domingo, 8 de março de 2009

À quinta-feira o jantar é piza

Desde há algumas semanas que à quinta-feira o jantar cá em casa é piza. Nesta última quinta-feira manteve-se este recente hábito. A causadora, por assim dizer, destes jantares é a máquina de fazer pão que em 1h25 prepara a massa para a pizza, sem nenhum esforço da minha parte.

Na quinta-feira o Ricardo voltou a ocupar-se de massa para a pizza. Desta vez diminuiu a quantidade de farinha (usou 500g em vez das 800 g) para fazermos três bases para e piza e não quatro como tínhamos feito até agora. Acaba sempre por sobrar e não temos que andar nos outros dias a comer piza de castigo.

A massa e o molho de tomate foram feitos como já se tornou costume. As tricas entre nós mantiveram-se. Cada um escolhe os seus ingredientes, os queijos e procura fazer disso segredo. Só na altura é revelado.

Inspirada numa piza que o Ricardo comeu na Marina de Vilamoura, na minha piza coloquei uma mistura de queijo azul com queijo roquefort (misturei os dois com a ajuda de um garfo até fazer uma papa) que distribui pela base da piza já com molho de tomate. Depois cortei ao meio quatro tomates cereja e dispus por cima do molho de tomate. Polvilhei com queijo mozzarella ralado e, por fim, com queijo parmigiano reggiano ralado. Depois de sair do forno polvilhei a piza com folhas de rúcula selvagem.


O Ricardo continua a colocar brócolos na piza. Desta vez acrescentou espinafres, fiambre, tomate cereja , couve-flor, queijo roquefort e queijo da ilha.


Esta quinta-feira como fizemos três pizas, uma delas foi trabalhada pelos dois. Cada um com a sua respectiva metade. Na minha metade coloquei fiambre e cogumelos frescos fatiados. Polvilhei com queijo mozzarela ralado e queijo parmigiano reggiano também ralado.

O Ricardo na sua parte, foi mais criativo. Colocou cogumelos frescos fatiados, uma fatia de presunto, uma fatia de fiambre, queijo feta aos cubos e por fim tomate às rodelas.


Na próxima quinta-feira há mais!

12 comentários :

Paula disse...

Maravilhosas! Não precisam de companhia para o jantar às 5ªs feiras?...

Isabel (pipoka) disse...

Ia precisamente perguntar o mesmo que a Paula... é que 4 pizas (ou até mesmo 3) para 2 pessoas...não me digas que não dá para mais uma!

bjs

Flor de Sal disse...

Mas que ricas pizzas! Se elas forem ... atenção que eu também quero ir .... adoro pizza!!!!

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Tá aí uma coisa que amo de paixão...ontem a noite aqui, foi pizza também... adoro!

bjssssssssss

Karla disse...

Ainda não arrisquei...tenho de exprimentar...

beijocas

ameixa seca disse...

Já comia uma fatiazinha :)

Raspas de Laranja disse...

Pizza vai sempre bem. :)

LionelC disse...

Maravilhosas! Boa pedida para 5ª, 6ª ou Sábado.
Obrigado por compartilhar conosco!

Anónimo disse...

Estas fotos estão de fazer crescer gua na boca...Eu nem sei qual delas preferia: se calhar, uma fatia de cada uma para depois escolher a melhor!!!
Nunca me tinha lembrado de pôr bróculos ou couve-flor na piza, porque pensava que ficava dura e seca...afinal, parece que resulta!
Bjs. Bombom

Anónimo disse...

O dia de Pizza lá em casa é a terça-feira. Ou seja hoje.

Faço massa, o melho seguindo a receita do Jamie Oliver:
- 400gr de farinha
- 100gr de semola de trigo
- 1 colher de sopa de açucar mascavado
- Sal
- 7gr de levedura

Para o molho de tomate uso as embalagens do Jumbo de tomate picado com manjericão.

Mas já fiz o refogado com tomate, depois adicionar o manjericão, coar bem o molho e vai ao lume mais um pouco.

Aos Domingos em que há tempo para tal, convido uns amigos e cada um faz a sua pizza. Estes eventos já têm o nome de Pizza Freak Show @ Chef Gomezzz! E está-se a preparar uma destas festas em casa de um que tem forno a lenha para ver se realmente é diferente! :-)

A mfp é uma maravilha!

Já agora, podes sempre levar uma base de pizza 5 minutos ao forno sem nada, congelar e usar mais tarde!!!

Nysa disse...

gostei muito do que puseram na pizza ;-)

Avental da Micas disse...

por cá tb se como muita pizza (olha, hoje foi um dia assim), mas não há dias marcados! Pizza há sp qdo uma pessoa quiser!
as fotos e a confecção ficaram perfeitas.