Próximos Eventos
Porto 28 de Outubro de 2017
Sábado:
10h00 - 13h30      Vamos Fazer Pão?
 
 
15h30 - 19h00      Vamos Fazer Pão? [ Esgotado ]
Lisboa 4 de Novembro de 2017
Sábado:
10h00 - 13h00      Workshop Vamos Fazer Risoto?
Inscrições: escola@istofaz-se.pt   218 078 640 IstoFaz-se

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

As 10 sobremesas preferidas dos leitores em 2014


Janeiro chega ao fim. Este é o mês em que gosto de fazer balanços e pensar nas coisas boas a fazer no ano que temos pela frente. E um dos balanços que gosto de fazer é as receitas preferidas dos leitores. Hoje deixo-vos as 10 receitas de sobremesas mais vistas de 2014.

Destas dez receitas, têm alguma preferida?

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Pão de azeite com alecrim


Um dos meus objectivos para 2015 é fazer mais pão em casa. Cresci com a minha mãe a fazer sempre o pão que consumíamos, e talvez por isso sinto vontade de fazer o mesmo. Fazer pão em casa para mim tem vantagens. Usa-se sempre menos fermento do que o pão de compra. Podemos variar nas farinhas e nas misturas que vamos fazendo.

No passado fim-de-semana fiz o pão que hoje vos trago. Foi servido num lanche ao final da tarde com os meus cunhados Cristina e Paulo. O pão foi um sucesso. Não sobrou nada e eu fiquei muito contente!

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Chips de batata-doce com açúcar e canela


Janeiro tem sido um mês de filmes. Ora com idas ao cinema, ora simulando sessões aos domingos à tarde cá em casa. Para uma das sessões de cinema cá em casa preparei para o Ricardo e para mim, uma taça de batata-doce frita com açúcar e canela. Parece-vos estranho? Foi essa a reacção que tive quando numa das muitas conversas com a minha amiga Isabel Neto sobre comida, ela me falou desta combinação. Curiosa e sempre a procurar combinações improváveis não resisti a experimentar cá em casa.


terça-feira, 27 de janeiro de 2015

A magia do Natal num workshop de doces, em Lisboa


Quando várias pessoas se reúnem à volta de um gosto em comum, o resultado são várias horas de boa disposição e alegria contagiante. Sabem, aquela sensação que temos quando nem damos pelo tempo a passar, assim são os workshops em que confeccionamos doces. E foi isto que aconteceu no último workshop que realizei em Lisboa, em finais de Novembro de 2014. O tema era dedicado ao Natal, ou melhor aos doces a colocar na mesa de Natal para partilhar com a família, nessa quadra tão especial.


Confeccionámos mais de uma dezena de receitas desde aletria com amêndoa, arroz-doce merengado, papos de anjo, sonhos, leite creme, bolachas de melaço de cana com gengibre, broas castelares, papas de carolo, entre muitas outras coisas boas para alegrar a mesa de Natal.


No final, reunimo-nos à volta da mesa. Foi-nos servido um chá acabado de fazer e podemos apreciar todas as coisas boas que os diferentes grupos prepararam. Estes momentos sabem tão bem! São muito especiais.


No dia 31 de Janeiro, em Lisboa, vamos repetir a magia da boa disposição à volta da mesa com um irresistível workshop dedicado aos Doces de Chocolate. Vamos preparar, durante mais de duas horas, várias receitas com diferentes tipos de chocolate. Ainda existem algumas vagas diponíveis. As inscrições podem ser feitas em:   formacao@acpp.pt   21 362 2705   ACPP


No dia 7 de Fevereiro volto ao Porto, para dois workshops no espaço WORK IT, de manhã um dedicado a Petiscos com Conservas. Iremos preparar várias receitas muito práticas que vão surpreender, procurando usar diferentes tipos de conservas de peixe, desde filetes de atum ou de cavala, ovas de sardinha, bacalhau em azeite e alho ou as deliciosas sardinhas sem pele e sem espinha, que fazem as melhores tostas do mundo! Tenho a certeza que se vão surpreender com as coisas boas que iremos confeccionar a partir das latinhas que vamos ter à nossa disposição.

