sexta-feira, 28 de agosto de 2015

25 doces, compotas e geleias para aproveitar a fruta da estação


Há qualquer coisa de mágico quando se faz compotas. A mistura das frutas com o açúcar e as especiarias deixam no ar um cheiro apetitoso que nos inebria de felicidade. Adoro fazer doces. Ganhei este hábito de aproveitar a fruta da época e conservá-la desta forma com a minha mãe. Que bem que sabe uma fatia de pão fresco com um doce ou compota. Tão bom!

Para quem como eu gosta de aproveitar a fruta da estação, deixo-vos vinte e cinco sugestões de doces, compotas e geleias:

12 comentários :

Maria disse...

Amoras silvestres? Bagas de Sabugueiro?
Depois de tantas coisas boas só fica mesmo em menos....
Obrigado

Laranjinha disse...

Maria,
obrigada pelas sugestões.
Já agora, bagas de sabugueiro encontram-se à venda?

Anjo-de-Mel disse...

Compotas e doces p tds os gostos e frutas ;) Bjinhos e bom fds!

Anónimo disse...

Todas elas com ar de serem uma delícia ;)

Velud'arte disse...

Maravilhosas receitas. Ansiosa que o meu mini pomar comece a bombar. Já fiz esta semana de figo e outro de maçã. Beijinho. Obrigada pela partilha.

Ana Mau disse...

Pois é uma excelente forma de dão desperdiçar fruta. bjs

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Adoro compotas, geleias e marmeladas caseiras.
Belas sugestões.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/08/bolo-de-leite-condensado-e-licor-de.html

Unknown disse...

Face à fartura de figos que tenho este ano,sequei bastantes fiz compota e fiz chutney.. Mas fico com uma dúvida. Onde posso utilizar o chutney,li que com carne grelhada,mas não encontrei outra opção. Será que me pode dar alguma dica.Ob e parabéns pelo blog.

Maria disse...

Não sei, Eu por acaso tenho MUIIIITAS! ou pelo menos tinha antes destas chuvas.....

Laranjinha disse...

Olá Ana,
os chutneys funcionam como condimentos. Há quem use com os pratos de caril, nas almôndegas, rolos de carne. No Natal, ficam bem a acompanhar o peru assado. Pode ser servidos com pernas de frango panadas ou asas assadas no forno, em vez de colocar ketchup para servir, usa o chutney. Em tostas/bolachas de água e sal, queijo chèvre e chutney. Em sandes. Ficam muito bem com as tortilhas de milho fritas, crocantes, das que se compram já feitas, em triângulos, e que se servem com guacamole. Para ir pestiscando, é optimo. Espero ter ajudado.
Um beijinho.

Unknown disse...

Muito obrigada,foi uma boa ajuda.Continuação de bons cozinhados.Bj

Sunflower disse...

Adoro fazer compotas! Porém, associo sempre mentalmente a esse ritual o tempo mais cinzento e os dias mais curtos do meu amado Outono, que está quase a chegar! Assim, nunca preparei nenhuma compota no Verão. Mas a tua lista dá-me vontade de inverter esta minha tendência de inaugurar a época das compotas no Outono! :)