quarta-feira, 13 de maio de 2020

Musse de chocolate com manteiga de amendoim


Das minhas primeiras lembranças de infância, à volta da cozinha, estão as de uma maravilhosa musse chocolate, feita com ovos caseiros. Na altura, uma revelação! A cremosidade, o sabor intenso do chocolate ... ficaram para sempre gravados na minha memória!

A musse de chocolate é, para mim, sempre uma sobremesa de eleição, seja em dia de festa ou, para o dia-a-dia. Talvez por isso, goste de ir experimentando novas receitas de musse.

Há uns tempos, experimentei fazer a musse de chocolate com abacate. E finalmente, decidi partilhar convosco a receita de musse que tenho feito, mais vezes, nos últimos tempos. Musse de chocolate com manteiga de amendoim, sem manteiga e sem ovos, mas com um ingrediente muito especial, que deixa esta musse fofa, leve, cremosa, como se levasse as claras batidas em castelo.

E o ingrediente secreto, que torna esta musse tão maravilhosa, é ... a água de cozer o grão de bico. Sim, verdade! Esta água é conhecida como aquafaba, designação dada por Goose Wohlt, em 2015.

Goose Wohlt, segundo Jane Black, um dia depois da sua mulher lhe dizer que viu um vídeo onde dois cozinheiros franceses faziam uma musse de chocolate com a água de cozer o grão, decidiu aplicar a mesma técnica e fazer uma receita de merengue. Foi uma verdadeira revolução, depois de a partilhar numa página do Facebook. Passou-se a poder substituir, de forma mais eficaz, o ovo em algumas receitas.

A descoberta desta utilização foi feita pelo Joël Roessel, em 2014. Foi Joël que verificou que era possível bater a água de cozer o grão durante alguns minutos e obter uma consistência semelhante à das claras em castelo.

O termo aquafaba vem do latim aqua (água) e faba (feijão ou grão). Podemos usá-la na preparação de muitas sobremesas. Há quem a use, até, para fazer maionese. Cá por casa, tem sido o ingrediente secreto, nas últimas receitas de musse de chocolate que tenho feito. E fica tão bom!


Musse de chocolate com manteiga de amendoim

Ingredientes para 4 pessoas:
1 lata grande de grão de bico cozido
1 colher de chá de pasta de baunilha
15 g de açúcar em pó
200 g de chocolate para culinária
2 colheres de sopa de manteiga de amendoim


1. Derreter o chocolate em banho-maria. De seguida, juntar a manteiga de amendoim e mexer.

2. Escorrer a lata de grão até obter 200 g de água da cozedura.

3. Bater a água do grão cozido, aquafaba, com a pasta de baunilha, até obter uma consistência tipo claras em castelo. O tempo pode variar muito dependendo da potência da batedeira e da consistência da água.

4. Juntar o açúcar e bater mais um pouco.

5. Envolver o chocolate com a manteiga de amendoim numa parte da aquafaba.

6. Juntar esta mistura à restante aquafaba e envolver bem.

7. Distribuir por taças e guardar no frigorífico, cerca de 4 horas, antes de servir.

Caso seja necessário, podem juntar um pouco de leite ao chocolate quando for a derreter, para que fique mais líquido.

A água do grão, pode ser usada fria. Há quem aconselhe. 

Nas receitas que tenho feito, uso sempre, a água que escorro dos frascos ou latas do grão de bico. Mas, há quem utilize a que resulta da cozedura do grão, em casa. Para isso, aconselha-se demolhar o grão pelo menos umas 12 horas. De seguida, descartar a água e lavar bem o grão. Colocar na panela de pressão com água dois dedos acima. Cozer durante 20 minutos, depois de a panela apitar. Desligar o lume e deixar a pressão da panela sair sozinha. De seguida, escorrer. Levar a aquafaba ao lume para reduzir e ficar com uma consistência mais viscosa. Guardar no frigorífico ou congelar.

10 comentários :

Anjo-de-Mel disse...

Bela sugestão! Hei de experimentar! Bjinhos!

Laranjinha disse...

Anjo-de-Mel,
experimenta. Vai surpreender.
E não sabe a grão!

Anónimo disse...

Já experimentei há um tempo com água de grão de bico de lata mas ficou super salgada e ninguém gostou... Existe alguma marca de enlatados sem sal?
Marta

Laranjinha disse...

Olá Marta,
já usei de duas marcas próprias de supermercados e correu bem.

Carla Mendonça disse...

Mais uma bela sugestão . Cá em casa gostamos muito de manteiga de amendoim e de grão também.

Ju silva disse...

Maravilha, vou experimentar!

JMacedo disse...

Olá. Tem alguma sugestão para substituir a pasta de baunilha? Obrigada ☺️

Laranjinha disse...

Olá JMacedo,
pode substituir por aroma de baunilha, que se encontra mais facilmente à venda nos supermercados.
Caso não encontre, pode fazer a mousse sem baunilha.

Laranjinha disse...

Ju,
obrigada.
Espero que goste.

Laranjinha disse...

Carla,
experimente. Cá em casa estamos fãs.