O workshop da tarde é dedicado a quem gosta de preparar uma refeição especial para impressionar a sua cara metade intitulado Jantar Afrodisíaco de São Valentim. Iremos confeccionar várias receitas em que os ingredientes têm características afrodisíacas, desde o camarão, as pimentas, o chocolate, entre muitos outros. Preparados para uma tarde à volta de ingredientes cheios de magia?
As inscrições podem ser feitas em:   work@sott.pt   91 700 1802 espaço WORK IT

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Areias de Cascais


As memórias de infância povoam o nosso imaginário e fazem de nós aquilo que somos. Por mais que nos afastemos, mais cedo ou mais tarde essas recordações voltam e temos vontade de recuperar hábitos que nos deixaram felizes.

Em casa da minha mãe havia sempre um saco com bolinhos secos. Bolinhos que se aguentavam meses e sabiam sempre bem. Os que me lembro melhor eram uns torcidos pincelados com gema de ovo com um ligeiro aroma a limão. Eram servidos em todas as ocasiões. Se nos apetecia uma coisinha doce ao pequeno-almoço esses bolinhos combinavam tão bem, até davam para ensopar no leite. Depois de almoço, uma vez por outra lá vinha um prato cheio de bolinhos para a mesa ou quando, aos domingos ficávamos em família a ver filmes à tarde na televisão. Era ver quem agarrava o último que ficava a olhar para nós, entre muitos risos e sessões de cócegas. Momentos que ficam e que me fazem sorrir passados já alguns anos.

Agora também eu gosto de ter cá em casa sempre prontos a servir uns bolinhos secos, que se aguentam meses fechados num frasco que guardo na cozinha. Ora se servem com o café ao pequeno-almoço, ora acalmam a fome enquanto se prepara o jantar e aos domingos, são uma excelente companhia para um chá a meio da tarde.

Hoje deixo-vos estes bolinhos, uma receita tradicional portuguesa, que preparei para a rubrica Sidul, sempre presente nos doces momentos.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

As 10 receitas de carne e peixe preferidas dos leitores em 2014


Janeiro é um mês de balanços. Para mim, tem sido sempre assim. Gosto de rever o que fiz e de pensar no que irei fazer. Nestes balanços gosto de incluir também o que os leitores mais gostaram. Por isso, hoje deixo-vos as dez receitas de carne e peixe que foram publicadas e mais vistas no ano que passou.


Destas dez receitas, qual a vossa preferida?

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Queques de abóbora com especiarias e nozes


Janeiro mostra a força e o poder que o Inverno impõe perante as outras estações do ano. Chuviscos, dias de chuva intensa, frio, muito frio e vento, que nos obrigam ao conforto da roupa quente, dos cachecóis e sapatos à prova de tudo. Mesmo que o sol espreite sorridente por entre as nuvens carregadas de gotas de água, precisamos de um miminho especial nestes dias em que só nos apetece ficar em frente à lareira.

Para estes dias, deixo-vos uns queques de abóbora com especiarias e nozes que servidos com um chá a meio da tarde de um dia friorento sabem mesmo bem. Desenvolvi esta receita para a revista Comer de Setembro/Outubro de 2014.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

2 workshops no Porto a 7 de Fevereiro


No dia 7 de Fevereiro de 2015 volto ao Porto para dois workshops no espaço WORK IT. De manhã, das 10h30 às 13h, iremos confeccionar Petiscos com Conservas. Vamos preparar mais de uma dezena de receitas práticas para petiscar ou para refeições que se queiram rápidas mas saborosas, com conservas usando, desde filetes de atum, filetes de cavala, bacalhau em azeite e alho, ovas de sardinha, conhecidas como o caviar português, entre outras. Para terem uma ideia do que iremos preparar, deixo-vos o relato da Rita Branco que participou na última edição, que teve lugar em 2014. Abri-vos o apetite para as coisas boas que vamos preparar?


