terça-feira, 29 de abril de 2025

Menu semanal #255

Para vos ajudar a organizar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um menu cheio de sugestões práticas a pensar em toda a família. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #254.

quinta-feira, 24 de abril de 2025

Sopa de nabiças com chuchu e alho-francês

Depois da Páscoa voltamos às nossas rotinas. Por aqui, uma das coisas que faço todas as semanas, nas minhas pré-preparações para as refeições da semana, é sopa.

Como tinha nabiças na horta, decidi aproveitá-las. E que boa que ficou a sopa!

segunda-feira, 21 de abril de 2025

Menu semanal #254

Para vos ajudar a organizar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um menu semanal, cheio de sugestões práticas a pensar em toda a família.


Ver também menu semanal #253.

quinta-feira, 17 de abril de 2025

Biscoitos de Páscoa com amêndoas coloridas

Vamos preparar a Páscoa?

E a Páscoa está a chegar. Confesso que gosto desta altura do ano. A Primavera. As flores. Os dias mais amenos deixam-nos com mais energia, com mais alegria!
Nesta quadra festiva gosto de preparar uns miminhos para oferecer. Uma das coisas que fiz, este ano, foi uns biscoitos de Páscoa com amêndoas coloridas.

Foi esta receita que preparei, em direto na TV, na Praça da Alegria da passada segunda-feira, com os sempre amáveis Sónia Araújo e Jorge Gabriel.
( Fotos na Praça da Alegria por Marco Brites )

Assim que vêem estes biscoitos, a primeira pergunta que me fazem é: « como é que colocaste a amêndoa nos biscoitos? ». Nos passos 7. e 10. da receita, explico-vos!

E para quem anda à procura de ideias para as ofertas de Páscoa, deixo-vos, hoje, a receita.

quarta-feira, 16 de abril de 2025

Cabrito assado no forno

Vamos preparar a Páscoa?

A Páscoa é tempo de celebração, à volta da mesa. Por aqui, gostamos de reunir a família, num almoço de Domingo de Páscoa. E a carne escolhida para festejar a renovação, em espiríto de partilha, é, normalmente, o borrego ou o cabrito. Deixo-vos, hoje, a receita de cabrito assado no forno.

segunda-feira, 14 de abril de 2025

Menu semanal #253

Cozinhar, em casa, é uma forma de cuidarmos daqueles de quem gostamos. É uma forma de procurarmos comer de forma mais equilibrada. A Páscoa está quase a chegar. Para vos ajudar e inspirar, deixo-vos, hoje, um menu cheio de sugestões práticas a pensar na quadra festiva que se aproxima.


Ver também menu semanal #252.

quinta-feira, 10 de abril de 2025

Lombinho de porco trançado com bacon e molho de laranja e alperce

A Primavera traz as flores e os dias tornam-se mais bonitos e amenos, mesmo com chuva. Nesta altura do ano, celebramos a Páscoa. Para mim, é uma oportunidade de reunir a família à volta da mesa para partilharmos momentos de união e solidariedade. A Páscoa é uma época para nos aproximarmos daqueles que são importantes para nós, de renovarmos laços afetivos e de demonstrarmos o nosso carinho por aqueles que gostamos de ter na nossa vida.

Vamos preparar a Páscoa?
Gosto de celebrar a Páscoa com um almoço de Domingo. Estes encontros são uma forma de mantermos vivas tradições e de convivermos à volta da mesa.

Para vos ajudar, deixo-vos uma receita de lombinho de porco que vai surpreender. Espero que gostem e que se inspirem!

quarta-feira, 9 de abril de 2025

Folar de caracóis com amêndoa

Por aqui andamos a preparar a Páscoa. Entre receitas de cabrito, borrego, pães-de-ló, biscoitos para oferecer, há também, folares.

