

Gente, que maravilha de blog!
Muitos parabéns, Isabel & Ricardo.
Que pena que estou tão longe aqui no Brasil e que não tinha disso quando eu morava aí no andar de baixo.
Que saudades. E que fome!
Abraços e beijos a vocês.

Rivera disse...

Eu ando há 2 semanas a tentar ter tempo para fazer umas pizas caseiras com o meu marido. Mas os nossos horários e compromissos ainda não nos permitiram, mas sempre que vejo pizas destas dá-me vontade de ir logo fazer uma :)

disse...

gostei da pizza 3D... mas não sei se era capaz de a comer lol!!

akela saladinha tinha um aspecto.... nham nham

risonha disse...

não desfazendo das vossas pizzas, achei a pizza do Nuno um espectáculo!

Susana Gomes disse...

Que conceito tão engraçado!

Cá em casa tb temos "a" receita de massa de pizza para a MFP, mas jamais conseguiríamos organizar uma reunião gatronómica destas. :) :)