À tarde, das 15h30 às 18h, terá lugar um workshop muito especial dedicado ao Dia dos Namorados, receitas para preparar um Jantar Afrodisíaco de São Valentim. A partir de um conjunto de ingredientes conhecidos pelas suas características afrodisíacas, como o chocolate, morangos, camarão, especiarias, entre outros, iremos preparar um conjunto de receitas para surpreender a cara metade numa refeição especial a pensar no amor. Vai ser um workshop inesquecível, preparados?

Conto com a vossa participação. Inscrevam-se!

Para mais informações:
work@sott.pt   91 700 1802   espaço WORK IT


Que temas gostavam que eu abordasse nos meus próximos workshops? Deixem as vossas sugestões no formulário. Obrigada.


terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Sopa de couve-flor com abóbora e harissa para comer e emagrecer


As sopas são pratos recorrentes cá em casa, ora como entrada ou mesmo como prato principal. Faço-as de preferência com muitos legumes e em dias em que quero restabelecer o equilíbrio de alguns excessos cometidos, preparo-as sem batata e sem cenoura.

Deixo-vos, hoje, esta deliciosa sopa de couve-flor com abóbora e harissa, que fica ligeiramente picante e que pode ser uma excelente sugestão para quem quer comer e emagrecer.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

O primeiro workshop em Lisboa foi assim ...


O primeiro workshop que realizei em Lisboa teve lugar num sábado de manhã, em finais de Novembro de 2014, e foi dedicado a Entradas e Aperitivos para Festas.


A cozinha onde decorreu o workshop é uma cozinha profissional, onde se realizam muitas das aulas dos cursos da Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal e como dizia uma das participantes, parecia que estávamos num cenário de Masterchef. Vários fornos, cada bancada com uma placa com vários pontos de calor, um frigorífico por bancada, batedeiras ...

O ambiente nos workshops é sempre de convívio, partilha, boa disposição e este não fugiu à regra. Mais do que aquilo que confeccionámos, a possibilidade de conviver com as pessoas que se reúnem com um interesse em comum, é para mim, o mais importante. São estes momentos que nos deixam memórias.


Ao longo da manhã de sábado preparámos mais de uma dezena de receitas muito práticas a pensar nos dias de festa, Natal e Ano Novo, que se aproximavam. Depois de tudo preparado, reunimo-nos à volta da mesa para degustarmos o que que grupo preparou.

E quando já tínhamos os pratos quase vazios, é que nos lembrámos que faltava a foto de grupo!


Obrigada a todos os que participaram neste workshop.


No próximo dia 31 de Janeiro, sábado, vou realizar dois workshops em Lisboa. De manhã, dedicado a Entradas e Petiscos e à tarde, a Doces de Chocolate.
As inscrições já estão abertas: formacao@acpp.pt   21 362 2705   ACPP

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Azeitonas marinadas


Na minha última visita a Santarém trouxe umas azeitonas que os meus pais apanharam, retalharam e deixaram a curar para agora servirem no início das refeições, como costumam fazer todos os anos. Eu que adoro azeitonas, sem nada, com pão, de todas as maneiras e feitios como se costuma dizer, fiquei encantada. Estavam doces, com a polpa rija, muito bonitas.

Cá em casa decidi temperá-las com limão, alho e azeite. O resultado, são umas azeitonas ainda mais saborosas.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Bolo de chocolate com frutas cristalizadas e nozes


O mês de Janeiro já vai a meio. Como o tempo passa! Janeiro é para mim, um mês especial, pois gosto de pensar e avaliar o que tenho feito e gosto de pensar em coisas para fazer ao longo do ano. É em Janeiro que faço as minhas listas, que escolho a cor do caderno para escrever as receitas - nos últimos anos tem oscilado entre vermelho e preto, e claro, não consigo começar um novo ano sem ter uma agenda, apesar de cada vez mais me render às agendas electrónicas.