Os folares fazem parte da mesa de Páscoa de Norte a Sul do País. Costumo fazer folares para partilhar com a família e, também, para oferecer. Deixo-vos, hoje, a receita de um folar doce. Espero que gostem.

terça-feira, 8 de abril de 2025

Menu semanal #252

Para vos ajudar a organizar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um menu cheio de receitas práticas, com algumas sugestões já a pensar na Páscoa. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #251.

sexta-feira, 4 de abril de 2025

Pão-de-ló húmido com massa filo

Vamos preparar a Páscoa?

Por aqui, já comecei a partilhar receitas, que espero que vos ajudem a preparar esta quadra festiva com muito sabor.

O pão-de-ló faz parte da mesa de Páscoa, de norte a sul do país. Deixo-vos, hoje, a receita de um pão-de -ló, que cá em casa, adoramos. Húmido por dentro e com uma camada exterior estaladiça e crocante.

quarta-feira, 2 de abril de 2025

Arroz de cabrito no forno com açafrão

A carne de cabrito faz parte da mesa de Páscoa de muitas famílias. E durante anos, em casa dos meus pais, havia cabrito assado para o almoço de Domingo de Páscoa. Enretanto, a vida mudou. A família ficou mais pequena e, já não se fazem os tabuleiros de carne assada, como noutros tempos.

A carne de cabrito, pelas suas características, é uma carne que adoro. E ao pensar em receitas para a mesa de Páscoa, este ano, decidi fazer um arroz de cabrito no forno. Fica tão bom!

segunda-feira, 31 de março de 2025

Menu semanal #251

Para vos ajudar a organizar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um menu semanal, cheio de receitas práticas para toda a família. espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #250.

sexta-feira, 28 de março de 2025

Queques de amêndoa

Por aqui, já começámos a preparar a Páscoa. Na minha família, temos a tradição de fazermos o almoço de Domingo de Páscoa, em casa. Normalmente com borrego ou cabrito assado.

Para além disso, gosto sempre de preparar uns miminhos para oferecer nesta quadra festiva juntamente com as tradicionais amêndoas. Houve anos, em que fiz um folar ou um pão. Este ano, vou também colocar nos meus cabazes de Páscoa, uns deliciosos queques de amêndoa. Deixo-vos a receita.

terça-feira, 25 de março de 2025

Salada de beterraba assada com queijo feta

Agora que a chuva parou e o Sol deu um ar da sua graça, decidi partilhar convosco uma salada colorida. Uma salada com cor para receber, de braços abertos, a Primavera. Os dias de chuva são precisos, mas durante este mês de Março 2025, a chuva não deu tréguas e parece que choveu para o ano inteiro!

A Primavera traz as flores, dias amenos e a vontade de colocar na mesa comida cheia de vida. Em relação à salada que partilho hoje, as beterrabas costumo assá-las no forno com a pele, embrulhadas em papel de alumínio e forno, pré-aquecido, a 200ºC. O tempo de forno varia de acordo com o tamanho das beterrabas, mas pelo menos uns 40 minutos. Antes de retirarem as beterrabas do forno, façam o teste com uma faca, espetando, e se não houver resistência é porque estão no ponto.

segunda-feira, 24 de março de 2025

Menu semanal #250

Para vos ajudar a organizar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um menu cheio de receitas práticas. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #249.

quarta-feira, 19 de março de 2025

Lombinho de porco com mostarda e mel

Pai. Uma palavra pequenina e tão cheia de significado. Pai é quem cuida, quem ampara, quem se lembra, quem acompanha, quem ama de forma incondicional. Ser pai é uma tarefa, uma função para a vida.

Como agradecer o que fazem por nós? Os melhores presentes são, sempre, aqueles que deixam memórias, que ficam no coração. Estar à mesa, rir, conversar é sempre tão especial! Hoje, façam o jantar e surpreendam o Melhor Pai do Mundo com uma receita prática com sabores asiáticos. Espero que gostem!

Feliz Dia do Pai!

segunda-feira, 17 de março de 2025

Menu semanal #249

Para vos ajudar a organizar e a preparar as refeições da semana, deixo-vos mais um delicioso menu, cheio de sugestões práticas para toda a família. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #248.

sexta-feira, 14 de março de 2025

Pudim de pão com chocolate branco e framboesas

Gosto da mudança das estações do ano. Gosto da chegada do Verão, da passagem do Outono para o Inverno e, adoro a chegada da Primavera. Confesso que o final das estações me deixam ansiosa pela mudança, pela chegada da nova estação. E é esse sentimento que tenho agora. Estes dias frios, chuvosos e cinzentos, fazem-me ansiar pela chegada da Primavera.
Hoje deixo-vos uma sobremesa reconfortante para nos ajudar a suportar as agrugras do Inverno e pensar na chegada do tempo ameno com sabor a Primavera.

quinta-feira, 13 de março de 2025

Pão de trigo com crosta de sementes

Fazer pão é maravilhoso. E para quem quer começar a fazer pão com fermento natural recomendo, por um lado, virem colocar as mãos na massa nos meus workshops de pão com ou sem fermento natural. A prática faz mesmo diferença! E terem o meu livro Vamos Fazer Pão onde, por exemplo, explico como alimentar o fermento natural ou, até, como fazer um fermento natural de trigo a partir do de centeio, entre muitas outras coisas úteis, a quem quer começar a fazer pão ou a quem já faz.

O mês passado, mostrei-vos dois pães que fiz para partilhar com os participantes do clube de leitura Ler com Apetite que se realiza uma vez por mês na cozinha do Solar dos Zagallos. Como me pediram muito as receitas, deixo-vos, finalmente, a receita do pão com a crosta de sementes. A crosta de sementes dá um sabor muito agradável ao pão!

quarta-feira, 12 de março de 2025

Perna de peru com limão

Este fim-de-semana voltei à terra. Sabe bem dizer que se tem uma terra. Ter uma terra, envolve cuidar. Cuidar das árvores, das plantas, das flores e, até, dos animais que decidiram transformar aquele espaço, num pedaço da sua casa. Ter uma terra envolve a possibilidade de usufrir de momentos ao ar livre, de abrir a janela e ver ao longe os campos a transformarem-se. De sair de casa para ir ver a horta, ver se as sementes que lancei à terra já começam a brotar. Pequenas coisas que me deixam com o entusiasmo de uma criança ao entrar numa loja de doces.

É curioso perceber, como na azáfama dos dias, nos esquecemos que é importante estar em comunhão com a natureza. Ver as plantas crescerem, espreitar as abelhas que recolhem o néctar das flores do alecrim, ouvir os passarinhos cantarem numa alegria estridente. É curioso perceber que a simplicidade de provar o primeiro morango da época, apanhar as primeiras favas das faveiras que vimos crescer e que se revelam tenras e doces. Colher um limão que teve tempo de amadurecer para usar num prato que estamos a preparar é deveras especial, único e, até, transformador.

Deixo-vos, hoje, a receita de uma perna de peru com limão. Com o limão da horta!

segunda-feira, 10 de março de 2025

Menu semanal #248

Para vos ajudar a organizar e a preparar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um menu semanal, cheio de sugestões práticas a pensar em toda a família. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #247.

sexta-feira, 7 de março de 2025

Pudim de pão com frutos vermelhos

Nesta altura do ano, gosto de ter uma sobremesa para servir no fim-de-semana. Ou para finalizar as refeições ou para comer a meio da tarde, entre uma sessão de cinema ou de leitura, em frente à lareira. Os dias frios convidam ao aconchego e, com algo doce, sabe ainda melhor. Deixo-vos a receita de um pudim de pão que fiz para um fim-de-semana que fiquei no campo. Fica tão bom!

quinta-feira, 6 de março de 2025

Arroz de ossos com vinho tinto

Depois de uns dias de descanso no Ribatejo, com direito a almoço de família, agora, é tempo de voltar às rotinas! Os próximos workshops já estão agendados. Temos encontro marcado para:
- uma viagem pelos sabores da cozinha tailandesa a 25 de Abril de 2025;
- um workshop de petiscos para jantares com amigos a 24 de Maio de 2025.