Em relação aos meus objectivos e coisas que gostaria de fazer em 2015, aqui fica a minha pequena lista.

1. Leituras:
- Gostava de voltar aos clássicos. Há muito que quero ler Ana Karennina de Lev Tolstoi e a Montanha Mágica de Thomas Mann. 2015 tem que ser o ano em que os vou ler!

- Em termos gastronómicos para este ano escolhi: 6000 anos de pão de Heinrich Eduard Jacob, A greedy man in a hungy world de Jay Rayner e Blood, Bones and Butter de Gabrielle Hamilton.

2. Receitas e experiências na cozinha:
- Este ano volto a colocar, nos meus objectivos, fazer queijo fresco em casa. É um desejo movido por afectos. Guardo na memória as mãos da minha avó a moldarem o queijo, essa é uma memória muito feliz e por isso, espero conseguir concretizar este objectivo em 2015.

- Quero fazer algumas experiências com massas frescas. Desde que estive em Itália que a minha paixão pelas massas frescas aumentou. Gostava de fazer massa com tinta de choco, sumo de beterraba. Adoro ver e experimentar massas coloridas.

- Adoro fazer pão em casa e este ano quero fazer mais. O ano passado fiz apenas um pão de centeio com quinoa vermelha e pão de batata com sementes de papoila. Espero que 2015 seja um ano de fazer mais pão em casa.

- Gostava de explorar receitas e ingredientes de outras cozinhas. Confesso que ando entusiasmada com a cozinha de alguns países da América do Sul.

3. Desejos:
- Tenho saudades de fazer uma grande viagem. Andar duas a três semanas de um lado para o outro. A conhecer locais, a visitar mercados, restaurantes, a falar com pessoas de outras paragens. Viajar é uma forma de aprender.

Em 2015 espero continuar a olhar para a vida de forma positiva. A acreditar que é possível fazer muitas coisas, principalmente o que gostamos. Espero contar com o apoio dos que me estão mais próximos e espero poder continuar a dar e a partilhar com todos os que me visitam, muitas coisas boas. E por falar em coisas boas, hoje deixo-vos um delicioso bolo de chocolate.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Próximo workshop de Doces de Chocolate em Lisboa


No dia 31 de Janeiro, sábado, das 14h30 às 17h30 terá lugar o workshop Doces de Chocolate, cá em Lisboa. Iremos preparar mais de uma dezena de receitas com chocolate, desde tartes, bolos, mousses, palmiers, entre muitas outras coisas boas com este ingrediente tão especial. Nas receitas a confeccionar serão usados diferentes tipos de chocolate. No final, degustaremos todas as sobremesas realizadas, num ambiente bem disposto e divertido.

O workshop vai ter lugar na ACPP - Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal, perto do Jardim da Estrela.

Conto com a vossa participação. Inscrevam-se!

Inscrições e mais informações:
formacao@acpp.pt   21 362 2705   ACPP


Que temas gostavam que eu abordasse nos meus próximos workshops? Deixem as vossas sugestões no formulário. Obrigada.


terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Próximo workshop de Entradas e Petiscos em Lisboa


Os workshops de 2015 vão já começar no mês de Janeiro. O primeiro será em Lisboa e irá realizar-se no sábado, dia 31 de Janeiro de 2015 das 10h30 às 13h00 e será dedicado às Entradas e Petiscos. Iremos confeccionar mais de uma dezena de receitas práticas para petiscar ou para servir como entrada num dia de festa. No final, degustaremos todos os pratos realizados, num ambiente bem disposto e divertido.

O workshop vai ter lugar na ACPP - Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal, perto do Jardim da Estrela.

Conto com a vossa participação. Inscrevam-se!

Inscrições e mais informações:
formacao@acpp.pt   21 362 2705   ACPP


Que temas gostavam que eu abordasse nos meus próximos workshops? Deixem as vossas sugestões no formulário. Obrigada.


segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

As 10 receitas preferidas dos leitores em 2014


Janeiro é para mim um mês de balanços e reflexões, gosto de olhar para o que fiz e pensar no que quero fazer. Por ser um mês de balanços, escolhi as 10 receitas que mais gostei em 2014 e hoje trago-vos uma outra selecção. Procurei ver de entre as várias receitas publicadas ao longo do ano passado quais foram as preferidas de quem me visita.

As dez receitas mais vistas pelos leitores em 2014 são:

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Salame de chocolate com pistácio e vinho do Porto


Cada novo ano é um recomeço. No início de cada ano gosto de avaliar o que fiz no ano que passou e definir objectivos e metas para o novo ano que começa. Para mim, estabelecer objectivos, escolher uma palavra que defina o que eu quero para o novo ano que começa é uma forma de me organizar. Ajuda-me a concentrar no modo como quero viver, ajuda-me a pensar nas coisas boas que quero e permite-me viver de forma mais feliz, comigo e com os outros.

À semelhança do que tenho feito em outros anos, decidi escolher também uma palavra que que reúne os meus objectvos para 2015. A palavra escolhida para este novo ano é Investir.

Em 2015 quero investir mais em mim. O tempo não para e curiosamente, sinto cada vez mais necessidade de ter mais atenção com a minha alimentação e exercício físico. Manter uma rotina regular do que chamo as minhas corridas, ajuda-me a sentir melhor, a ter mais energia.

Adoro ler e preciso de andar sempre a ler, às vezes até mais do que um livro. Este ano pretendo organizar as leituras que quero realmente fazer e investir nos livros que sinto que valem mesmo a pena - eu sei que é difícil! - mas vou tentar. A par dos livros de cozinha, os romances não podem faltar.

Nos últimos anos dediquei-me muito à minha vida profissional e sem querer, os encontros com os amigos foram diminuindo. Este ano quero investir mais e procurar estar com aqueles que me têm acompanhado ao longo da minha vida. São eles que valem a pena.

Preciso de investir mais no meu projecto 365. Os projectos 365, consistem em fazer algo, uma vez por dia durante todos os dias de um ano. Existem projectos muito variados, desde procurar ser feliz - registar durante um ano, o que nos fez feliz em cada dia, ler um livro por dia, ou o que eu escolhi, tirar uma foto por dia. O ano passado fui partilhando as fotos no meu Facebook pessoal, este ano decidi colocá-lo também na página do Cinco Quartos de Laranja.

Quero investir mais neste meu gosto pela cozinha. Aprender mais, ver mais programas de televisão dedicados à gastronomia, falar com mais chefs e perceber melhor o seu trabalho.

Em 2015 quero investir no que me faz feliz. No que me faz sentir bem. Viajar. Ler. Fotografar os pequenos momentos. Escrever, muito. Estar com os amigos. Aprender novas coisas. Partilhar mais. Cozinhar.

A primeira receita de 2015 foi este salame de chocolate com pistácio e vinho do Porto que preparei para o almoço em família no dia 1 de Janeiro. Uma receita doce e feliz, tal como espero que o ano de 2015 venha a ser para todos nós.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

As minhas 10 receitas preferidas de 2014


Quando se cozinha todos os dias, passado um ano, termos que escolher as receitas que mais gostámos, não é uma tarefa fácil. E torna-se ainda mais difícil quando de todas as que fizemos, temos que selecccionar apenas 10. Nenhuma escolha é pacífica, há sempre receitas que gostámos de fazer, que acabam por ficar fora desta lista. Mas mesmo assim, decidi partilhar convosco as minhas receitas preferidas de 2014. E são elas:

- Aba da costela no tacho: Adorei fazer esta receita. O resultado foi um almoço de fim-de-semana que nos agradou muito. E claro, foi uma forma de usar o meu tacho novo!