Tudo na Academia Auchan de Alfragide. Vai ser muito bom! Espero ter a vossa companhia.

No dia 15 de Março de 2025, teremos a 6ª sessão do clube de leitura Ler com Apetite que se realiza na cozinha do Solar dos Zagallos, com o apoio da Biblioteca de Almada. O livro escolhido para esta sessão será Chocolate de Joanne Harris.

Na minha cozinha voltamos aos pratos reconfortantes e cheios de sabor, perfeitos para estes dias frios e chuvosos. Deixo-vos, hoje, a receita de um arroz de ossos, que fica de comer e chorar por mais. Experimentem!

segunda-feira, 3 de março de 2025

Menu semanal #247

Organizar as refeições da semana é meio caminho andado para uma semana mais leve e sem a preocupação de saber o que fazer para o jantar. Para vos ajudar e inspirar, deixo-vos, hoje, mais um menu semanal. Espero que gostem!


Ver também menu semanal #246.

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

Bolo de maçã com canela e nozes

Este ano, procurei aproveitar as maçãs que temos no Ribatejo. As macieiras enchem-se de flor na Primavera e, no final do Verão, colhemos as maçãs, de diferentes variedades e muito saborosas. Uma dávida preciosa não pode ser desperdiçada. Para além de as aproveitar, logo, para fazer doces, vinagre e, outras coisas que tais, decidi colocar um saco com maçãs no frigorífico.

Na semana passada, dei destino às ultimas que tinha. Decidi fazer um bolo com maçã perfumado com canela, vinho do Porto e rum. Ficou delicioso! Deixo-vos, hoje, a receita.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

Rabo de boi estufado

Fevereiro está quase a chegar ao fim! Este foi um mês bom! O Cinco Quartos de Laranja fez 19 anos! Que data bonita! Continua a ser um projecto cheio de sabor que me tem permitido conhecer pessoas e fazer coisas que me enchem o coração.

Tivemos workshops. Fiz um workshop de pão com massa-mãe no Cascais Food Lab. Já não fazia workshops de pão, em Lisboa, há anos. Soube bem voltar e ver a casa cheia. E na Academia Auchan, tivemos este mês um workshop de receitas práticas em 20 minutos. Foi uma manhã deliciosa com receitas cheias de sabor e muito práticas para toda a família. Em Abril, teremos um workshop com um menu de Páscoa. Inscrições, aqui.

No clube de leitura Ler Com Apetite, lemos A Cozinheira de Castamar e tivemos pão e petiscos para partilhar, entre muitas conversas e boa disposição.

Em Fevereiro, tive tempo para cuidar da horta. Semeei tomateiros, pimentos, couves, beterrrabas, entre outras coisas, de que vou, muitas vezes, aproveitando as sementes.

Este mês, fiz muitas comidas de tacho. Comidas reconfortantes, como a receita que vos deixo, hoje. Espero que gostem.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

Menu semanal #246

Para vos ajudar a organizar e a preparar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um menu semanal, que espero que vos ajude e inspire!


Ver também menu semanal #245.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Bolo invertido de maçã caramelizada

E o fim-de-semana está a chegar! Os fins-de-semana são, muitas vezes, sinónimo de tempo livre. São dias em que podemos quebrar as rotinas. Como trabalho, muitas vezes, ao sábado, aos domingos à tarde, gosto de ficar em casa. Nesta altura do ano, acendo a lareira e passo a tarde a ler ou a ver um filme, no conforto do sofá. Este é um daqueles programas tranquilos que me ajudam a descansar para voltar a enfrentar a semana com energia. Adoro!

Para acompanhar estas tardes de dolce far niente, gosto de ter um bolo. Um bolo para acompanhar um chá ou café. Deixo-vos, hoje, a receita do bolo que fiz no fim-de-semana passado. Espero que gostem!