- Batata-doce assada com salada de coentros: Gosto imenso de batata-doce e a simplicidade desta receita ganhou em sabor. A batata-doce assada com a harissa ficou de comer e não sobrar nada. Foi uma das receitas que me surpreendeu.

- Bolo coroa de Natal: O resultado final desta receita agradou-me imenso. Fiquei mesmo muito contente por ter feito esta coroa. E soube ainda melhor quando a partilhei com amigos e que me responderam com um sorriso de satisfação, quando lhes perguntei se gostavam.

- Cataplana de amêijoas: Há receitas que se fazem num instante e que resultam na perfeição. Esta receita de amêijoas marcou o ano de 2014. Uma das coisas que o Ricardo e eu gostamos muitas vezes ao fim-de-semana é preparar um petisco que serve de refeição e que podemos acompanhar com uma garrafa de vinho. Estas amêijoas souberam muito bem, num dia de Verão.

- Chips de banana-pão: Nem imaginam o meu ar de surpresa quando provei pela primeira vez estes chips. Adorei. São verdadeiramente viciantes e tão simples de fazer. Cozinhar banana-pão assim foi uma boa descoberta em 2014.

- Curd de morango: Já tinha feito curd de limão, mas de morango foi a primeira vez. Tinha intenção de fazer uns queques com este curd, mas acabou saboreado assim mesmo ao natural com iogurte ou em tostas.

- Doce de ameixa branco com vinho da Madeira: Para mim, dos vários doces e compotas que fiz o ano passado, este foi sem dúvida o melhor. Delicioso. Intenso. Muito guloso.

- Folar de maçã: Foi a minha estreia nos folares de rosas. Achei que ficou tão bonito e saboroso, que marcou sem dúvida o ano que passou.

- Hambúrguer de salmão em bolo de caco com maionese de wasabi: Foi a primeira vez que fiz hambúrguer de salmão e adorei o sabor do peixe com a maionese de wasabi. A repetir, sem dúvida.

- Marmelos no forno com mel e especiarias: Os marmelos marcam a minha cozinha no Outono. Adoro, principalmente assados no forno. Esta foi uma receita que fez as delícias este ano cá por casa.

E vocês, qual a vossa receita preferida de 2014?

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Geleia de romã


2014 foi um ano de doces e compotas. Fiz de abóbora com pêra rocha, de melão com tomate, de figo com vinho do Porto, de ameixa branca com vinho da Madeira, de ameixa vermelha, de melão com laranja e de morango com tomilho. Confecionei também marmelada com maçã, que foi uma boa surpresa. A última receita de doces de 2014 foi esta geleia de romã, que hoje vos deixo.

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Bolo-rei tradicional


Há muito que queria fazer bolo-rei cá em casa. Este ano, impulsionada pela minha sogra que me fez uma "encomenda" para o Natal lá tive que colocar as mãos na massa e o resultado foi muito bom. Preparei dois bolos, um para a véspera de Natal com os meus sogros e outro para o dia 25 de Dezembro, para o almoço em casa dos meus pais.

Hoje para comemorar o Dia de Reis, voltei a fazer mais um para saborear logo ao jantar.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

2014, o balanço de um ano afortunado


Nos primeiros dias de cada novo ano procuro sempre fazer um balanço do que foi o ano que terminou para reflectir sobre o que fiz e o que poderia ter feito, sobre o que correu bem e sobre o que deverá ser melhorado. 2010 foi o ano do primeiro balanço, a que se seguiu 2011, 2012 e 2013. Estes balanços ajudam-me a olhar para trás, a reflectir e a pensar nas coisas boas e especiais que cada ano nos oferece. É uma forma de me sentir grata com a vida. De sentir que vivi.