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

Pão de trigo com fermento natural

Fazer pão é realmente gratificante. A primeira vez que fiz pão para partilhar no clube de leitura Ler com Apetite foi para servir com uma manteiga polvilhada com pistácios e mel, inspirada num livro que nos levou a viajar até Paris. A reação foi tão positiva que fiquei com vontade de voltar a fazer pão para a degustação que fazemos no final das sessões.

No fim-de-semana passado, no sábado, tivemos mais um encontro do clube de leitura e decidi fazer dois pães para acompanharem a nossa degustação que teve, entre outras coisas, um requeijão com doce de amora, uma tábua de queijos e enchidos. Para além disso, o pão iria servir também para experimentarmos uma combinação que nos despertou a curiosidade, referida na obra A Cozinheira de Castamar, que é pão barrado com manteiga, polvilhado com açúcar e canela.

Como as receitas do pão foram muito pedidas, decidi partilhá-las, hoje, convosco. Começo com a receita do pão de trigo. Lembro que fazer pão é um processo e quando se faz pão com massa-mãe ou melhor, com fermento natural, é imperativo alguma organização e planeamento. Para terem uma ideia, de véspera, por volta das 9h da manhã, alimentei o fermento natural de trigo. Deixei à temperatura ambiente para crescer. Depois do almoço, amassei e comecei a fazer as dobras. Coloquei a massa no frigorífico, por volta das 19h30. No dia seguinte, por volta das 9h da manhã, tendi o pão e coloquei-o no frigorífico. Por volta das 11h aqueci o forno. Ao meio dia tinhamos pão cozido! Fazer pão é um processo!

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

Perna de peru estufada com cerveja

Os dias chuvosos de Inverno convidam a comidas reconfortantes. Por aqui, temos aproveitado para fazer receitas de forno ou de tacho. Um destes dias, fiz perna de peru estufada com cerveja e adorámos.
A perna de peru é um corte muito versátil. Costumo assá-la no forno, mas estufada, também resulta muito bem. Deixo-vos, a receita.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

Menu semanal #245

A organização das refeições da semana tem várias vantagens. Para além de nos libertar do stress de não saber o que fazer para o jantar, ajuda-nos a comer de forma mais equilibrada. Para que se inspirem, deixo-vos, hoje, mais um menu semanal cheio de receitas práticas a pensar em toda a família. Espero que gostem! Bons cozinhados!


Ver também menu semanal #244.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

Lombinho de porco com maçã

A quinta sessão do clube de leitura Ler com Apetite vai ser no próximo sábado na cozinha do Solar dos Zagalos, com o apoio da Biblioteca de Almada. Este é um projeto que junta livros e comida. Para esta sessão o livro escolhido vai ser A Cozinheira de Castamar de Fernando J. Múnez.

Este foi um livro que comecei a ler logo que chegou às livrarias, aqui em Portugal. Depois, vi a série na Netflix e, agora, voltei a lê-lo e adorei. Neste romance, viajamos até ao século XVIII, em Espanha. Conhecemos Clara Belmonte que tem fobia de espaços abertos, filha de um distinto médico, e que se torna cozinheira na casa do Duque de Castamar, o senhor Dom Diego, um Grande de Espanha. Dom Diego, viúvo, de Dona Alba. Depois da morte da mulher, vive afastado da corte e a sua dor é tão grande, que não revela interesse em voltar a casar. Clara, em Castamar, fica sobre a alçada da governanta, Dona Úrsula e do mordomo, Dom Melquíades. Clara revela-se uma cozinheira excepcional. Mas nem tudo são rosas. Clara vai encontrar muitos espinhos.

Por enquanto, não vos revelo mais sobre o destino de Clara Belmonte e de Diego de Castamar. Aconselho-vos a ler o livro, que é simplesmente delicioso. Tão delicioso como a receita que partilho, hoje, convosco. Espero que gostem. Bons cozinhados e boas leituras!

terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Menu semanal #244

Para vos ajudar a organizar e a preparar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um menu cheio de receitas práticas para toda a família. Deixo-vos, também, umas deliciosas sugestões para quem quer celebrar o Dia dos Namorados, em casa. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #243.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

Doce de abóbora com nozes e vinho do Porto

Se há uns anos atrás, me dissessem que um dia me iria interessar por utensílios agrícolas, tesouras de poda, substratos, técnicas de cultivo e de irrigação. Que um dia, iria a lojas à procura de serrotes e motoserras, roçadoras com rodas, entre outras coisas, acho que a primeira reação seria rir-me! E depois, possivelmente, diria que isso dificilmente iria acontecer porque os meus interesses e actividades estavam focados noutras áreas.

Mas a vida não é uma linha reta. E o que o ontem parecia impossível, hoje, tornou-se uma realidade. Desde que comprei a minha casa no Ribatejo, que passei a querer ter uma horta, a querer cuidar do terreno e das árvores. Passei a querer cortar lenha para a lareira e a cuidar do jardim.

Ter uma horta é muito gratificante. Para além de nos permitir estar ao ar livre, colocar as mãos na terra, no final, temos a recompensa de colher o que vimos crescer. E este processo é inigualável.

Posso dizer que ter uma horta é uma forma de aprendizagem. É algo que nos acaba por mudar. Uma das coisas que mudou, aqui em casa, foi a organização do lixo. Sempre fizémos a separação do lixo, mas agora tem um destino diferente. Tudo o que seja biodegradável vai para o compostor. Tenho um compostor pequeno, aqui em casa, que depois despejo para um de maiores dimensões que tenho no terreno. Papéis e cartões vão para o compostor ou para a lareira. Posso dizer-vos que o lixo produzido, aqui em casa, reduz-se, praticamente às embalagens. E isso deixa-me muito contente.

Outra mudança que ocorreu foi que me passei a interessar por sementes. Hoje em dia, procuro guardar sementes. E passei a querer colocar na horta, legumes que fizeram parte da minha infância. O ano passado, comprei sementes de abóbora porqueira. Sempre me lembro de a minha mãe dizer que a abóbora porqueira era óptima para fazer doce. E na horta, com a ajuda da minha mãe, tivemos abóboras porqueiras. Para partilhar com a família fiz doce de abóbora e doce de abóbora com nozes e vinho do Porto, que fez muito sucesso. Deixo-vos, hoje, a receita.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

Fajitas de peru

O Cinco Quartos de Laranja faz, para a semana, 19 anos! Como o tempo passa! 19 anos! Ao longo destes anos, o propósito deste projecto continua o mesmo. Partilhar receitas práticas que possam ser facilmente reproduzidas em casa. As receitas que partilho, são o resultado dos gostos e práticas cá de casa.

Deixo-vos, hoje, mais uma receita prática, cheia de cor, que fiz, um destes dias, para um almoço. Espero que gostem e que se continuem a inspirar no Cinco Quartos de Laranja para as refeições em família ou para dias especiais.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Puré de abóbora assada com caril

Abóbora manteiga assada no forno é uma preparação que faço muitas vezes previamente, para depois usar nas refeições da semana. E o que faço com a abóbora assada, é a pergunta que me fazem, muitas vezes.

A abóbora assada pode ser usada em várias preparações, sopas, pães, bolos, mas ultimamente tenho feito puré. Puré de abóbora acompanha bem com carnes assadas, estufados, por exemplo. Deixo-vos, hoje, uma das receitas que costumo fazer.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

Menu semanal #243

Para quem anda à procura de ideias para pré-preparar as refeições da semana, relembro que, no passado domingo, tivemos Em Direto da Minha Cozinha, onde preparei receitas para a semana, como sopa de abóbora com feijão branco e espinafres, abóbora e batata-doce assadas no forno, feijão branco cozido na panela de pressão e carne de vaca estufada. Ficou gravado. Podem ver o que preparei.

E para vos ajudar preparar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um delicioso menu. Espero que gostem e que se inspirem.


Ver também menu semanal #242.