Todos os anos estabeleço metas de livros a ler. Faço listas de algumas leituras que focam temas que me interessam. Na minha lista de livros lidos em 2014, sobre comida, destaco:
- A Enzima Prodigiosa do Dr. Hiromi Shinya, um livro que nos ajuda a reflectir sobre os nossos hábitos alimentares, como esses hábitos levam ao desenvolvimento de algumas doenças e que cuidados devemos ter para uma alimentação mais saudável;
- Delancey: A Man, a Woman, a Restaurant, a Marriage de Molly Wizenberg, autora do blogue Orangette, que nos conta as aventuras da abertura de um restaurante com o marido e como isso marcou a sua vida pessoal;
- Doces da Nossa Vida de Virgílio Nogueiro Gomes - um livro com muitas histórias sobre doces portugueses;
- Sabores com Histórias de Maria de Lourdes Modesto. O livro que para mim segue a linha de Palavra Puxa Receita, que li há uns anos;
- Da pucarinha de barro ao restaurante de luxo - reflexões gastronómicas de Maria Antónia Goes, um livro de crónicas e algumas memórias à volta da comida, que me soube muito bem ler;
- História da Invenção na Cozinha de Bee Wilson, um livro com histórias à volta das maiores invenções que revolucionaram o modo como cozinhamos e a forma como comemos.


No ano passado, à semelhança do que tenho feito ao longo destes quase nove anos de blogue, uma das coisas que procuro fazer é ver filmes em que a comida entre como ingrediente principal. Vi:
- Chef, um filme que toca a importância das redes sociais e como um grande chef pode ser feliz a cozinhar numa roloutte. Uma história levezinha e bem disposta;
- A Viagem dos Cem Passos de que já tinha lido o livro. Um filme rico em imagens bonitas de comida, muitas especiarias e receitas apetitosas. Confesso que fiquei com vontade de aprender mais sobre a cozinha indiana;
- A Lancheira, um filme que nos mostra como a comida nos pode levar à paixão. Um prato cozinhado com carinho revela a pessoa que somos e isso, quando é compreendido, pode alterar uma vida!

2014, foi um ano de showcookings e workshops. O contacto com as pessoas é para mim sempre muito gratificante, deixa-me recordações especiais, que guardo com muito carinho. Este ano estive:
- A cozinhar nas lojas do IKEA em Loures e em Matosinhos onde preparei uma bebida fresca com concentrado de flor de sabugueiro, um risoto de camarão com curgete e uma sobremesa que se faz num abrir e fechar de olhos com queijo mascarpone, iogurte e compota;
- No festival O Chocolate em Lisboa que decorreu no Campo Pequeno em Lisboa, onde confeccionei um bolo que é uma verdadeira tentação de chocolate;
- No Peixe em Lisboa, no espaço Portugal Sou Eu a cozinhar com produtos Terrius. Preparei tostas de sardinha com pimentos piquilho assados, um risoto de cogumelos desidratados e um bolo de farinha de castanha servido com uma cobertura de caramelo com flor-de-sal;
- A cozinhar receitas do meu livro Cozinha para Dias Felizes na Feira do Livro de Lisboa;
- Na Cozinha Popular da Mouraria para uma aula de cozinha com receitas portuguesas, onde os formandos prepararam croquetes de alheira, caldo-verde e um arroz de polvo bem malandrinho;
- Preparei receitas muito práticas com conservas Minerva na Loja das Conservas, em Lisboa;
- No Porto Wine Fest a realizar uma demonstração culinária e a ministrar uma aula de cozinha;
- Numa demonstração no festival Fusing, que se realiza todos os anos na Figueira da Foz;
- No festival Marisco ao Largo, em Setúbal, onde apresentei uma cataplana de amêijoas e uma sopa de mexilhão, que fez as delícias de todos os que assistiram;
- Cozinhei duas receitas com pão em Cuba, Alentejo, na feira anual da vila;
- No Mercadinho de Torres Vedras a cozinhar receitas do meu livro Delicioso Piquenique;
- No Porto para os workshops de entradas e aperitivos para dias felizes, doces de chocolate e vários outros no espaço WORK IT;
- E comecei também em Lisboa com os meus dois primeiros workshops, o de entradas e aperitivos para festas e o de doces de Natal;
- De todas as apresentações em público que fiz ao longo deste ano, destaco a minha participação no Congresso Nacional dos Profissionais de Cozinha, que se realizou em Lisboa, organizado pelas Edições do Gosto, cujo convite me deixou muito honrada e feliz. Foi uma experiência muito especial.


Em 2014 colaborei com a revista Saber Viver e comecei a escrever para a revista Comer. Desenvolvi receitas para várias marcas nacionais e estrangeiras. O Cinco Quartos de Laranja representou Portugal no livro Passion Pyrex publicado para comemorar em França os 100 anos da marca.

As idas à televisão, para mim, são sempre momentos muito especiais. E por isso, destaco:
- Em Maio passei pela Praça da Alegria;
- Estive com José Figueiras no seu programa da SIC Internacional a falar sobre os meus livros;
- Preparei um risoto de camarão com queijo da Beira-Baixa para um programa da SIC Mulher;
- Estive com a Fátima Lopes no seu programa A Tarde É Sua e adorei;
- Passei pelo Há Tarde da RTP com uma salada de quinoa vermelha e frango assado;
- Pelo Você na TV da TVI onde apresentei um folar doce.
- Participei numa reportagem sobre presentes de Natal feitos em casa para o Telejornal da RTP.


2014 foi um ano de experiências interessantes, que me permitiram aprender coisas novas, conhecer pessoas que me marcaram pela positiva e conviver com algumas pessoas queridas de longa data. Participei:
- Numa visita a Castro Marim, a convite da Salmarim;
- Num workshop sobre cozinha indiana no Centro da Comunidade Hindu, em Lisboa;
- Numa visita à Casa das Gaeiras, junto a Óbidos;
- Enquanto membro do júri numa prova cega de ostras, que reuniu os produtores nacionais de várias zonas do país, na Associação Naval Sarilhense;
- Numa visita à Adega de Borba;
- Num jantar no Hotel Ritz a convite do Lidl para degustação de vários vinhos franceses;
- Num almoço da Nespresso com uma vista inspiradora para o rio Douro nas Caves Graham's onde tive a possibilidade de conhecer Paolo Basso, eleito o melhor sommelier do mundo;
- Na Rota das Estrelas, nos restaurantes Feitoria, em Lisboa, e Largo do Paço, em Amarante;
- Numa visita ao Lagar do Martelo e visita aos olivais em Ferreira do Alentejo;
- Num workshop com o chef Vitor Sobral no seu restaurante Cervejaria da Esquina, a convite da Oliveira da Serra.


Usei pela primeira vez quico, alho-preto e banana pão. Descobri o brulhão. Fiz algumas receitas para comer e emagrecer. Refecti sobre o que é ser feliz, sobre o que é ter 40 anos, sobre quanto custa ter um blogue de comida. Apresentei o livro Dieta das Princesas de Catarina Beato.

2014 trouxe-me uma viagem até Paris. Há muito que gostava de visitar esta cidade e em Julho fui cozinhar à Cidade das Luzes a convite da Moulinex.

De todas as coisas boas de 2014, destaco o lançamento do meu último livro, Delicioso Piquenique, onde me senti rodeada de amigos e de muitas pessoas queridas. Gravei ainda um anúncio de televisão ao livro, o que me deixou muito contente.


2014 foi um ano em que me senti orgulhosa com o que tenho feito, apesar de no dia-a-dia as certezas não serem nenhumas e a vontade de arriscar ser do tamanho do Everest. Por isso, chegar ao final do ano e sentir-me bem com as minhas escolhas, é mesmo muito gratificante.

Sinto-me muito feliz com o meu marido, com a minha família e amigos. Mas ainda há muito para aprender. Muito para experimentar, fazer, criar, ver. Tenho vontade de continuar a apostar, de fazer melhor. Espero que 2015, seja para todos nós, queridos leitores, um ano cheio de dias felizes, com muitos motivos para sorrir. E quando nos sentimos felizes, tudo o resto, vem logo a seguir!